terça-feira, 29 de junho de 2010

Assista e Reflita!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

Esperamos Você!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Palavra de Reflexão. LEIA!!!

O título acima é uma das perguntas mais intrigantes da Filosofia. É uma pergunta que tem haver com a nossa identidade. Quando você não sabe quem é, você está propício a viver de acordo com a “onda” do momento ou também de acordo com o que as pessoas falam que você é.

Podemos começar desvendando quem você é pela Palavra de Deus, pois quando você sabe a sua identidade espiritual, você saberá lidar com clareza com outras questões que poderão vir à tona em sua mente. No Livro do profeta Malaquias, podemos encontrar uma resposta: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve” (Malaquias 3.18). Servir ou não a Deus já demonstra que você tem uma identidade. Agora, como saber se sou servo de Deus? Podemos saber através das palavras do apóstolo João: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1.11-12). Servo de Deus são todos que são Seus filhos. Filho de Deus é todo aquele que recebe Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

Veremos, então, no texto bíblico abaixo as características dos filhos de Deus e também as dos ímpios:
“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 João 3.7-10).

Como vivem, então, os ímpios? No amor do mundo e das coisas mundanas. O apóstolo João nos traz uma pequena relação do que há no mundo que não devemos praticar:
“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo” (1 João 2.15-16 - NVI).
Outra tradução:
“Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo” (1 João 2.15-16 – NTLH).

A forma como a Palavra de Deus chama os filhos de Deus tem a ver como devem viver:
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9).

Outra tradução:
“Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9 - NTHL).

Amados, de acordo com esta palavra, espero ter trazido clareza à sua mente acerca da sua identidade espiritual. Se você ainda não é filho de Deus, que tal recebê-lo agora como seu Senhor e Salvador? Jesus te abençoe.

Na Majestosa Graça,
Pr Enádio.

Nossa torcida pelo Brasil!!!


domingo, 20 de junho de 2010

Compareça!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

Vivendo Acima da Crise

Leia Mateus 14.22-33.

Nos últimos três anos percebemos no noticiário quase que diariamente, reportagens sobre a crise mundial. Uma crise econômica que começou nos países ricos e se globalizou. Muitas empresas quebraram, fortunas desapareceram e aquilo que era uma segurança se esfacelou. Esta onda de crise, se não chegou com força até nós, pelo menos assustou muita gente, pois o que víamos pela TV eram especulações pessimistas e até desesperadoras. Isso só nos revela que não estamos preparados para os colapsos da vida.

Mas eu gostaria de lhe mostrar o outro lado da moeda. O lado em que a crise pode representar para você um momento de transição entre insignificância e notoriedade; de privações para a prosperidade; de mesmice espiritual para grandes experiências na manifestação do Poder de Deus em sua vida.

Gostaria de trazer a você quatro lições extraídas deste texto.

1ª Lição:

A palavra crise em japonês quer dizer “oportunidade”. A crise foi uma oportunidade para que Pedro andasse sobre as águas e reconhecesse que ele podia fazer as mesmas obras que Jesus fez. O próprio Cristo nos afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai” (João 14.12).

Pedro andou sobre as águas como Jesus. Esta mesma Palavra também se cumpriu na vida de Pedro quando ele e João curaram um coxo que mendigava na Porta Formosa (Atos 3.1-8) e na sua célebre pregação em que três mil almas foram salvas e batizadas (Atos 2.14-41).

2ª Lição:

Os obstáculos vêm quando tiramos os olhos do foco e olhamos em outras direções. Pedro tirou os olhos de Jesus e começou a afundar.

Henry Ford declarou: “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você quer ver quando tira os olhos do seu alvo”.

A Palavra nos ensina a andar por fé: “o justo viverá pela fé" (Gálatas 3.11).
A fé é indispensável a todos que se doam ao Senhor, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Nos momentos de crise não podemos olhar para as circunstâncias contrárias, pois eles produzem medo, e o medo nos paralisa. Quando deixamos que algo nos paralise, a tendência é afundar na crise. Devemos sempre olhar adiante, olhar para Cristo.

3ª Lição:

A forte mão de Deus nos traz à tona quando afundamos no mar das dificuldades e adversidades.
Quando Pedro sentiu que estava afundando, gritou por socorro ao Senhor. Os momentos de crises são momentos em que devemos clamar a Deus. Jesus, então, estendeu a mão a Pedro e ambos entraram de volta no barco.
Devemos entender que mesmo no mar bravio da vida, não estamos sozinhos. Talvez não tenhamos humanamente a quem recorrer, mas adiante de nós há um que pode: Jesus. A Sua forte mão se entende e nos salva.

4ª Lição:

Uma vida com Cristo é uma vida de segurança, mesmo em meio às tempestades. É importante notar que o Senhor o levou de volta ao barco, que parecia ser um lugar seguro, mas antes da chegada de Jesus, este mesmo barco “seguro” estava sendo açoitado pelos ventos contrários e apavorado os discípulos. A diferença agora era que Jesus também subiu ao barco. O barco significa nossas vidas. Uma vida sem Jesus é uma vida desprovida da proteção de Deus, que é impelida e agitada por qualquer vento. Mas, estar em Cristo é estar seguro em qualquer situação.

Que a partir de hoje vivamos acima das crises. Que depositemos em Cristo toda a nossa fé e saibamos que, mesmo em meio às adversidades, Ele estende a Sua mão a nós e nos conduz em segurança.

Sobre as águas,
Pr Enádio.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maravilhoso Congresso!

Estivemos participando no último feriadão (entre os dias 2 e 5) em Feira de Santana (BA), do 3º Congresso Baiano da Família Cristã. Foi muito além das nossas expectativas. Lá pudemos ouvir mensagens e testemunhos de libertação e restauração que tocaram profundamente nossos corações. Notamos o quanto o Senhor ama a Família e o quanto o Inimigo opera na sua destruição. Cremos na Palavra Profética de Josué:
"Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24.15).

Na mesma moeda?


Curiosidades Bíblicas (parte2)

- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação - Lucas 24:1 3-1 8 / João 1 9:25.
- O "sermão do monte" foi repetido por Jesus no que podia ser chamado "sermão da planície" - Mateus 5:1 / Lucas 6:1 7.
- Um curioso e desavisado foi forçado a carregar a cruz com Jesus - Mateus 27:23 / Marcos 1 5:21 / Lucas 23:26.
- Um dos menores versículos bíblicos é o que mais revela a "humanidade" de Jesus - João 1 1 :35.
- O nome cristão só aparece três vezes na Bíblia - Atos 11 :26 / Atos 26:28 / I Pedro 4:1 6.
- A pregação mais veloz descrita na Bíblia foi feita correndo ao lado de um "carro", em um lugar deserto - Atos 8:26-30.
- Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - até o romper da alva - Atos 20: 7/1 1 .
- A "Epístola da Alegria", a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão, e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
- Existe a citação de um outro Jó no primeiro livro da Bíblia - Gênesis 46:1 3.
- Além de tudo porque passou, Jó tinha um surpreendente conhecimento de astronomia, para a sua época - Jó 9:9 / 38:31 :33.
- O maior profeta nunca realizou um milagre, mas foi o pregador mais convincente - João 10:41-42.
- A idéia organizacional é bíblica e foi implantada por Moisés no deserto sob a orientação de um sacerdote - Êxodo 18:13-26.
- "Quem dá aos pobres, empresta a Deus", e Ele Ihe pagará - Provérbios 19:1 7.
- O nascimento de uma menina tinha o dobro do "Resguardo" do que um menino Levíticos 12:2/5.
- 700 homens canhotos atiravam pedras com uma funda e acertavam num fio de cabelo sem errar - Juíses 20:1 6.
- A gozação, feita por 42 rapazes, chamando um profeta de Deus de careca (calvo) teve um triste fim - II Reis 2:23.
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos, aparecem descritos exatamente como hoje - Naum 2:4.
- A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, são uma preocupação divina a tempos - Tiago 5:4.
- A mensagem através de "out-door" é uma citação bíblica detalhada - Habacuque 2:2
- O primeiro maratonista, correu contra um carro veloz "pilotado" por um rei e ganhou - I Reis 18:45-46.
- O "dia da noiva" mais longo durou um ano, e contou com uma preparação tão especial que até hoje é desconhecida - Ester 2:12.
- O nome mais comprido e estranho de toda Bíblia é: Maersalalhasbaz - filho de Isaías 8:3-4.
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem - Juízes 1 6:1 9.
Que você possa ter aprendido um pouco mais. Deus o abençoe...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Foi uma bênção!!! Acompanhe Intercâmbio entre IEEAs

a

Lugar de Decisão

Ler Deuteronômio 1.19-33

As Escrituras sempre nos encorajam a conquistas na vida. Infelizmente, muitos vivem na pobreza espiritual e na derrota porque deixam de se apossar de tudo quanto Deus preparou para uma vida vitoriosa. Preferem abrir mão da luta, ao invés de encarar os desafios, passando a viver na mediocridade. Isto é evidente no texto que acabamos de ler. Como eram grandes as promessas do Senhor para os hebreus! Presenciaram a manifestação de Deus no Egito, que os libertou com a Sua mão poderosa, após quatro séculos de escravidão, para transformá-los numa nação cheia de esperança no futuro. Eles iriam desfrutar de uma terra deleitosa, produtora do melhor que Deus poderia oferecer! Mas, não, preferiram se acovardar e conviver com a mesmice e com insignificância.

Após saírem do Egito, o povo hebreu se acampou aos pés do monte Horebe, onde Deus deu a Moisés as tábuas da Lei, partindo depois dali e passando a se acampar em Cades-Barnéia, Este lugar é um vale coberto por vegetação, que fica no deserto de Zim; era um pequeno oásis, que na estação chuvosa, se tornava bem irrigado e fértil. Ali, eles permaneceram por 37 anos. Era bem aquém da Terra da Promessa, que “manava leite e mel”, mas já era um lugar bem melhor do que o Egito. Dali o povo não mais prosseguiu. Deus tinha um lugar de sonhos para eles, mas eles se contentaram com o mínimo.

Em Cades-Barnéia foi o cenário da rebelião de Coré, dos murmúrios do povo e do florescimento da vara de Arão (Números 16–17). Foi perto dali que Moisés feriu a rocha e a água jorrou (Números 20:7–11). Foi também dali que Moisés enviou os doze espias, para olhar a terra de Canaã e prestar um relatório sobre o lugar e como chegar até lá. Mesmo reconhecendo que a era uma “terra dos sonhos”, dez dos doze espias voltaram de Canaã temerosos com os habitantes da terra, contaminando o povo de medo e pessimismo. Foi neste momento que eles tomaram a decisão de não prosseguir a caminhada rumo a Terra Prometida. Cades-Barnéia foi o lugar de decisão. Não de uma decisão de prosseguir e conquistar as promessas de Deus, mas a decisão de permanecer no pequeno e limitado lugar que era muito menor do que estava preparado logo adiante.

Todos nós chegamos, na vida, a um lugar de decisão. Num momento que devemos escolher prosseguir a caminhada ou ficar paralisado, condenado a viver preso à insignificância.

Não foi assim com alguns homens de Deus que a Bíblia relata. Nas Escrituras encontramos fatos narrados de personagens que saíram da insignificância para a notoriedade, após tomar uma decisão de desafiar. Dentre muitos, posso destacar:

* O valente GIDEÃO – Não se conformou com o domínio do inimigo, e mesmo sendo a pessoa menos importante de uma família simples, topou liderar seu povo na luta contra os invasores midianitas. Após a extraordinária vitória, foi feito chefe de seu povo (Juízes 6.11 até 8.28);
* O destemido DAVI – Ousou duelar com o grande soldado filisteu Golias, pois não suportou ver seus irmãos israelitas serem humilhados e o Seu Deus insultado. Resultado: ganhou como recompensa riquezas, isenção de impostos para a família e a mão da filha do rei (1 Samuel 17);
* O devotado NEEMIAS - Preferiu voltar e reconstruir os muros Jerusalém acima de qualquer “causa de alegria” pessoal, deixando o cargo de copeiro do rei persa Artaxerxes. A recompensa foi poder levar o povo judeu a não só reconstruir os muros da cidade, mas também os da suas próprias vidas (Livro de Neemias);
* A rainha ESTER – Alcançou a significância dos judeus exilados quando, de forma ousada, arriscando a própria vida, interveio junto ao rei pelo seu povo, condenado ao extermínio (Ester caps. 3 a 8).

E você? Qual a sua decisão? Ir adiante, para as conquistas e notoriedade ou ficar no medo ou pessimismo, que a mediocridade e pobreza espiritual?

Para você sair da pobreza espiritual e da insignificância, você precisa:

1º DECIDIR ESCOLHER ENTRE A ADORAÇÃO E O PECADO.
O profeta Elias indagou aos israelitas nestes termos: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o” (1 Reis 18.21). Era um momento de decisão para eles, que estavam duvidosos e em pecado. Elias queria levá-los a reconstruir um altar de adoração a Deus em suas vidas.
Você também é hoje desafiado a escolher se queres adorar a Deus e ser levado à Sua Presença, com paz interior e consciência limpa ou aceitar se satisfazer com as migalhas que o diabo dar, em formas de prazer transitório, satisfação efêmera e glória terrena, neste mundo que “jaz no maligno” (1 João 5.19).

2º DESAFIAR O IMPOSSÍVEL.
Nada acontecerá se você ficar parado. As promessas de Deus se concretizarão, mas para isso acontecer, você precisa parar de se lamentar e viver na mesmice. Saia da toca! Vá além dos limites. Após a morte de Moisés, Josué conduziu o povo hebreu à conquista de Canaã, realizando o impossível, que era ultrapassar as muralhas de Jericó e vencer os dominadores da terra, e isso tudo com a sobrenatural mão de Deus (Livro de Josué).
Não fique estático, Deus te conduzirá em triunfo. Por isso, ore, persevere, creia e ande!

3º DECIDIR ENTRE A VIDA E A MORTE.
O que é que você deseja na eternidade? Viver ao lado do Pai na Glória ou descer ao Inferno e viver para sempre em meio às dores e ao desespero em saber que a chance foi perdida. Decida hoje que caminho tomar: o Caminho da Vida (Jesus) ou o caminho da ilusão em achar que, no final, Deus vai salvar a todos (Deuteronômio 30.19).

Os hebreus saídos do Egito tiveram a chance de desfrutar de uma vida além do que puderam sonhar, mas não conseguiram vencer a si próprio, pois a incredulidade e as dúvidas criadas nos seus corações os impediram de prosseguir além de Cades-Barnéia. Num lugar em que teriam que decidir pelo melhor, eles escolheram a mediocridade.

Seja você conhecido como um dos corajosos, que vai além e escolhe adorar a Deus ao invés de comer as migalhas de Satanás. Seja um dos que desafiam as impossibilidades e decide trilhar o Caminho da Graça, enquanto outros estão paralisados e enganados pelos cantos e encantos desta terra corrompida.

Naquele que decidiu morrer por mim e por você,
Pr. Enádio
.

Respeite as Diferenças na Igreja

"Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus" (Romanos 15.5).