quarta-feira, 24 de março de 2010

4ª Mensagem da Série DEUS É TUDO O QUE EU PRECISO

Logo após a libertação do Egito pela poderosa mão do Senhor, e testemunhar de três grandes milagres em poucos dias que foi a passagem a seco pelo Mar Vermelho (Êxodo 14), a transformação das águas amargas de Mara em água doce (Êxodo 15.22-27) e a descida do maná (Êxodo 16.11-15), o povo de Israel se depara com o primeiro grande inimigo vivo no deserto: os amalequitas. Amaleque era uma tribo de beduínos, que tinha sua base no sul da Palestina, e que se aventurava no deserto. Eram provavelmente descendentes de Esaú (Gênesis 36.12) e, portanto, um povo edomita. Eles representavam o primeiro desafio militar para uma nação recém-liberta e ainda inexperiente, mas que precisava amadurecer para as batalhas, pois a terra que eles sonhavam era um lugar que precisava ser conquistada, tendo em vista os povos que já habitavam ali.

A narrativa desta primeira batalha de Israel contra Amaleque está no livro de Êxodo, entre os versículos 8 e 16 do capítulo 17. Não havia como os filhos de Israel evitar esta batalha, pois o inimigo se pôs no meio de seu caminho. É assim que o diabo faz conosco. Ele se interpõe ao nosso caminho, buscando nos impedir, obstruindo a nossa passagem rumo ao lugar da promessa que o Senhor tem nos dado.

Mesmo diante do obstáculo, Moisés não recua, mesmo sabendo que estava lutando contra um inimigo acostumado como o deserto, pois ele confiava que o mesmo Deus que os fizera presenciar as três grandes maravilhas dias antes, haveria de operar novamente. Ele chama Josué e ordena que recrute homens para sair à peleja. Os homens acostumados com instrumentos de trabalhos forçados agora lutariam com espadas. “Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão” (Êxodo 17.9). Moisés confiava no Senhor que nos leva à conquistas.
Esta última frase vem dos termos hebraicos JEOVÁ-NISSI, que traduzido quer dizer “O Senhor É Minha Bandeira”: “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira” (Êxodo 17.15).
No mundo antigo e até mesmo hoje, notamos que sempre que uma nação sai à guerra, ela leva à frente a sua bandeira. A bandeira é o símbolo máximo de um povo. Quando uma nação saía vitoriosa, ela fincava a sua bandeira no território conquistado. Cada nação tem a sua bandeira, Amaleque também tinha a sua bandeira, mas o que Moisés quis afirmar foi que a bandeira de Israel, o distintivo da nação judaica, era JEOVÁ, o Deus que era tudo que eles precisavam para vencer o inimigo e obter conquistas.

É isso que o Senhor quer de você hoje, que a bandeira que simboliza a sua vida e que está à frente da tua caminhada não seja um homem, o dinheiro, um emprego, um título, ou qualquer outra coisa, mas o Senhor Jesus. Ele, o Senhor, quer estar à frente da tua peleja e ser o grande símbolo da tua conquista. É Dele que você precisa.

No texto de Êxodo 17, percebemos a intervenção de Deus na vitória de Israel e podemos destacar alguns pontos:

1.
Aquele que tem o Senhor como a sua bandeira não para no meio do deserto, mas sai à batalha.
“Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque...” (Êxodo 17.10).
As conquistas só vêm quando batalhamos e através delas exaltamos o Nome de Jesus.

2. Quem tem Deus como a sua bandeira não trava apenas lutas humanas, mas principalmente guerras espirituais,
pois sabe que muitas lutas são vencidas primeiramente no plano espiritual.
“...Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.” (Êxodo 17.10-11).
Isto retrata muito bem o poder da intercessão. Há uma guerra também travada no campo invisível. Um dos trechos bíblicos que mais nos leva a um entendimento acerca de batalha espiritual está na carta de Paulo à igreja de Éfeso: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.11-12).

3.
Quem faz do Senhor Deus a sua bandeira reconhece que não pode fazer nada sozinho.
“Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol” (Êxodo 17.12).
Algumas vezes as nossas lutas tendem a nos deixar cansados ou desanimados, e são nestes momentos que necessitamos de reforço, de auxílio espiritual, de mãos amigas, e este auxílio é encontrada na Igreja, a congregação dos santos, que traz sustento às nossas mãos cansadas e firmeza aos joelhos cambaleantes. “Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos” (Hebreus 12.12).

Saia para a batalha com o Senhor, e conquiste dando honras a Deus. Diz a Palavra que “...Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada” (Êxodo 17.13). Saiamos salmodiando e declarando o Salmo 18.28-29: “Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas”.

Com o Senhor à frente,
Pr Enádio.

Parabéns! Tudo para a Glória de Deus!

sexta-feira, 19 de março de 2010

3ª Mensagem da Série DEUS É TUDO O QUE EU PRECISO

Nos dias atuais notamos uma corrida incrível em busca de segurança. O desemprego, a instabilidade financeira, falibilidade das instituições de segurança pública têm gerado insegurança e pressões na vida das pessoas. Muitas das doenças da moda, as chamadas psicossomáticas, como o estresse, a ansiedade crônica e a depressão são conseqüências da inconstância do mundo moderno. Vivemos em busca de proteção.

Um cenário semelhante a este, de insegurança e pressão foi o que viveu os judeus na época dos juízes. Israel havia conquistado a terra da promessa e renovado o pacto de obediência com o Senhor em que constava a adoração e o serviço ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó (conforme Josué 24.14-17). Esta obediência atrairia ao povo a proteção de Deus. Anos mais tarde, após a morte de Josué, o povo judeu se misturou com os moradores da terra de Canaã e se inclinou aos seus deuses. Isto provocou a ira de Deus, que os entregou nas mãos dos inimigos: “tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses. Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos” (Juízes 3.6-8).

Por muitas ocasiões, sempre que clamavam ao Senhor, Ele levantava um líder que os conduzia à libertação. Foi assim com Eúde, Débora e Baraque e também Gideão, sendo este último chamado por Deus para comandar uma restauração da nação num dos momentos de maior instabilidade, opressão e insegurança em que viveram os israelitas. O inimigo da vez não era um só, mais uma confederação composta por midianitas, amalequitas e povos do oriente (sendo estes últimos beduínos primitivos do deserto da Síria), que oprimiu e debilitou a nação ao ponto de levá-los a morar em covas e cavernas e consumindo todo o sustento como gafanhotos (Juízes 6.1-6).

Mas o clamor traz a resposta. A partir dos versículo 7 até o 24, de capítulo 6 do livro de Juízes, vemos a interferência de Deus na situação adversa do Seu povo. Gideão é escolhido pelo Senhor como libertador, tendo ele relutado a princípio, mas após algumas experiências particulares com Deus, aceita o desafio.

Com Gideão aprendemos o que a opressão e a insegurança nos traz e como Deus, ao contrário, nos vê.

1. O inimigo trouxe o medo e a fuga, mas Deus viu em Gideão coragem (vs 11-12).
2. A situação atraiu a desconfiança, mas o Senhor percebeu em Gideão força (vs. 13-14).
3. A opressão causou sentimentos de inferioridade, mas o Senhor mostrou a Gideão que estava com ele para a batalha (vs 15-16). Como disse o apóstolo João: “porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4.4).
4. Com a insegurança veio a incredulidade, mas Deus derramou experiências espirituais (vs 17-23), certificando a Gideão da Sua Presença em sua vida.

Todas estas experiências vividas por Gideão o trouxe paz e segurança interior. Ele então ergue um altar e chama O SENHOR É PAZ: “Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas” (vs 24). Este termo em hebraico é JEOVÁ SHALOM. Num entendimento mais amplo, podemos dizer que esta expressão nos mostra Deus como o Senhor que dá prosperidade, que é tudo o que os filhos de Israel precisavam naquela situação e também pode o que você esteja necessitando hoje.

O termo SHALOM ou “prosperidade aponta para aquilo que temos buscado na corrida da vida neste mundo inconstante:

PAZ

É o que o mundo não pode oferecer por completo, mas apenas parcialmente, pois a verdadeira paz é a interior e essa vem de Deus. Como disse Jesus: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 4.27).

SAÚDE

É um das maiores preciosidades que temos na vida e que muitas vezes o dinheiro não devolve. O profeta Jeremias disse, quando falou acerca do clamor do povo de Deus: “eis que lhe trarei a ela saúde e cura e os sararei; e lhes revelarei abundância de paz e segurança” (Jeremias 33.6).

SUCESSO

É ser bem sucedido em tudo o que fizer, como está escrito em Salmo 1.2-3: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Deus acredita em nós, e a sua ação depende da nossa confiança e fidelidade a Ele, o JEOVÁ SHALOM, o Senhor que é a segurança que precisamos.

Em Cristo, meu porto seguro e a razão de meu sucesso,
Pr Enádio.

Consagração na IEEA Jacobina

Damos glórias à Deus por mais uma demonstração do avanço da obra do Senhor na nossa Igreja EA em Jacobina. Tivemos no último domingo de março a separação à obreiras as nossas irmãs Jacira e Eliane. Que Deus abençoe suas vidas e que continuem crescendo e fazendo o que sempre têm sido uma marca de suas vidas em Cristo: SERVIR.

As Aparências Enganam! Cuidado com o LOBOSHOP!

domingo, 14 de março de 2010

2ª Mensagem da Série DEUS É TUDO O QUE EU PRECISO

Uma das mais completas definições teológicas de Deus é do teólogo batista A. B. Langston: “Deus é espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo”. Esta definição nos leva a imaginar o sustento e o controle de Deus como uma grande mão segurando o planeta Terra e a mantendo em seu eixo perfeito E não só na Terra, mas em todo o Universo não há um ser tão poderoso como Deus.

A palavra hebraica para o que estamos tratando é ADONAI, ou “Deus Superior”. Outras traduções apontam para “Deus da humanidade” ou “Senhor de toda a terra”, como na citação a seguir: “Derretem-se como cera os montes, na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra” (Salmo 97.5). Estas expressões denotam que Ele é Deus e Senhor de tudo e nada foge do seu absoluto controle.

A intervenção de Deus, JEOVÁ-ADONAI, na vida de Seu povo é notada em alguns relatos bíblicos, quando algumas situações pareciam que iriam fugir do controle. Um destes relatos em que podemos verificar bem precisamente o que estamos dizendo está no segundo livro dos Reis, nos capítulos 18 e 19. Estes dois capítulos narram o reinado de um dos monarcas mais piedosos que houve no reino do sul, composta por duas tribos de Israel, Judá e Benjamim. Seu nome era Ezequias. Este rei governou Judá por quase trinta anos e promoveu profundas mudanças na vida espiritual da nação, tendo removido dos altos os postes ídolos e quebrado os altares a demônios (18.4). Foi Ezequias quem fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera sete séculos antes, ainda no deserto, e até aquela altura era objeto de adoração. Não houve rei como ele em Judá, nem antes nem depois dele (18.5).

Enquanto as nações vizinhas estavam subjugadas pelo poderoso império assírio, dentre elas o reino do norte, Israel, composto pelas dez tribos dissidentes, que foi invadido e destruído, o reino de Judá, através de Ezequias, não aceitou servir a este império (18.7-12). Esta atitude de rei de Judá provocou a invasão dos assírios contra esta nação, forçando Ezequias a negociar com eles (18.13-16).

Mais tarde, o rei da Assíria envia três de seus principais oficiais para Judá juntamente com um grande exército para pressionar o rei. Um destes oficiais, chamado Rabsaqué, general do exército, afronta o rei de Judá e também o próprio Deus que Ezequias servia (18.19-22).
O inimigo, quando se levanta contra nós, ele busca:

- Minar a nossa confiança em Deus (18.19);
- Nos afrontar e intimidar (18.20);
- Nos envergonhar diante das pessoas (18.26-27);
- Expor e sujar o nosso nome perante todos (18.28-32).

Quando Ezequias ouviu tudo isto, rasgou as suas veste e se derramou perante o Senhor no Templo, e mandou consultar o profeta e, pelas suas palavras, notamos que ele não tinha mais controle sobre a situação. Ele caiu em si e se voltou para Deus, JEOVÁ ADONAI, pois percebeu que precisava que o Senhor controlasse o que para a nação era incontrolável: a invasão e pressão estrangeira.

Quando tudo parecer contrário em sua vida, as circunstâncias forem as mais desfavoráveis possíveis e a situação sair do seu controle, faça como Ezequias e siga os passos adiante:

1º passo - Vá à Casa de Deus e peça auxílio ao seu profeta.
Ezequias entrou na Casa de Deus, casa esta que ele tinha desprezado (18.15-16) e enviou uma representação até o profeta Isaías em busca de auxílio (19.2). O Senhor quer isso de você: que você valorize a Sua Casa e busque auxílio espiritual para a sua vida;

2º passo – Saia de cena, pois enquanto você estiver à frente da luta, o Senhor não poderá agir.
Ezequias não reagiu às ameaças por vindas de cartas enviados por Senaqueribe, imperador assírio, mas foi até Deus e lançou para Ele a sua preocupação (1 Pedro 5.7) e depositou Nele a sua confiança (19.14);

3º passo – Adore e reconheça o Poder de Deus que controla todas as coisas.
O rei de Judá faz aquilo que move o coração do Pai: ele O adora (19.15-19). São nestes momentos em que se descobrem os verdadeiros crentes, em momentos de conflitos e pressões da vida (João 4.23).

Após estes passos do rei, a resposta veio. No capítulo 19, entre os versículos 20 e 22 e 27 e 28, o Senhor promete defender o Seu povo e logo toma o controle da situação, ferindo os assírios, fazendo com que os filhos de Judá não levantassem uma só espada.

Deus está no controle em toda e qualquer situação. Confie Nele e volte-se para Ele em oração e adoração, pois na fé encontramos o respaldo para a ação do Deus que nos sustenta: JEOVÁ-ADONAI.

Deixando Ele no controle,
Pr Enádio.

sábado, 13 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Série de Mensagens

Acompanhe a Série de Mensagens que postaremos no blog nos próximos dias e seja edificado. Temos a certeza de que o Senhor falará com você. Ao lado temos espaço para os comentários. Que o Grande EU SOU te abençoe.

Segue abaixo a 1ª mensagem da série.

Deus é Tudo o que eu Preciso

Texto referência: Êxodo 3.1-16

O livro de Êxodo revela como Deus, com Sua Mão Poderosa, liberta o Seu povo da escravidão no Egito e os conduz rumo à Canaã, a Terra Prometida. É Moisés, um hebreu criado como príncipe no Egito, e depois fugitivo no deserto, o escolhido pelo Senhor como o mensageiro da esperança ao seu povo e líder deles na saga pelo deserto por 40 anos.

Na chamada de Moisés, Deus fala a ele numa chama de fogo no meio de uma sarça, uma planta espinhosa do deserto, e se revela como o “EU SOU”. Este verbo “SER” aparece numa forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, e é uma tradução da palavra hebraica “YAHWEH”, que dá o nome transliterado JEOVÁ, que significa SENHOR ou DEUS, e indica a natureza eterna e imutável de Deus (Bíblia de Estudo Shedd, págs. 75 e 77, rodapé).

O que o Senhor falou a Moisés é que Ele era (verbo SER) o Deus que iria libertar o Seu povo do Egito, em resposta ao clamor deles e levá-los a uma terra que “mana leite e mel” (Êxodo 3.7-9), ou seja, Ele era o que eles precisavam naquele momento que Ele fosse: LIBERTADOR. JEOVÁ é o Deus que é tudo o que eu preciso que Ele seja.

Em todo a Antigo Testamento, Deus se revela com alguns nomes que nos aponta que Ele é quem nós precisamos em todos os momentos e situações em que passamos nas nossas vidas. Vejamos:

JEOVÁ-ADONAI (palavra hebraica que quer dizer “Deus Superior”). Encontramos esta citação no Salmo 97.5: “Derretem-se como cera os montes, na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra - expressando que o Senhor é Deus de toda a humanidade. Ele continua sendo Deus e nada foge do Seu absoluto controle.

JEOVÁ-JIRÉH (palavra hebraica que quer dizer “O Senhor Proverá”). Esta citação é encontrada no livro de Gênesis, capítulo 22, versículo 14: “E pôs Abraão por nome àquele lugar - O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Esta passagem nos mostra que Deus é a minha provisão.

JEOVÁ-SHALOM (palavra hebraica traduzida para “O Senhor é Paz”). Foi uma declaração feita por Gideão: “Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas” (Juízes 6.24). Complementando com outra citação, Salmo 122, entre nos capítulos 6 e 7, que diz: “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios”, entendemos Deus como o Senhor que me dá prosperidade, que é paz, saúde e sucesso.

JEOVÁ-NISSI (palavra hebraica que significa “O Senhor é a Minha Bandeira”). Esta citação pode ser vista em Êxodo 17.8-15, texto que narra a guerra travada entre os hebreus e os amalequitas, mais especificamente no versículo 15: “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira – expressando que o Senhor é Aquele que me leva às conquistas.

JEOVÁ-RAFHA (palavra hebraica que quer dizer “O Senhor Cura”). É um nome que denota a ação divina na vida humana trazendo cura física e emocional, levando o homem à restauração. A interferência de Deus na vida de seus filhos é percebida nas matriarcas de Israel que eram estéreis, em Ana, a mãe do profeta Samuel e muitas outras passagens do Antigo Testamento. A referência talvez mais destacada acerca destas palavras está no livro do profeta messiânico: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Isaías 53.4-5), sendo a restauração física e emocional um dos mais freqüentes feitos do Messias: Jesus.

JEOVÁ-TSIDKENU (palavra hebraica que significa “O Senhor, Justiça Nossa”). Esta citação é encontrada no livro do profeta Jeremias: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa (Jeremias 23.5-6). Esta é mais uma passagem que aponta novamente para o Messias que executa juízo e que É a nossa justiça.

JEOVÁ-SHAMAH (palavra hebraica que é traduzida como “O Senhor Presente”). Podemos encontrar esta citação em Êxodo 40.34-38, que relata a presença do Senhor no meio do Seu povo. O Senhor é Deus Presente também em toda e qualquer situação na vida de Seus filhos.

O que é que você precisa que o Senhor faça em sua vida? Ele age com grande poder e glória! Tudo Ele pode, pois também é “EL-SHADDAY” (palavra hebraica que significa “Todo-Poderoso, encontrada em Gênesis 17.1), a Origem de tudo, o Criador dos céus e da terra. Como disse Jó: “Bem sei que tudo podes(Jó 42.2a). Ele é tremendo!

Nele, que faz por mim o que pode fazer também você,

Pastor Enádio.

Parabéns Mulheres!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nossa Igreja

Veja essa!