quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cultos Abençoados na IEEA-Jacobina pelo projeto ORAGIR



Foi realizado dia 19 de julho um maravilhoso Culto Evangelístico na nossa Igreja EA-Jacobina, dentro do Projeto ORAGIR. Contamos com a pregação e testemunho do irmão Geferson Carvalho (Igreja Evangélica Congregacional de Miguel Calmon). Geferson é Seminarista, Escritor (co-autor do livro "Retrato de Miguel Calmon") e membro da AJL - Academia Jacobinense de Letras. Neste Culto, Deus falou poderosamente aos nossos corações, trazendo edificação e salvação.

Já neste último domingo, dia 26, tivemos a presença dos Pastores Cleiton e Carla (IEEA-Juazeiro), que estiveram louvando e ministrando uma corajosa Palavra do Senhor de admoestação e motivação que trouxe um grande incentivo às nossas almas.

Que Deus abençoe estes amados e derrame sucesso em vossas caminhadas.

Jesus – A Verdadeira Paz


*** Por GEFERSON CARVALHO
Isaías 53.5b: “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Uma vida sem a verdadeira paz é um barril de pólvoras, que pode explodir a qualquer momento. Ficamos a observar o desfecho trágico de um general das forças armadas brasileiras no Haiti. Revestido de grande poder e autoridade, este militar recebeu da ONU a missão de liderar milhares de soldados, a fim de restabelecer a Paz naquele país. Depois de algum tempo, aquele líder pôs fim aos conflitos urbanos, e onde havia guerra, trouxe ordem e paz. Mas para surpresa do mundo, repentinamente, aquele general não consegue vencer os combates travados em sua alma, perde a batalha de si mesmo e suicida-se.

A paz que o mundo diz conhecer é superficial e enganadora, porque é uma paz que se concretiza apenas no ambiente e não no coração humano. Portanto, ela é externa, limitada e aparente, é fora do homem. No senso comum, as pessoas enxergam uma paz terrena relacionada com a possibilidade de o indivíduo ir e vir livremente pelo território do seu país. Para alguns povos, significa dizer que a paz é a cessação da guerra, é o ato de abandonar as armas e voltar cada qual para a sua terra. Nada além disso.

Aqui, quero vos falar de uma paz que excede todo o entendimento humano, uma paz que vem de Deus, sobrenatural, sublime, que não pode ser barganhada ou negociada por nenhuma autoridade política. Falo-vos da verdadeira paz, Cristo Jesus, o “Príncipe da Paz”, conforme está escrito em Isaías 9.6. Falo-vos da única paz que traz a sensação permanente de tranqüilidade, de calmaria, de refrigério; a convicção de que as coisas estão bem dentro de você, quando tudo lá fora, ao seu redor, está desmoronando. Sim, só a paz de Cristo é capaz de resistir as mais duras adversidades e crises do dia-a-dia e impedir que o homem se desespere!

Diante da verdadeira Paz, a vaidade deste mundo sucumbe, o seu aparente brilho resplandece em trevas, suas mentiras vêm à tona e seu engano é facilmente desmascarado! Você já parou para pensar por que milhões de pessoas se suicidam? Por que milhões de brasileiros se entregam ao álcool e as drogas? Por que políticos e empresários tão ricos se atrevem a desviar o dinheiro dos pobres. Por que a violência e a criminalidade crescem assustadoramente? Por que os hospitais psiquiátricos estão abarrotados e por que tanta gente se suicida? Simplesmente, porque as pessoas não possuem a verdadeira Paz em seus corações, porque se a possuíssem, o mundo jamais enfrentaria esses problemas e tragédias.

O primeiro ensinamento que aprendemos sobre a verdadeira Paz é que ELA NÃO SE ORIGINOU E NÃO VEIO DESTE MUNDO, E QUE CUSTOU UM ALTO PREÇO PARA QUE A RECEBÊSSEMOS DE GRAÇA. “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele”, é essa palavra profética que nos garante que se fez necessário imolar, na cruz, em sacrifício perfeito, um cordeiro imaculado, a fim de que a humanidade pudesse ter acesso à verdadeira paz, pela primeira vez em sua História. Ainda nos é revelado que Deus, em seu infinito amor, enviou dos Céus o seu Único Filho, Jesus Cristo, o Cordeiro Santo, para sofrer inocentemente este castigo, por mim e por você. Ele se fez maldito. Ele foi crucificado para que pudéssemos ter paz com Deus (Romanos 5.1)

Com a morte no calvário, Jesus então instaura um novo conceito para a palavra paz. Até aquele momento, paz significava apenas a possibilidades dos povos se manterem livres da guerra. Agora paz está ligada a alma do homem. Agora sim poderia se falar de uma paz que pudesse aplacar as guerras internas do coração do homem e preencher um vazio que o impedia de ser completo. Agora as pessoas podiam passar fome e mesmo assim se sentirem satisfeitas! Agora os cristãos podiam ser perseguidos e odiados e mesmo assim permanecerem perseverantes!

Segundo ensinamento: O PRÓPRIO AUTOR E CONSUMADOR DA PAZ, JESUS CRISTO, NOS GARANTIU QUE A SUA PAZ É DIFERENTE DA PAZ DO MUNDO. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27). Ora, com esta Palavra, Jesus está nos ensinando que devemos confiar Nele, porque Ele promete nos alimentar diariamente com sua verdadeira paz, com a qual podemos resistir qualquer turbulência ou temor.

Terceiro ensinamento: A PAZ QUE O SENHOR JESUS CRISTO NOS DÁ É UM BEM VALIOSO QUE PODEMOS SEMEAR ENTRE AS PESSOAS E QUE PODEMOS LEVAR CONOSCO ONDE QUER QUE FORMOS. É o que podemos extrair da leitura de Mateus 10.13: “E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz”. Para o discípulo de Jesus, a verdadeira paz é como se fosse um bem portátil, um patrimônio imaterial que ninguém pode roubar ou tomar. O ambiente que o crente entrar é transformado; onde ele coloca seus pés, os demônios batem em retirada; então a atmosfera de guerra e ódio se desfaz e a sensação de paz contagia as pessoas que ali se encontram. Empresas e organizadores de eventos se deram conta disso. É por esta razão que muitas vezes eles preferem contratar os fiéis de Cristo e convidar ministros de Deus para abençoar encontros e comemorações.
Por último, o maior ensinamento que nos possibilita esta mensagem é que o homem só pode alcançar a verdadeira paz quando ele se arrepende dos seus pecados e entrega a sua existência ao Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

*** GEFERSON CARVALHO é Seminarista e Escritor.

Você Encontra Base Para Isso na Bíblia? ASSISTA!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como Ser Uma Mulher de Deus


"Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens." LUCAS 8.1-3

A sociedade judaica era, nos dias em que Jesus pisou aqui na Terra, uma sociedade tipicamente patriarcal, em que a figura da mulher se resumia, basicamente, nos afazeres domésticos e no cuidado dos filhos. Não podia falar em público, sendo inclusive excluída de toda atividade pública. Era considerada propriedade do pai quando solteira e, quando casava, passava a ser propriedade do marido. Não gozava de todos os direitos como o homem. Foi nessa sociedade que começou o papel da Igreja na inclusão social da mulher, quebrando os preconceitos existentes.

Nos Evangelhos, podemos perceber a forma como Jesus tratava as mulheres que o acompanhavam e também como estas se destacavam no seu ministério.

No texto que lemos, vemos como as primeiras mulheres cristãs tinham espaço para servir ao Senhor com as suas habilidades e finanças. Essas eram mulheres notáveis e que nos trazem verdadeiras reflexões acerca de como ser uma mulher de Deus:

1º. ESSAS MULHERES SABIAM POR QUE SEGUIAM A JESUS (Lucas 8.2).
Elas tiveram experiências com Jesus de cura e de libertação, a exemplo de Maria Madalena, que fora liberta de sete espíritos. A experiência com Deus nos dá a certeza de quem servimos e do Seu Poder.

2º. ELAS ERAM RECONHECIDAS COMO MULHERES DE DEUS (Lucas 8.2-3).
Os nomes delas são citados porque estavam com Jesus em toda parte e em todos os lugares. As pessoas as reconheciam. Será que as pessoas reconhecem você como uma mulher de Deus? Como é você conhecida em casa, no trabalho, nos ambientes externos em que anda? Como incrédula, ou fofoqueira, ou murmuradora, ou como uma grande bênção que Deus tem usado para derramar Sua Palavra e abençoar a muitos?

3º ERAM MULHERES PRESENTES.
Estavam seguindo Jesus montes acima, vales abaixo, dando assistência ao ministério de Cristo, sempre andando ao Seu Lado em todos os momentos. Seja você sempre presente: na Igreja, no ministério que você faz parte, na evangelização, etc. Não importa as circunstâncias, Deus sempre quer tê-lo perto Dele.

4º FAZIAM A OBRA (Lucas 8.3).
Estas mulheres queriam fazer parte da obra, contribuindo com os seus bens. Algumas eram esposas de homens influentes na sociedade, que gozavam de uma boa condição financeira, outras, porém, não tinham a mesma condição, mas todas contribuíam de alguma forma com o Reino de Deus. Além de contribuir financeiramente e materialmente com o Reino de Deus, existem outras formas de fazer tais como: cooperando em algum departamento, orando pela Igreja e pelos pastores, evangelizando, entre outras.

Estas reflexões acima nos dão uma idéia de como essas mulheres agradavam a Deus e faziam a Sua vontade. Mas também a Bíblia nos relata exemplos de mulheres que não tinham o coração nas coisas de Deus, sendo elas uma pedra de tropeço para os propósitos de Deus nelas e em suas famílias.

Exemplos de duas mulheres que Deus não quer que você seja:

1º exemplo – A MULHER DE LÓ (Gênesis 19.23-26) – Deus tinha propósitos para ela e sua família e quis que eles abandonassem a velha vida, mas ela não saiu totalmente de Sodoma e Gomorra, olhando para trás e se transformando em uma estátua de sal.
Deus quer que você abandone as velhas práticas e jamais olhe para trás, pois quem está com Cristo e olha para trás, fica paralisado.

2º exemplo – A MULHER DE JÓ (Livro de Jó, cap. 2, vers. 7-10) – Enquanto Deus estava provando Jó e ele, fielmente, correspondia aos percalços da vida, a sua mulher murmurava e dava mau exemplo ao instigá-lo contra Deus.
Não murmure, pois a murmuração entristece o coração de Deus e impede a ação do Espírito Santo em sua vida.

Concluo aqui dizendo que o papel da mulher no Reino de Deus sempre foi importante e que mesmo quando a sociedade excluía a mulher em determinados assuntos e momentos, a Igreja sempre a acolheu e deu espaço para contribuir da melhor forma possível. Busque ser uma mulher que se inclina a satisfazer a vontade de Deus. Lembre-se que Deus tem algo muito grande ainda a realizar na sua vida!

Com amor,

Pr. Enádio.

terça-feira, 21 de julho de 2009

São estes Tipos que Você vem Ouvindo?


Fonte: http://www.zoenet.com.br/home/charges/visualiza_charge.php?id=11

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Viagem à Petrolina - Uma Grande Bênção

Estivemos viajando no início do mês para a nossa terrinha natal para visitarmos as nossas famílias (espiritual e sanguínea). Na ocasião tivemos a oportunidade de conhecermos e compartilhar da Palavra com a nossa nova Igreja EA do Jatobá - bairro de Petrolina (Pastores João e Michele). Foi uma maravilhosa experiência para nós. Também estivemos ministrando no Culto da Família da Igreja EA de Juazeiro (Pastores Cleiton e Carla), numa reunião muito agradável em que haviam visitantes que foram tocados pelo Senhor.
Ah! Não podemos esquecer de registrar a alegria de rever os nossos queridos Pastores Presidentes do Ministério EA, Pastores Ricardo e Janaína, nossos mentores, e degustarmos, juntamente com os outros pastores, de um delicioso carneiro na brasa.

By Prs. Enádio & Georgia.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quem Não Sai, Não Cresce


"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!" GÊNESIS 12.1-2

Abraão recebeu uma revelação de Deus para sair da sua terra, do meio da sua parentela, e fosse para uma lugar que o Senhor iria mostrá-lo. Abraão já era um homem bem sucedido na terra de Harã, mas saiu de uma condição de dependência própria, para passar a depender completamente de Deus. Não sabia ao certo nem para onde ia, mas entendeu que precisava sair. Ao chegar em Canaã recebeu a promessa de que toda aquela terra seria da sua descendência. E Deus concretizou o que prometeu. Se Abraão não tivesse atendido ao chamado de Deus, talvez continuasse rico, com muitas empregados, mas infeliz por não ter tido um filho e não teria o privilégio de ser chamado de “O Pai da Fé”.


Na vida cristã, para sermos bem-sucedido, é necessário sair, deixar muita coisa para traz, pois a vitória estará logo adiante.


Outros exemplos bíblicos também de quem saiu e cresceu:


* JOSÉ – Saiu de sua terra para o Egito, mesmo que forçadamente, mas, no Egito, o Senhor o preparou na sua “escola da vida”, e o fez Senhor de todo o Egito (Livro de Gênesis, caps. 37, 39 a 41).


* NOEMI E RUTE – Saíram de Moabe, onde havia privações, miséria, e foram para Belém, em busca de pão, e lá Rute conheceu Boaz, que representou o resgate dos sonhos e a libertação da limitação financeira (Livro de Rute).


* NEEMIAS – Só descobriu a sua aptidão para liderança quando se dispôs a sair do palácio no reino da Pérsia para reconstruir os muros Jerusalém (Livro de Neemias, caps. 1 a 6).


* DAVI – Saiu de entre as ovelhas e foi deixar comida para os seus irmãos, que eram soldados do Exército de Saul e, ali, um leque de oportunidades se abriu para ele, quando aceitou duelar com Golias. O tempo de cuidar das ovelhas se havia passado, e tudo o que ele havia aprendido como pastor de ovelhas, a cuidar, zelar, defender, iria ser aplicado em esferas maiores da vida (1 Samuel 17).


* OS APÓSTOLOS – Foram dispersos para outras regiões além de Jerusalém devido uma forte perseguição, e isso contribuiu muito para o crescimento da Igreja. Nem tudo que parece ser ruim, realmente o é (Atos 8.2-8).


Com todos esses exemplos que vemos, entendemos o quanto Deus trabalha com movimento, com aqueles que se dispõe a sair. Quando ficamos parados, talvez nada aconteça, mas quando nos levantamos, nos movimentamos e fazemos algo, Deus também se move ao nosso favor.


Eis aqui alguns tópicos que representam atitudes que você precisa tomar para ver Deus agir em sua vida e ter situações adversas transformadas em vitórias. Você precisa:


1. Sair para além das paredes da Igreja para pregar o evangelho e contribuir para o crescimento da obra.


2. Sair na inércia em que você se encontra, só esquentando o banco, para provar o quanto é maravilhoso fazer algo para Deus.


3. Sair de uma vida corrida, e valorizar o tempo de comunhão com Deus (com Sua Palavra e com oração), com a sua família (lazer, diálogo), consigo mesmo (lendo, meditando).

4. Sair do conformismo, e buscar alternativas para o seu crescimento na vida lá fora (para quem está em privações).

5. Sair da zona de conforto, do comodismo, para buscar novos desafios e sonhar (para quem acha que já não tem mais nada a fazer). Ex.: Davi, que deu espaço ao pecado quando achava que não tinha mais nada para fazer.

Se levante, se movimente, saia de uma mente fechada e de uma vida paralizada, e se abra para o que Deus tem para a sua vida.

Um forte abraço,
Pr Enádio.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Relacionamento Virtual Pós-Moderno. O Seu é Assim?


Passeio e Batismo nas Águas do Balneário Cocho de Dentro



Tivemos, no último dia 28 de junho, um agradável passeio de comunhão da Igreja Eterna Aliança de Jacobina (BA) com a realização de um batismo nas águas na linda região do Cocho de Dentro. Foi uma maravilha e também uma experiência incomum descermos às águas gélidas daquele balneário cercado por belas montanhas e verde paisagem.

sábado, 4 de julho de 2009

Deus trata nossas Imperfeições


“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” LUCAS 22.31-34

O apóstolo Pedro é para nós um grande exemplo de como Deus trabalha no homem, o transformando a cada dia pelo Poder do Espírito Santo. Este apóstolo foi um dos pescadores que presenciaram a multiplicação dos peixes na grande pesca no Mar da Galiléia e, essa experiência, mudou a sua vida para sempre, tendo logo, em seguida, atendido o chamado de Jesus para segui-lo e ser “um pescador de homens” (Lucas 5.8-11). O decorrer de sua história com Cristo nos revela faces de sua vida que, ao longo de três anos e meio, foi sendo transformada pelo agir de Deus.

Mas, quais eram as faces de Pedro que foram transformadas por Jesus?

1. Pedro era precipitado. (João 13. 36-38).
Estes versículos mostram que as palavras de Pedro denotam um homem inconseqüente e que falava sem pensar.
Muitos de nós, por vezes, agimos desta forma, mas que bom vigiar a língua antes de falar ou de se comprometer com algo?
2. Pedro se mostrava orgulhoso e com falta de entendimento das coisas espirituais. (João 13.5-9).
Pedro se recusa a ter seus pés lavados por Jesus, demonstrando um orgulho que o impedia de entender os atos praticados por Jesus que lhe trariam ensinamentos e crescimento espiritual.
Tenha um coração aberto para a Palavra do Senhor e a tudo o que Ela pode lhe acrescentar.
3. Pedro tinha confiança no próprio braço. (João 18.7-11).
Quando vieram prender Jesus, Pedro puxa uma espada e fere um dos soldados do sacerdote. Isso nos mostra que Pedro confiava na sua força. Agia na sua própria dependência.
Isso é um perigo para todos nós. Quanto mais dependemos de nós mesmos, menos permitimos Deus agir.
4. Pedro permitia que o diabo usasse a sua boca. (Mateus 16.21-23).
Quando Jesus estava falando de sua morte e ressurreição, Satanás tenta desviá-lo da Cruz, usando a boca de Pedro.
Cuidado com a tua boca. Muitos sonhos, planos e amizades foram destruídos por causa de uma palavra mal colocada ou intencionada que o diabo soprou em alguns ouvidos.
5. Pedro teve atitudes que negaram o seu andar com Cristo. (Mateus 26.69-75).
Num momento de desespero, após a prisão de Jesus, Pedro afirma não ser um de seus seguidores.
Será que você tem tido atitudes como estas? Na hora em que te questionam, que te apertam, que apresentam o pecado a você, você nega o seu andar com cristo?

Esta última atitude de Pedro foi a gota d’água para que ele refletisse profundamente sobre a sua vida. Após negar, que seguia Jesus, por três vezes e ouvir o galo cantar, Pedro se retira e chora amargamente. A sua integridade espiritual foi posta à prova. Ele deseja uma segunda chance para mostrar a Jesus que estava arrependido e agora queria segui-lo a qualquer custo. Isto é demonstrado quando corre rapidamente ao túmulo de Cristo após saber que este não estava mais lá (João 20.2-6). Também percebemos esta intenção quando Jesus, ressurreto, apareceu a sete discípulos junto ao Mar de Tiberíades, no momento em que pescavam. Ao reconhecer que era Jesus, Pedro desesperadamente se joga ao mar e vai ao encontro do Senhor (João 21.6-8). Mas Pedro ainda necessitava de um tratamento maior de Deus, um tratamento especial, pois se mostra ainda confuso e muito marcado na alma pelo fato de haver deixado Jesus no momento em que Este mais necessitou da presença de seus discípulos.

Na continuação do capítulo 21 do Evangelho de João, Jesus interroga Pedro e nos revela algo profundo de como Deus nos derruba de nosso “pedestal” e depois nos trata.

As três perguntas do tratamento de Deus na vida de Pedro também servem como um tratamento para a nossa própria vida:

1ª pergunta: TU ME AMAS? - Vem do grego ágape, que denota amor desinteressado. Amar a Deus não porque quero algo Dele, mas porque queremos dar algo a Ele: minha vida, história e confiança. É isto que Jesus deseja de você!
2ª pergunta: TU ME AMAS? – Também do mesmo termo grego ágape, que também aponta para amar a Deus sem reservas. Amar em toda e qualquer situação. É semelhante a confissão dos noivos num casamento: na alegria e na tristeza; na saúde e na doença; na riqueza e na pobreza.
3ª pergunta: TU ME AMAS? - Vem do grego phileo, que denota amar como amigo. Amigos têm intimidade, companheirismo. Deus quer se relacionar contigo através da Sua Palavra e do Seu Espírito. Significa profundidade maior com Ele.

Tudo isso Jesus queria mostrar a Pedro, pois seguir a Jesus é muito mais que ir à Igreja e sentar para ouvir a Sua Palavra, mas vivenciá-lo dentro de você, deixá-lo fazer parte da sua história, tanto para a vida como para a morte. Se cumpriu assim com Pedro, quando se tornou o grande líder da Igreja Primitiva e morreu por amor ao Evangelho.

By Pastor Enádio.