quarta-feira, 30 de setembro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

À Mesa do Rei

Leia 2 Samuel 4.4; 9.1-13.

MEFIBOSETE, cujo nome significa “quebrador de ídolos” ou “exterminador de vergonha”, era filho e neto de uns dos grandes guerreiros que houve em Israel. Por ser da casa real, a vida era para ter sido bem diferente daquela que ele levou. O seu pai e seu avô, Jônatas e Saul, foram mortos na batalha contra os filisteus e seu tio, Is-bosete, ao assumir o trono israelita, não lembrou dele, mas este fora criado como fugitivo em Gitaim. Não só isso, mas quando sua babá soube da derrota frente aos filisteus e da morte do rei e do príncipe herdeiro, fugiu tão depressa que o deixou cair, ficando Mefibosete paralítico de ambos os pés. Ele tinha nessa época uns cinco anos de idade. A vida desse jovem era uma verdadeira tragédia. De príncipe a esquecido.

1. ERA FUGITIVO (4.4).
2. VIVIA ESCONDIDO (9.3-4) – nunca se manifestou reclamando o trono.
3. VIVIA UMA CRISE DE IDENTIDADE – tinha uma profunda crise existencial.

Após a morte de Is-bosete e Davi assumir o trono de Israel, este lembra da aliança que fez com Jônatas, pai de Mefibosete (1 Samuel 20.15), de usar de bondade com a casa de Jônatas e, então, pergunta se há ainda algum descendente deste. Ao descobrir Mefibosete, Davi manda chamá-lo.

O versículo 7, então, os revela coisas profundas. Por mais que em sua vida possa ter acontecido tragédias, turbulências, destruição, perdas consideráveis, saiba que o Rei, Jesus, quer um encontro com você:

NÃO TEMAS

Tudo isso acima, viver fugido, escondido, revelava seus medos, pois era costume dos reis usurpadores exterminarem até o último descendente da dinastia anterior. Talvez o teu sofrimento, tuas derrotas passadas, tua crise existencial, tenha te trazido, paralisia. O Rei te diz hoje: não temas.

O REI QUER USAR DE BONDADE PARA COM VOCÊ

No v. 8, Mefibosete se inclinou e se desmereceu da bondade de Davi, afirmando ser um “cão morto”. Ser chamado de cão, um animal imundo para os judeus, era ser:
* debochado – tipo “tirar onda” – ele não acreditou. Deus nos deixa como quem sonha! (Sl 126); e
* desprezado – se sentiu miserável – diante do Senhor não somos nada.
A bondade de Deus contigo não é porque você merece, mas é porque Ele te ama. Porque tem uma aliança contigo, lembra?

O REI QUER TE RESTITUIR

Esta é uma das maiores passagens bíblicas sobre restituição. De Príncipe a esquecido, de escondido à Príncipe de novo. Com a restituição, Mefibosete ganhou aquilo que Deus também quer te restituir:
* Terras (imóveis, bens);
* Servos (empresa, pessoas que te serviam);
* Honra (seu nome limpo, sua dívida paga, o reconhecimento de seus amigos, familiares);
* Até o desfrute da sua descendência -seu filho Mica (seus filhos gozarão do que Deus vai fazer na sua vida);

VOCÊ SE SENTARÁ JUNTO À MESA DO REI:

* Seus defeitos, da cintura para baixo, eram encobertos, da cintura para cima, ele era igual a todos. Na mesa do Rei, todos somos iguais.
* Na mesa do rei, ele era príncipe. Na presença do Rei Jesus, todos nós somos príncipes.

Que o Senhor Jesus te abençoe e que Ele possa trazer uma restituição maravilhosa em sua vida, pois Ele é Aquele que "levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo" (1 Samuel 2.8). Aleluia!


Pr Enádio.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cuidado Com as Suas Finanças!

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura” (Is. 55:2).

Segundo uma pesquisa feita por um jornal nos Estados Unidos, setenta por cento das nossas preocupações se concentram no dinheiro. Elsie Stapleton, especialista em economia doméstica, disse: “Muitas vezes o problema não está em não ter dinheiro suficiente, mas em não saber gastar o dinheiro que se tem”. Na lista das causas dos conflitos no casamento, o desequilíbrio financeiro encontra-se como um dos principais problemas. Fatores de ordem econômica podem desestabilizar um bom relacionamento conjugal. Nunca se esqueça desta verdade: o segredo do sucesso financeiro não está no ganhar muito dinheiro, mas sim no “como se administrar” o que se ganha. Existem pessoas que ganham razoavelmente bem, mas não constróem nada, outras ganham bem menos e conseguem formar um bom patrimônio. A causa primária do desequilíbrio financeiro é a falta de uma boa economia doméstica. É preciso administrar o dinheiro com sabedoria.

Dezoito regras que podem ajudar
1) Crie o hábito de anotar.
2) Os especialistas em economia doméstica recomendam que conservemos um registro exato de todo dinheiro que gastamos durante o primeiro mês – ou se possível durante três meses. Isso serve para que se tenha uma visão ampla de como gastamos o dinheiro. Você sabe para onde o seu dinheiro está indo?
3) Faça um orçamento realmente sob medida, que se ajuste às suas necessidades! A idéia de um orçamento não é tirar a alegria da vida; e dar-nos uma sensação de segurança que, em muitos casos, nos liberta das preocupações e mantém nossas despesas dentro da renda familiar.
4) Aprenda a empregar bem o seu dinheiro.
5) Se o dinheiro que você tem foi ganho com sacrifício pessoal, não se deve gastar sem critério. De certa forma, dinheiro é vida. A pessoa deixa parte de sua vida na empresa e no trabalho, que se transforma em dinheiro no final do mês.
6) Não aumente, com a sua renda, as suas dores de cabeça.
7) Não gaste mais do que ganha.
8) Antes de comprar pergunte: o que, quando, onde e como comprar?
9) Questione se realmente precisa do que está comprando
10) Não viva de aparência.
11) Faça investimento hoje, pensando no bem-estar e segurança para o futuro.
12) Não gaste dinheiro antes de ganhar-lo.
13) Não faça extravagância em nenhuma direção.
14) Saiba onde quer chegar; tenha objetivos e saiba estabelecer metas;
15) Não desperdice.
16) Seja generoso com os pobres.
17) Seja dizimista.
18) Tenha compromisso com prioridades.

Quem administra bem o dinheiro que ganha faz milagres.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Veja Vídeo do 1º CHÁ de MULHERES IEEA Jacobina

Fotos do 1º Chá de Mulheres da IEEA Jacobina

O 1º Chá de Mulheres realizado no último dia 19 de setembro na Igreja Evangélica Eterna Aliança de Jacobina-BA, foi maravilhoso. Foi um momento de muita descontração, onde contamos com uma mensagem Deus plantada aos corações das convidadas ali presentes.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lugar de Decisão

Ler Deuteronômio 1.19-33

As Escrituras sempre nos encorajam a conquistas na vida. Infelizmente, muitos vivem na pobreza espiritual e na derrota porque deixam de se apossar de tudo quanto Deus preparou para uma vida vitoriosa. Preferem abrir mão da luta, ao invés de encarar os desafios, passando a viver na mediocridade. Isto é evidente no texto que acabamos de ler. Como eram grandes as promessas do Senhor para os hebreus! Presenciaram a manifestação de Deus no Egito, que os libertou com a Sua mão poderosa, após quatro séculos de escravidão, para transformá-los numa nação cheia de esperança no futuro. Eles iriam desfrutar de uma terra deleitosa, produtora do melhor que Deus poderia oferecer! Mas, não, preferiram se acovardar e conviver com a mesmice e com insignificância.

Após saírem do Egito, o povo hebreu se acampou aos pés do monte Horebe, onde Deus deu a Moisés as tábuas da Lei, partindo depois dali e passando a se acampar em Cades-Barnéia, Este lugar é um vale coberto por vegetação, que fica no deserto de Zim; era um pequeno oásis, que na estação chuvosa, se tornava bem irrigado e fértil. Ali, eles permaneceram por 37 anos. Era bem aquém da Terra da Promessa, que “manava leite e mel”, mas já era um lugar bem melhor do que o Egito. Dali o povo não mais prosseguiu. Deus tinha um lugar de sonhos para eles, mas eles se contentaram com o mínimo.

Em Cades-Barnéia foi o cenário da rebelião de Coré, dos murmúrios do povo e do florescimento da vara de Arão (Números 16–17). Foi perto dali que Moisés feriu a rocha e a água jorrou (Números 20:7–11). Foi também dali que Moisés enviou os doze espias, para olhar a terra de Canaã e prestar um relatório sobre o lugar e como chegar até lá. Mesmo reconhecendo que a era uma “terra dos sonhos”, dez dos doze espias voltaram de Canaã temerosos com os habitantes da terra, contaminando o povo de medo e pessimismo. Foi neste momento que eles tomaram a decisão de não prosseguir a caminhada rumo a Terra Prometida. Cades-Barnéia foi o lugar de decisão. Não de uma decisão de prosseguir e conquistar as promessas de Deus, mas a decisão de permanecer no pequeno e limitado lugar que era muito menor do que estava preparado logo adiante.

Todos nós chegamos, na vida, a um lugar de decisão. Num momento que devemos escolher prosseguir a caminhada ou ficar paralisado, condenado a viver preso à insignificância.

Não foi assim com alguns homens de Deus que a Bíblia relata. Nas Escrituras encontramos fatos narrados de personagens que saíram da insignificância para a notoriedade, após tomar uma decisão de desafiar. Dentre muitos, posso destacar:

* O valente GIDEÃO – Não se conformou com o domínio do inimigo, e mesmo sendo a pessoa menos importante de uma família simples, topou liderar seu povo na luta contra os invasores midianitas. Após a extraordinária vitória, foi feito chefe de seu povo (Juízes 6.11 até 8.28);
* O destemido DAVI – Ousou duelar com o grande soldado filisteu Golias, pois não suportou ver seus irmãos israelitas serem humilhados e o Seu Deus insultado. Resultado: ganhou como recompensa riquezas, isenção de impostos para a família e a mão da filha do rei (1 Samuel 17);
* O devotado NEEMIAS - Preferiu voltar e reconstruir os muros Jerusalém acima de qualquer “causa de alegria” pessoal, deixando o cargo de copeiro do rei persa Artaxerxes. A recompensa foi poder levar o povo judeu a não só reconstruir os muros da cidade, mas também os da suas próprias vidas (Livro de Neemias);
* A rainha ESTER – Alcançou a significância dos judeus exilados quando, de forma ousada, arriscando a própria vida, interveio junto ao rei pelo seu povo, condenado ao extermínio (Ester caps. 3 a 8).

E você? Qual a sua decisão? Ir adiante, para as conquistas e notoriedade ou ficar no medo ou pessimismo, que a mediocridade e pobreza espiritual?

Para você sair da pobreza espiritual e da insignificância, você precisa:

1º DECIDIR ESCOLHER ENTRE A ADORAÇÃO E O PECADO.
O profeta Elias indagou aos israelitas nestes termos: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o” (1 Reis 18.21). Era um momento de decisão para eles, que estavam duvidosos e em pecado. Elias queria levá-los a reconstruir um altar de adoração a Deus em suas vidas.
Você também é hoje desafiado a escolher se queres adorar a Deus e ser levado à Sua Presença, com paz interior e consciência limpa ou aceitar se satisfazer com as migalhas que o diabo dar, em formas de prazer transitório, satisfação efêmera e glória terrena, neste mundo que “jaz no maligno” (1 João 5.19).

2º DESAFIAR O IMPOSSÍVEL.
Nada acontecerá se você ficar parado. As promessas de Deus se concretizarão, mas para isso acontecer, você precisa parar de se lamentar e viver na mesmice. Saia da toca! Vá além dos limites. Após a morte de Moisés, Josué conduziu o povo hebreu à conquista de Canaã, realizando o impossível, que era ultrapassar as muralhas de Jericó e vencer os dominadores da terra, e isso tudo com a sobrenatural mão de Deus (Livro de Josué).
Não fique estático, Deus te conduzirá em triunfo. Por isso, ore, persevere, creia e ande!

3º DECIDIR ENTRE A VIDA E A MORTE.
O que é que você deseja na eternidade? Viver ao lado do Pai na Glória ou descer ao Inferno e viver para sempre em meio às dores e ao desespero em saber que a chance foi perdida. Decida hoje que caminho tomar: o Caminho da Vida (Jesus) ou o caminho da ilusão em achar que, no final, Deus vai salvar a todos (Deuteronômio 30.19).

Os hebreus saídos do Egito tiveram a chance de desfrutar de uma vida além do que puderam sonhar, mas não conseguiram vencer a si próprio, pois a incredulidade e as dúvidas criadas nos seus corações os impediram de prosseguir além de Cades-Barnéia. Num lugar em que teriam que decidir pelo melhor, eles escolheram a mediocridade.

Seja você conhecido como um dos corajosos, que vai além e escolhe adorar a Deus ao invés de comer as migalhas de Satanás. Seja um dos que desafiam as impossibilidades e decide trilhar o Caminho da Graça, enquanto outros estão paralisados e enganados pelos cantos e encantos desta terra corrompida.

Naquele que decidiu morrer por mim e por você,
Pr. Enádio.

sábado, 12 de setembro de 2009

Oração Sem Ação é Uma Pura Ilusão

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2MJNNfTUjHzNRTxsyZoOPXFDcYwBsuve3Y5r1r9TDHRTWOcze7cMkHDekL8rx-4ciSPz-nkOcgTb3fXJlfMfJ-XEzZGMx9-qdhm428QbphM3FIYI2L_U988PgJxCxPjtBEyMcEecOYQ/s800/252_1.jpeg

Nomes Pra Lá de Interessantes de Algumas Igrejas!

Olha amados, veja que nomes fora do comum para Igrejas. Há uns nomes bem estranhos em nosso meio, você não acha?
(Para essa postagem agradeço a ajuda do meu amigo Sérgio Marcos, de Aracaju – SE ----- E-mail: sergio.dc@hotmail.com).

CONFIRA:

Igreja da Água Abençoada
Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
Congregação Anti-Blasfêmias
Igreja Chave do Éden
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Congregação Passo para o Futuro
Igreja Explosão da Fé
Igreja Pedra Viva
Comunidade do Coração Reciclado
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
Cruzada de Emoções
Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
Congregação Plena Paz Amando a Todos
Igreja A Fé de Gideão
Igreja Aceita a Jesus
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)
Igreja Barco da Salvação
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
Comunidade Arqueiros de Cristo
Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
Assembléia de Deus do Pai, Filho e Esp. Santo
Igreja Palma da Mão de Cristo
Igreja Menina dos Olhos de Deus
Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água
Igreja Batista Ponte para o Céu
Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
Igreja Filho do Varão
Igreja da Oração Eficiente
Igreja da Pomba Branca
Igreja Socorista Evangélica
Igreja ‘A’ de Amor
Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
Igreja do Amor Maior que Outra Força
Igreja Dekanthalabassi
Igreja dos Bons Artifícios
Igreja Cristo é Show
Igreja dos Habitantes de Dabir
Igreja ‘Eu Sou a Porta’
Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo
Igreja da Bênção Mundial
Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
Igreja Sinais e Prodígios
Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
Igreja do Manto Branco
Igreja Caverna de Adulão
Igreja Este Brasil é Adventista
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando
Ministério Eis-me Aqui
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará
Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos
Igreja Evangélica Facho de Luz
Igreja Batista Renovada Lugar Forte
Igreja Atual dos Últimos Dias
Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas
Igreja Evangélica Bola de Neve
Igreja Evangélica Adão é o Homem
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
Ministério Maravilhas de Deus
Igreja Evangélica Fonte de Milagres
Comunidade Porta das Ovelhas
Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
Igreja Evangélica Luz no Escuro
Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim
Igreja Pentecostal Planeta Cristo
Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos
Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta

E aí, o que acharam? Dê seu comentário.
Um Abraço,
Pr Enádio.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Valentes de Deus

Leia 2 Samuel 23.8-17

A Bíblia diz que “há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24b). Os valentes de Davi eram desses amigos. Eram homens que o haviam acompanhado desde a época em que Davi fugia de Saul, e estavam entre aqueles que se juntaram a ele na Caverna de Adulão, e, ao caminhar junto a Davi, foram completamente recuperados de suas vidas atribuladas. Com Davi, eles venceram batalhas e superaram todos os obstáculos. Estiveram com ele quando fugitivo, também quando este subiu ao trono, sendo participantes de todas as conquistas do rei na unificação e consolidação do Reino de Israel e na luta e vitórias diante das fronteiras inimigas.
O texto que lemos relata alguns dos feitos heróicos desses valentes e o quanto eles defendiam com resignação e de forma apaixonada as causas de Davi. E, baseado nestes versículos, percebemos que de forma semelhante, Deus nos chama a se juntar a Ele e juntos travarmos batalhas pelo Seu Reino e pela nossa própria vida. Somos chamados a sermos valentes de Deus.
Fazendo um paralelo, nesta história, com os valentes de Davi, podemos aprender como é ser um valente que Deus deseja junto a Ele.
Vejamos:

1. UM VALENTE DE DEUS FERE O INIMIGO COM A SUA ESPADA – A PALAVRA DE DEUS.
Um dos valentes de Davi chamado Josebe-Bassebete “brandiu (agitou) a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez” (2 Samuel 24.8). Ele lutou ofensivamente com a sua lança, e não permitiu que o medo o superasse.
Para o cristão, a Palavra de Deus é a sua arma ofensiva, que é usada para afugentar o Inimigo. Jesus venceu o Inimigo com a Palavra (Mateus 4.1-11). Vença as tentações com a sua arma ofensiva, a Palavra. Maneje-a e use-a para os desafios da vida, buscando Nela orientações.

2. UM VALENTE DE DEUS LUTA INCANSAVELMENTE AS PELEJAS DA VIDA, MESMO QUANDO MUITOS DESISTEM.
Eleazar, outro valente de Davi, ousou continuar na peleja quando todos os outros já haviam se retirado, se levantando e lutando de forma épica até suas últimas forças, sem largar a espada, e através dele, Deus trouxe um grande livramento (2 Samuel 24.9-10).
Um homem ou uma mulher de Deus não desiste facilmente de seus objetivos. No campo de batalha, pode ele ficar só, mais bravamente resiste, apegado à Palavra de Deus e Suas promessas. O resultado será que até os que fugiram ou se acovardaram, usufruirão contigo da sua vitória!

3. UM VALENTE DE DEUS DEFENDE O QUE É SEU.
A atitude deste terceiro valente de Davi, chamado Samá, nos enche os olhos. Quando todos fugiam atemorizados com os filisteus, ele defendeu, com unhas e dentes, um pedaço de terra cheio de lentilhas, e ali feriu os invasores, pois, para ele, aquele terreno tinha valor (2 Samuel 24.11-12).
Talvez para os outros, aquilo que você possui não tem valor, mas para você tem. A sua família, a sua fé, o seu carrinho, a sua casa, o seu emprego, alguma destas coisas podem parecer insignificantes para outros, mas para você não. Defenda o que é seu. Não permita que o Inimigo faça festa em sua vida e nem naquilo que Deus te confiou.

4. UM VALENTE DE DEUS DÁ A SUA VIDA PARA SATISFAZER A VONTADE DE SEU SENHOR.
Três valentes, que a Bíblia não revela seus nomes, foram responsáveis por um gesto de grandeza, valentia e amizade como poucos vistos em todas as Escrituras: romperam o acampamento dos filisteus e tiraram água do poço em Belém a fim de satisfazer o desejo de Davi. Arriscaram suas próprias vidas, se expondo ao máximo por um bocado de água (2 Samuel 24.13-17). Esse gesto de amizade e companheirismo constrangeu muito a Davi, que não quis beber da água, mas ofereceu em honra ao Senhor.
Um verdadeiro servo de Deus não impõe limites para satisfazer a vontade de Cristo e andar com Ele. Se preciso for, vai até a morte por amor a Deus, mas nunca abandona a causa do Evangelho (Mateus 16.24).

São estas as características de um valente de Deus, que, firme em suas convicções, sabe o Deus que serve, lutando como guerreiro as batalhas espirituais, resistindo bravamente aos embates da vida, por amor a Cristo e à Sua Palavra.

Valeu valente,

Pr Enádio.

IEEA Jacobina

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MUNDO VIRTUAL? Uma Refrexão Para Você.


Quando foi que a tecnologia nos tornou insensíveis ao que acontece a nossa volta?

Entro apressado e com muita fome numa loja de fast food. Escolho uma mesa bem afastada do movimento, pois quero aproveitar a folga para comer e passar um e-mail urgente. Peço uma porção de fritas, um sanduíche e um suco de laranja.
Abro o laptop. Levo um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.
- Tio, dá um trocado?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.
Minha caixa de entrada está lotada de e-mails. Fico distraído vendo as poesias, as formatações lindas. Ah! Essa música me leva a Paris.
- Tio, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebo que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar, estou ocupadíssimo, tá.
Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do guri, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir "a luta". Meus resquícios de consciência me impedem de dizer. Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pedido do menino.
- Tio, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar. Tem de tudo em um mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha deliciosa refeição, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
- Legal isso. Puxa... gostei mesmo!
- Menino, você entendeu o que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Nossa! Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual...
O pedaço de sanduiche que já estava em minha boca não conseguia descer, porque, nesse momento, minha garganta ficou como se tivesse dado um nó. Fiquei ali, em silencio escutando o que aquele menino dizia.
- Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão pequeno; ele sempre chora muito quando está com fome, aí e eu dou água para ele imaginar que é sopa, sabe... Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo. Mas eu não entendo, ela sempre volta com o corpo pra casa. Eu não conheço meu pai. Minha mãe diz que ele tá na cadeia, acho que desde que nasci. Sempre imagino minha família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, ceia de natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isso é virtual, não é tio?
Fechei meu laptop, não antes que lágrimas caíssem sobre o teclado. Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e não percebemos!

FAÇA A SUA PARTE. NÃO VIVA EM UM MUNDO VIRTUAL, MAS SIM NUM MUNDO NATURAL EM QUE VOCÊ É O PARTICIPANTE, QUE FAZ A DIFERENÇA.

FONTE: www.adorarei.com.br