segunda-feira, 29 de junho de 2009

sábado, 27 de junho de 2009

O Poder do Amor de Cristo


"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus."
Efésios 3:17-19


Diz a Palavra do Senhor no Salmo 14.2-3, que Deus olhou para o mundo e não viu um justo sequer, nem alguém em que pudesse confiar a Sua Obra, alguém que pudesse morrer pelo pecado da humanidade. Deus então resolve Ele mesmo ser a Obra da Redenção, se fazendo carne e habitando entre nós (João 1.14). O Seu amor pelo homem é tão inexplicável que o apóstolo João, ao descrever o amor de Deus, diz que Ele “amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito” (João 3.16), sem encontrar palavras que medissem esse amor. Nos versículos iniciais que lemos, o apóstolo Paulo também descreve o indescritível amor de Deus quando relata que “o amor de Cristo que excede todo entendimento” (Efésios 3.19). Foi o justo morrendo pelos injustos, demonstrado a GRAÇA, que significa “algo que não mereço”. Esse é o Poder do Amor de Jesus. Um Poder que rompeu os limites do tempo, ultrapassou as fronteiras geográficas e tem impactado milhões de pessoas ao redor do mundo. É este Poder que quer tocar a sua vida e transformá-la para sempre.

O Poder do Amor de Cristo é:

1. O PODER QUE SUBJUGA O PECADO E ELIMINA A VERGONHA – o pecado leva o homem a viver separado de Deus. E viver separado de Deus em vida pode te levar a morte eterna.

Há três tipos de morte para o ímpio:

a) a mortificação espiritual no mundo;
b) a morte natural que o leva para o Hades, o inferno imediato, que já traz sofrimento agonizante (Lucas 16.19-26);
c) a segunda morte, que após o julgamento final, os condenados serão lançados no Geena, o lago de fogo, que é o inferno definitivo.
Quando Cristo morreu na Cruz por nós, nos deu poder para dominar o pecado e tirar a vergonha que ele provoca (vícios, miséria, descaracterização do homem, etc)

2. O PODER QUE CURA AS FERIDAS – Muitas pessoas andam machucadas por circunstâncias da vida, cabisbaixas, depressivas, amarguradas. São feridas abertas do presente e do passado, que só Deus pode curar. O Poder do Amor de Jesus, através do Seu Espírito Santo, nos dá força para superar obstáculos, romper barreiras, perdoar quem nos machucou e feriu profundamente (Isaías 61.1-3).

3. O PODER QUE RECONCILIA INIMIGOS – Só o Poder do Amor de Cristo para fazer uma obra de perdão e reconciliação onde só havia rancor, inveja.

4. O PODER QUE REPARA SONHOS PERDIDOS – A Palavra de Deus diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir (João 10.10 a). Quantos lares desfeitos, quantas pessoas vivendo num mesmo lar, porém distantes emocionalmente? Quantos planos frustrados e quantos sonhos perdidos? O Senhor é um Deus reparador de sonhos, pois assim como fez com Jó, Ele fará também com você (Jó 42.2).

5. O PODER QUE TRANSFORMA O MUNDO, UMA VIDA POR VEZ – “Empresários podem fornecer empregos, que são urgentemente necessários. Educadores podem ensinar proveitosos conhecimentos do mundo. Programas de auto-ajuda podem oferecer eficientes métodos de mudança de comportamento. Avançadas técnicas de psicologia podem trazer auto-conhecimento. E tudo isso é bom. Mas algo do que já foi descrito pode realmente transformar o coração humano? Creio que existe somente um poder neste planeta que pode fazê-lo: O Poder Transformador do Amor de Jesus Cristo” (Bill Hybels, pg. 21, Livro Liderança Corajosa).

É deste Poder que você precisa sentir derramado em sua vida. Prove deste Poder e seja transformado por esse Amor Redentor.


Por Pr Enádio.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oração e Evangelização na IEEA - Jacobina (veja fotos)




Realizamos entre os dias 19, 20 e 21 de junho, a primeira semana do ORAGIR (Oração e Evangelização), que é um projeto de Evangelismo no bairro em que a nossa Igreja está localizada. Este projeto contou com a participação de toda a Igreja, além do apoio espiritual e humano da Igreja Sede que enviou cinco evangelistas. Houve visitas em casas, distribuição de literaturas cristãs e intercessões pelo bairro através de um relógio de oração. Na noite de domingo, realizamos um maravilhoso Culto Evangelístico, com a participação do Ministério Ventura e Grupo de Teatro Etao. Este projeto continuará aos fins de semana até o final de Julho. Esteja orando por nós, pois com certeza colheremos os frutos deste trabalho.

Você tem cooperado para isso?


Teologia, Espiritualidade e Oração


"...alimentando da Fé e da boa Doutrina..." (1Tm 4.6)

Introdução

Quando pensamos nestes três temas, pensamos sobretudo na celebração e no encontro mais profundo – naquilo que se encontra nas Escrituras. Nem todos os envolvidos com interesses espirituais comungam com uma espiritualidade alienante e sem teologia.

Há muitos que, pelo contrário, estão à busca de séria fundamentação teológica para sua espiritualidade (LIBANIO). E, é neste sentido que inicio o meu artigo.


1.Teologia

A Teologia desempenha um papel fundamental na autojustificação da fé e na sua partilha de pequenos grupos. É aqui, dentro desta realidade que as pessoas compartem, em maior profundidade, sua experiência cristã.

A Teologia ajuda no aprofundamento e na partilha de tal vivência religiosa.

1.1. Base a partir da existência de uma Teologia neotestamentária; (v. 6)
Se acreditamos que existe uma Teologia presente no texto do NT, então é a partir desta realidade que começamos nosso trabalho. Uma Teologia global e que abarcante os rastros principais do NT.

1.2. Perspectiva paulina e enfoque apostólico; (3.16)
É vista in loco. Em Paulo, a ótica dominante e que orienta o seu trabalho teológico é a Igreja como Reino e o Cristo crucificado como o Cabeça deste organismo vivo em processo salvífico.

Libanio nos oferece 04 passos em que isso se dá:

1. O teólogo percebe quando nasce um descompasso entre o discurso e a experiência da fé;
2. O teólogo experimenta reler a revelação (Auditus fidei) e a tradição;
3. Ele (o teólogo) elabora um ensaio de construção dos grandes temas teológicos a partir da nova ótica;
4. Maturidade dos enfoques teológicos.


1.3. Preocupação com uma Teologia da Práxis – 1Tm 4.6.

Paulo começa : “Expondo esta coisas (Intellectus fidei) aos irmãos”.

Fala-se, aqui, de uma ‘Teologia que não se limita a pensar o mundo, mas procura situar-se como um momento do processo através do qual o mundo é transformado: abrindo-se – no pretexto ante a dignidade humana pisoteada, na luta contra a espoliação da imensa maioria dos homens, no amor que liberta, na construção da nova sociedade, justa e fraterna – ao Dom de Deus’ (G. Gutiérrez) e ainda, Clodovis Boff afirma que a ‘Teologia precisa ser prática’.

Seguramente nasce daí os desejos mais profundos de Paulo: de erigir um pensar teológico que seja utilitário para a Igreja do Senhor Jesus e que norteie os temas que lhe tocam nas mais diversas áreas como ética e sua espiritualidade no seu âmbito relacional.

2. Espiritualidade

É visto, na Escritura, um casamento entre a Teologia e a Espiritualidade, exatamente pelo fato de que: a ‘espiritualidade confere sabor à Teologia, restitui-lhe o dinamismo interno, pneumático, da fé que busca compreender’ (LIBANIO) .

2.1. O Conceito de espiritualidade está agregado a doxologia paulina: Piedade – (1Tm 4.7);
2.2. Precisamos aprender a trilhar o ‘Caminho’ - causa cristã - de Damasco – (At 9.1-9);
2.3. Desenvolver nossa espiritualidade servindo com os nossos dons e talentos numa perspectiva trinitária e global do serviço cristão (2Tm 2.2).

3. Oração

"E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo à tarde, lá estava ele, só" (Mt 14.23).

É um privilégio trazer uma reflexão a partir de um tema tão pertinente e que nos desafia com uma realidade que transpõe os nossos limites quanto a esta necessidade suprema: desenvolver uma vida disciplinada de oração aliada a uma visão teológica dentro da espiritualidade cristã. Faz-se necessário desconstruirmos alguns mitos que circulam em muitas de nossas comunidades:

1. O mito do 'Espiritual'. A espiritualidade sadia e equilibrada que muitos cristãos procuram é atravessada por um tipo de 'espiritualidade' doentia, formatada e enclausurada dentro da perspectiva pessoal de oração.

Na maioria dos casos, as pessoas se preocupam muito mais com o tempo gasto em oração coletiva, em detrimento da busca por uma vida piedosa. A piedade não dá IBOPE nem mesmo evoca imortalização nos grandes ministérios.

Quantas horas de oração você gasta por dia? Esta é uma das muitas perguntas desumanas que as pessoas fazem, pois quem está pagando o preço de oração, raramente se preocupa com a busca alheia. Quase sempre quem ora se envergonha pela sua própria necessidade;

2. O mito do Lugar. Em Jesus percebemos que o lugar da Oração é onde Deus habita: no coração dos homens.

Pois é ali que erguemos o altar verdadeiro. Não existe 'o espaço' propício, existe o coração disponível para conversar com Deus e que faz deste momento, um momento para se relacionar com Deus;

3. O mito do Coletivo. Quase sempre as orações em público (hoje), perderam sua funcionalidade prática. Muitos, nesta hora, pregam, outros evocam uma oração imprecatória (e ainda em contextos totalmente desconectados com relação à Teocracia de alguns textos veterotestamentários versus Igreja) e ainda, muitos aproveitam para 'profetizar', descer a 'lenha', a 'madeira' nos irmãos. É um fenômeno estranho no meio das reuniões de oração ou mesmo nos cultos de domingo. Realmente, um quadro triste;

4. O mito do 'homem de oração'. Isto é mais desumano, pois menospreza aqueles que oram sob o signo do silêncio, da busca através da quietude e do relacionamento estreito com Deus.

Geralmente voltam-se os holofotes para os grandes homens de oração, para os grandes ministérios e 'grandes' e 'grandes' e 'grandes'.

Mas a verdade é que o Evangelho não trás esse retrato de Jesus nem estimula esta perspectiva para a igreja. Repare bem: “tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto...” Mt 6.6 - O Evangelho caminha noutra dimensão.

Isso posto, enfocaremos nossa reflexão sob o pilar básico com três perguntas retóricas: a) O que é oração; b) como obter uma vida de oração; c) como desenvolver uma vida de oração enquanto cidadãos do Reino?

1. No ministério evangelístico e na vida diária de Jesus a Oração é sempre vista como ferramenta fundamental, vital e inseparável.

Jesus estava consciente de que na caminhada da fé (tanto na existência = vivência, quanto no serviço); era preciso estar atento às necessidades emocionais (ver Mt 14.23; Lc 9.18; Lc 5.16 e Lc 6.1).

2. É preciso termos cuidado com os estilos de ministérios 'sufocantes' que muitas vezes extrai do ministro a possibilidade de celebrar uma vida tranqüila e serena do ponto de vista do relacionamento com Deus. Ter cuidado com a agenda e com o estilo de vida que adotamos para nós como modelo.

Aqui, os monges medievais nos ensinam uma disciplina aproveitável: viviam ao ritmo do Ora et labora (ora e trabalha). Gosto da frase de E. M. Bound, pois anula a questão da falta de tempo, quando diz que 'a pessoa tão ocupada que não pode orar, também estará muito ocupada par viver uma vida santa'.

3. Aprendemos com Jesus que o enfoque da oração, é o próprio Deus. (James Houston, 1995:35). Oramos não somente para desfrutarmos da experiência de orar, mas para nos comunicar com Deus, para nos submetermos a Ele, para O amarmos e O servirmos; Houston nos ensina que a oração é nossa resposta ao interesse demonstrado por Deus em nós e ao seu amor por nós.

Impressionante o fato que quando olhamos para a Bíblia com honestidade descobrimos que Ele (Cristo) só pode ser achado dentro dos nossos corações (ver Cl 1.27: "...Cristo em vós"). E ainda, devemos buscar a Deus com intensidade: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13).

4. Percebemos em Jesus que a oração assumia vários aspectos diferentes dos nossos: a) ela era um relacionamento com Deus (Houston); b) foi antecessora de grandes batalhas de fé (Mt 4.1-2); c) a oração é o maior vínculo para se cultivar a adoração e para percebermos com quem nos relacionamos (Lc 10.21-24; d) e por fim, n'Ele, em Jesus, vemos que havia louvor e adoração, mas também espaço para uma sensação de silêncio divino absoluto.

Finalizando, a busca por uma vida que equilibre teologia, espiritualidade e oração nunca foi fácil para ninguém, também não será para nós.

A. Tozer afirma que : ‘existe uma doce teologia do coração que só se aprende na escola da renúncia’. Quanto mais oramos, irmãos, e à medida que o 'eu' vai morrendo, mais vamos crescendo em vida com Deus (Francis Shaffer).

Resta-nos nestes dias tão "apressados" nos voltarmos para Deus, afim de buscarmos a sua face num ambiente tranqüilo – Locus amoenus.

Quando nos voltamos para Deus, somos por Ele atraídos e sua vida cresce em nós, pois esta é a vida normal do cristão.

Finalizo com estas belas palavras de Agostinho: "Tu nos fizeste para ti mesmo, e nossos corações ficam desassossegados enquanto não descansam em ti".

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amem!' (Gl. 6.18)

Douglas Rodarte
Diretor do Instituto Bíblico Novohorizonte em Goiânia.

Fonte: http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=viewnews&id=175

domingo, 14 de junho de 2009

Servindo a Jesus com Paixão


Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”
(Salmos 42:1-2)

Servir a Jesus é muito mais do vir à Igreja, é vivenciá-lo em nossa vida. É andar com Ele, respirar a Sua Palavra, e tê-lo em suas conversas. Isso é uma característica de pessoas apaixonadas.
Precisamos de pessoas apaixonadas por Jesus. De pessoas que o sirva com uma chama em seu coração.
Vamos ver adiante, as atitudes que as pessoas tomam quando estão apaixonadas e fazermos um paralelo entre nós e a forma de como servimos a Jesus:
I) Quem está apaixonado ENTREGA SEU CORAÇÃO AO OUTRO – tem vontade de se jogar de corpo e alma nessa paixão.
* Quem está apaixonado por Jesus se entrega a Ele sem reservas. Joga-se aos seus pés (Gálatas 2.20).

II) Quem está apaixonado NÃO VÊ A HORA DE REVER A PESSOA AMADA – passa o dia ansioso para chegar momento de rever essa pessoa.
* Quem está apaixonado por Jesus fica ansioso pelo momento de ir à Sua casa para estar em Sua presença (Salmo 122.1; Salmo 84.1-4).

III) Quem está apaixonado QUER ESTAR PERTO, POR ISSO QUE DÁ VONTADE DE NÃO IR EMBORA – fica por horas com a pessoa amada e não ver nem o tempo passar.
* Quem está apaixonado por Jesus sente prazer em ficar perto dele e a sós em comunhão com Ele, lendo a Sua Palavra e orando (Salmo 84.10).

IV) Quem está apaixonado FAZ DE TUDO PARA NÃO SE ATRASAR NUM ENCONTRO – sabe que um simples atraso pode gerar um desconforto e desentendimentos.
* Quem está apaixonado por Jesus não gosta de chegar atrasado aos compromissos da Casa de Deus, pois perde os momentos especiais do início do Culto e de outros eventos, pois como disse o profeta “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” (Amós 4.12), se prepare antes para vir à Igreja e não chegar atrasado.

V) Quem está apaixonado QUER DAR UM PRESENTE SIGNIFICATIVO AO OUTRO – quando estamos apaixonados, queremos presentear, só para ver no rosto do outro a reação da surpresa e o seu sorriso ao olhar para nós com um jeito especial.
* Quem está apaixonado por Jesus quer sempre contribuir com a sua obra financeiramente, materialmente e dando o seu tempo para fazer algo para Ele (Atos 20.35).

VI) Quem está apaixonado OUVE CANÇÕES QUE O FAZ LEMBRAR O OUTRO – gosta de ouvir músicas românticas só para imaginar maravilhosos momentos com a pessoa amada.
* Quem está apaixonado por Jesus enche a sua vida e os ambientes em que vive, casa e/ou trabalho, com louvores a Deus, pois Ele habita no meio dos louvores (Salmo 22.3).

VII) Quem está apaixonado QUER MOSTRAR SUAS QUALIDADES – mostrar o que tem de melhor a oferecer, como o romantismo, o cuidado e os seus talentos.
* Quem está apaixonado por Jesus oferece a Ele o seu melhor, suas qualidades e talentos ao Seu serviço, tais como um bom comunicador comunicar Jesus a outros, quem canta e sabe tocar, fazer isso para Deus, etc (1 Coríntios 15.58).

VIII) Quem está apaixonado TEM VONTADE COMUNICAR AO MUNDO INTEIRO O SEU SENTIMENTO – não consegue ficar só entre ele e a pessoa amada.
* Quem está apaixonado por Jesus fala para o mundo inteiro sobre Ele e sobre o que Ele fez na sua vida e a necessidade que as pessoas têm de experimentá-lo (Lucas 8.38-39).

Você é apaixonado por Jesus? O que você tem feito por Ele e para Ele? Medite e peça a Deus entusiasmo, um coração ardente por Jesus e, assim, você irá serví-Lo melhor e estará sempre cheio de alegria e do Seu Poder.

By Pr Enádio.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Muita Música e Diversão no 2º Cultinho Infantil


Muita música e diversão no 2º Cultinho Infantil da Igreja Evangélica Eterna Aliança de Jacobina realizado no dia 30 de maio. Foi uma alegria só. Agradecimentos a toda a Igreja pela cooperação, inclusive à Pra. Georgia pelo amor e empenho. Louvado seja o Senhor! Até o próximo!

IEEA Jacobina

domingo, 7 de junho de 2009

O Presente do Céu que Parte da Terra

ESTA FOTO ILUSTRATIVA FOI EXTRAÍDA DE PEÇA FEITA NO ACAMPAMENTO 2009 DA IGREJA ETERNA ALIANÇA EM FEVEREIRO.
**** **** **** ****
LEIA Gênesis 22.1-18.

"E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ..." (v 14)
"...porquanto fizeste esta ação, e não me negaste teu filho, teu único filho." (v 16)


Esta história é uma das mais dramáticas de toda a Bíblia. Um pai que sobe um monte para lá sacrificar o seu único filho em obediência a um pedido de Deus. Naquele momento, ele estava sendo provado em algo que ele amava e que fora muitos os anos de espera para tê-lo: Isaque. Deus tinha um grande propósito em tudo isso: que Abrão confiasse totalmente Nele. A partir daquele dia, o Senhor confirmou as promessas que tinha para Abraão e à sua descendência.
Segundo o autor e pastor americano Mike Murdock: “nada deixa o Céu sem que primeiro deixe a Terra”. E foi justamente isso que ocorreu com o grande patriarca de Israel, entregando, no seu coração, a Isaque e obtivendo a confirmação das bênçãos prometidas.

Quando você sobe o monte com o seu “Isaque”, com tudo de melhor que você tem a dar a DEUS, Ele entra em providência em sua vida.
O que representa o seu “Isaque”?
1. Seu tempo – mesmo que cansado;
2. Seu talento – coisas que você sabe fazer, usando-o a serviço do Senhor;
3. O que você ama – seu passeio na hora do culto, o jogo de futebol, a seu “happy-hour” etc;
4. O seu melhor – a sua melhor oferta, o melhor de seu tempo, etc;
5. A sua confiança – colocar sobre o Senhor toda a sua confiança e expectativa.
6. A sua própria vida – entregando-se totalmente a Ele.

Quando você oferece o seu “Isaque”, Deus providencia o carneiro (animal raro nas montanhas), o melhor que Ele tem a dar a você:
A provisão – Ele é Jeová Jiré, o “Deus Proverá”, que provém em todas as áreas;
A segurança que você precisa – Tem pessoas inseguras com o emprego, com um empreendimento, com a vida financeira, com o casamento. Deus te dá a segurança necessária para seguir em frente;
O livramento – nenhum mal chegará à tua tenda;
A vitória que o seu coração almeja;
JESUS, o Seu Filho Unigênito – a maior prova de amor de Deus com você.

Esteja hoje mesmo disposto a colocar diante do Senhor seus “Isaques” e receba a visitação do Senhor com o Seu Cordeiro.
By Pr Enádio.

Coitado do Porco!


sábado, 6 de junho de 2009

"PROVA DE FOGO" Um filme que vai tocar você!


A paz amados...
Este filme tem sido um sucesso no mundo inteiro. Um filme para edificar a sua vida! Assista e comprove. (ASSISTA TAMBÉM AO CLIP LOGO ABAIXO)


"Prova de Fogo, o mais novo filme dos mesmos criadores do memorável Desafiando os Gigantes, e o livro que é citado em todo o filme tornam-se referência para estudos em encontros de casais e ministérios de família.

O filme Prova de Fogo traz a história de um heróico bombeiro, Caleb Holt, que é reconhecido por toda cidade onde ele habita como um profissional exemplar e, acima de tudo, um herói. O seu casamento, porém, não anda nada bem, e Caleb e sua esposa estão prestes a se separarem.

A salvação do casamento do capitão do corpo de bombeiros vem quando seu pai lhe dá de presente um diário que se trata de um desafio de 40 dias no qual cada dia Caleb tem de fazer diversas coisas para a sua esposa e aprender a entender as situações vividas em um matrimônio. O Livro traz ensinamentos sobre o casamento e atividades a serem desenvolvidas como surpreender seu parceiro, elogiar, escutar mais seu parceiro e muitas outras situações.

Este filme trouxe uma proposta para as pessoas, de assistir ao filme e depois fazer O Desafio de Amar. Como se trata de 40 dias de desafios, pode ser feita por ministérios de família e encontros de casais ou de outras formas. O livro dispõe de espaços para anotações e observações sobre cada tarefa e a reação dos parceiros. Os 5 primeiros capítulos estão disponíveis na internet no site oficial do filme.

O filme Prova de Fogo já foi assistido em mais de 850 salas de cinema nos EUA e o livro O Desafio de Amar foi o bestseller que ficou em primeiro lugar nos EUA por 4 semanas e na 24ª semana ainda está entre os primeiros.
O filme e o livro foram lançados pela BV Films em 2009!"

Site Oficial – www.provadefogoofilme.com.br

Fonte:http://www.supergospel.com.br/noticia_filme-e-livro-do-prova-de-fogo-se-tornam-referencia-para-casais_1676.html

JÁ DISPONÍVEL EM LOCADORAS



Você Precisa Assistir Este Filme