quarta-feira, 21 de julho de 2010

Convite Especial a Você!

Leia e Seja Edificado!

Vivemos em dias como nunca antes vividos em toda a história. Dias em que o que o avanço tecnológico e científico tem encurtado as distâncias, prolongado a vida, mas, contudo, não tem tido a capacidade de sarar as feridas da alma e do espírito humano. Sofrimento, desespero, pessoas em miséria e miseráveis por dentro, violentas, implacáveis, mortas em si, têm derramado lágrimas e feito derramar nos olhos de outros e de suas famílias. Um mundo com progresso tecnológico e científico, mas doente. Sem ternura e afeto, um mundo sem amor. Nas clínicas terapêuticas cheias, a busca humana por uma solução espiritual. Nunca a humanidade foi tão carente espiritualmente. A sociedade do aqui e agora, virtual, frio. Um mundo sem graça e sem a Graça de Deus.
O trecho bíblico a seguir, nos mostra fortemente um convite de Jesus a todos nós, um convite e também pedido, expressando a Maravilhosa Graça de Deus oriunda de Cristo para as nossas vidas:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).

Um convite: “Venham a mim”.

Jesus nos convida. Ele não obriga ninguém a seguí-lo. Como disse o profeta: “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zacarias 4:6).
a) Um convite aos cansados, aqueles que estão cansados de lutar, de buscar uma saída e não têm encontrado. Cansados do jugo desigual, cansados de viver. Jesus chama a todos estes para descansar Nele: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23.2-3).
b) Um convite os sobrecarregados, aos que estão levando pesados fardos emocionais e espirituais, oriundos de traumas, injustiças, abusos, para que o Senhor traga cura e alívio através do Espírito Santo (Isaías 61.1-3).

Um pedido: “Tomem sobre vocês”.

Cristo nos faz um pedido. Um conselho aos que vêm a Ele.
a) Um pedido a tomar sobre nós o Seu Jugo. O jugo é uma peça de madeira que serve para emparelhar dois animais para o mesmo trabalho. Espiritualmente, o jugo é símbolo de servidão, de opressão, de constrangimento. Jesus diz que o Seu Jugo é suave. Na verdade, Ele quer dizer que todos tomem Seu Senhorio sobre suas vidas. Quando vivemos no pecado, vivemos sob a sua servidão e opressão de Satanás, mas quando recebemos a Jesus como Senhor, nossa vida é transformada e liberta.
b) Um pedido a aprender Dele. A lição que Jesus nos traz é de mansidão (domínio próprio) e de humildade. Ele quer que sejamos inquietos, impacientes. Também não quer que sejamos arrogantes, orgulhosos, mas que depositemos Nele a nossa confiança (Mateus 6.25-34).

O Senhor é Pai, que cuida de nós. Ele nos aquece com o Seu Espírito Santo. Somente Ele traz satisfação plena à alma humana. Se lance nos braços de Jesus. Entregue a sua vida a Ele.

Na plenitude de Cristo,

Pr Enádio.

Uma Bênção!!! Huumm...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

Vivendo na Dependência de Deus

“Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32.22-28).

Jacó foge para a casa de seu tio Labão e lá se casa com as duas filhas deste, Lia e Raquel. Tem filhos, enriquece, enfim, vê a mão de Deus operando em sua vida. Mas ainda assim, demonstra, em suas atitudes, que havia um pouco do velho Jacó em sua vida. A forma como Jacó planejou conduzir o encontro com seu irmão Esaú mostra o quanto ele queria resolver as coisas por si próprio, demonstrando auto-suficiência, que no dicionário Aurélio significa "aquele que se basta para si mesmo'.

Essas atitudes de Jacó muitas vezes são também atitudes nossas quando estamos diante de situações adversas na vida:


1. Queremos resolver pela nossa sabedoria humana (pela própria inteligência) – Jacó disse que iria ser servo de Esaú (Gênesis 32.3-4).

2. Queremos resolver com aquilo que temos nas mãos (bens ou dinheiro) – Jacó quis presentear a Esaú com seus bens (Gênesis 32.5,13-18). As pessoas não oram mais, mas tentam resolver logo as coisas por si.

3. Tentamos resolver usando estratégias humanas – Ele separou as pessoas que estavam consigo em dois bandos (Gênesis 32.6-7).

Outro fato que evidencia o quanto Jacó queria resolver seus problemas pela sua auto-suficiência foi quando ele luta com o Anjo do Senhor e resiste com todas as suas forças. Jacó começa a lutar pensando ser o Anjo um espião de Esaú, mas depois nota ser alguém enviado por Deus. O termo “Anjo do Senhor” aponta para uma teofania, ou seja, manifestações de Jesus Cristo no Antigo Testamento.

Na luta com o Anjo, este toca em uma de suas coxas. Para o judeu, o tendão de sua coxa era o símbolo de sua força, de sua auto-dependência, sua auto-suficiência. Mas Jesus o toca.
Ele quebra as suas resistências e o faz depender totalmente de Deus. Agora Jacó não quer sair da presença de Deus porque queria a Sua bênção para a sua jornada, pois estava totalmente dependente do Senhor.

A presença de Deus gerou a inteira dependência de Jacó, e agora ele seguiria a sua jornada como outra pessoa, outro nome, outra forma de encarar seus problemas, com a certeza de que Deus estava preparando o seu encontro com Esaú, seu irmão.

Entregue-se aos cuidados do Senhor. Faça a sua vida completamente dependente daquele que na Cruz se entregou por nós: Jesus.


Entregue aos cuidados de Deus,
Pr Enádio.

Campanha em Nossa Igreja

Testemunho: Ex-padre e ex-freira se reencontram após se converterem. Casamento será na Assembléia de Deus


O ex-padre Lourival Luiz de Sousa, hoje membro da Assembléia de Deus em Sousa, oficializou o noivado com a irmã Maria de Fátima na última quinta-feira (30/05), em um culto realizado na Assembléia de Deus na cidade de Belém do Brejo do Cruz. Cidade onde reside a irmã Fátima como é conhecida.

No culto de domingo (04), na Assembléia de Deus em Sousa, a irmã Fátima apresentou seu testemunho de conversão ao evangelho. Ela disse um pouco de sua missão como freira que teve início no ano de 2001 quando foi para o convento na cidade de Uiraúna. Depois de consagrada Freira foi enviada para missões nas cidades de Barro-CE, Luiz Gomes-RN e por último foi transferida para Icó-CE. Em 25 de agosto de 2008 ela foi evangelizada por um obreiro na sua cidade natal e depois desse dia ela contou que tudo começou a mudar. Nasceu em seu coração o desejo de se converter ao evangelho. Mas, só em junho de 2009 ela realmente saiu da cidade de Icó-CE e ao regressar para a casa dos seus pais em Belém do Brejo do Cruz-PB, se converteu ao evangelho.

Quando ainda era freira, conheceu o Padre Lourival, mas sem interesse pessoal. Mas quando soube que Lourival tinha largado a batina e se convertido, começaram a manter contato por telefone e daí começaram a se conversar.

O irmão Luiz “assim como Lourival pediu para ser chamado” pregou no culto e também contou um pouco do seu testemunho. Contou também que está marcado o casamento para o mês de outubro deste ano e que a cerimônia vai ser realizada na Assembléia de Deus em Sousa. O pastor Alexandre Duarte que pastoreia a igreja na cidade Sorriso, no final do culto fez o convite e quatro pessoas se converteram ao evangelho, inclusive um irmão do ex-padre Lourival.

domingo, 4 de julho de 2010

Na Presença de Deus

A história de Jacó começa bem antes do seu encontro com Deus no Vau de Jaboque. Jacó era gêmeo com seu irmão Esaú, mas o segundo pela ordem de nascimento. Ambos eram filhos de Isaque e Rebeca. O primogênito, Esaú, era o detentor da bênção da primogenitura, que o fazia principal herdeiro dos bens do seu pai, do direito de exercer o sacerdócio da família e de ter o seu nome na linha genealógica de Abraão e da nação prometida a este.
Esaú não valorizava este direito espiritual e vendeu esta bênção a Jacó por um prato de lentilhas. Mas tarde, no fim da vida de Isaque, Jacó se adianta a Esaú e, incentivado por sua mãe, recebe do pai a bênção proferida em lugar de seu irmão. Esaú fica profundamente irado com Jacó e ameaça matá-lo. Temendo uma desgraça na família, Rebeca aconselha seu filho mais moço a fugir de Berseba para Harã, lugar onde morava Labão, seu irmão.
O texto que agora vamos ler nos mostra como Jacó tem a sua primeira experiência real com Deus e tem confirmada a sua bênção patriarcal. A partir dali começa um processo de transformação (mudança) na vida de Jacó.
Ler texto de Gênesis 28.10-22.
Este texto nos ensina:
1. A VOZ DE DEUS NÃO DEIXA DÚVIDAS EM NOSSO CORAÇÃO (Gênesis 28.13-14).
Mesmo diante de todos os erros cometidos por Jacó, O Senhor trabalha em sua vida e confirma os seus propósitos, manifestando a Sua Presença e afirmando ser ele o Seu escolhido.
2. O SENHOR NÃO NOS DESAMPARA ATÉ CUMPRIR O QUE NOS TEM DITO (Gênesis 28.15).
O Senhor foi com Jacó em cada passo que ele deu e nunca o abandonou. Percebemos isso quando Deus o abençoou quando cuidava das ovelhas de seu tio Labão e também na sua volta para casa.
A Palavra de Deus nos mostra que o Senhor nunca deixou o povo de Israel quando estava no deserto, e os protegia, durante o dia, do forte calor por uma grande nuvem e, de noite, do forte frio por uma coluna de fogo. Estes dois elementos também significam a presença de Deus amparando e guiando o Seu povo (Êxodo 13.21-22).

3. A PRESENÇA DE DEUS GERA TEMOR (Gênesis 28.16-17,19).
Jacó percebeu que estava num lugar santo, era um lugar de habitação de Deus (Betel). Isso é sério! Nós somos Betel, um lugar de habitação de Deus. Devemos preservar este lugar (nosso corpo) e não contaminá-lo, sujá-lo (1 Coríntios 6.19-20).
4. A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS GERA ADORAÇÃO E DOAÇÃO (Gênesis 28.18).
Jacó levanta um altar e derrama azeite. Levantar o altar significa erguer um lugar de adoração a Deus no seu coração. O gesto de Jacó em derramar o azeite (algo valioso, que era para o seu refresco no deserto e aquecimento), nos faz entender que no topo do altar de nossas vidas precisa haver doação, que é o ponto culminante da adoração.
5. O SENHOR NOS CONVIDA AO SEU ENCONTRO (Gênesis 28.12).
O fato de que os anjos estavam subindo sugere um convite de Deus para que Jacó se aproximasse e recebesse a Sua presença.

Após cometer erros e atropelos na vida, agora Jacó conhece o Deus que seus pais tanto falavam através de uma experiência real com Ele. Como disse Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5).

Buscando sempre a Presença de Jeová Shamah,
Pr Enádio.

Saaanto Pastor!!!

Dias de Muita Unção!

O Caminho Seguro

O maior desejo de Deus para nós é que sejamos santos. A palavra “santo” se confunde com íntegro (inteiro ou sem contaminação), ou seja, que sejamos inteiramente puros. O Senhor Jesus disse, no Sermão da Montanha, que “os puros verão a Deus” (Mateus 5.8).

Agora, como se conservar santo, puro, num mundo tão convidativo, que oferece o prazer em cada esquina, que tem enchido os olhos com seus pratos deliciosos que prometem matar a fome do pecado? Podemos encontrar uma resposta em Salmo 119.9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra”.

Podemos ser santos quando buscamos viver de acordo com a Palavra de Deus. Por isso que encontramos muitas pessoas crentes derrotadas pelo pecado: porque deixaram de viver a Palavra e passaram a andar de acordo com os ditames do mundo.

Agur, escritor do capítulo 30 de Provérbios, nos ensina, nos versículos 18 e 19, quatro maravilhosos caminhos que devemos buscar entender e aplicarmos em nossas vidas:

“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela”.

1. O caminho da águia no céu – Um caminho de propósitos.

A águia nunca deixa o seu ninho sem um propósito definido. Ela consegue, de longe, observar a sua presa e, então, voa decididamente em busca do seu objetivo.

Todos nós devemos ter um firme propósito de obedecer a Palavra de Deus a qualquer custo. Você não deve ter uma vida com Cristo de qualquer forma, sem objetivar o crescimento espiritual, as experiências com Deus, etc. Até também nas outras áreas de nossa vida, devemos planejar.

2. O caminho da cobra na rocha – Um caminho sem rastros.

As cobras, quando andam sobre as pedras, não deixam rastros. É assim também que deve ser com você: não deixe manchas em seu caminho. Se você tem um passado de manchas, apague-os, esqueça-os, pois Cristo já os perdoou. Mesmo que, já nos caminhos do Senhor, você tenha errado, caído ou machucado alguém, conserte o seu andar e passe a viver sem deixar marcas em você ou no outro.

Reconcilie-se, viva sem vestígios do pecado, sem marcas.

3. O caminho do navio no meio do mar – Um caminho direcionado pelo Céu.

Na época em que este texto foi escrito, as navegações eram orientadas pelas estrelas. Desta mesma forma deve ser o seu caminho, direcionado por Deus. Deixe que o Espírito Santo te guie em suas decisões, na sua vida. Deus quer estar mais presente na sua vida.

4. O caminho de um homem e uma virgem – Um caminho de espera e respeito.

Talvez nem o escritor deste texto nem as pessoas no mundo entendam como dois jovens possam esperar pelo momento certo para se entregar um ao outro, mais esta é a coisa certa a ser feita. Isso configura a salvação de uma futura família. Lares constituídos na santidade são lares abençoados.

Respeite e preserve o templo do Espírito que é você para que tudo te vá bem.

O seu sucesso depende da sua observância à Palavra. A obediência a Deus lhe levará a lugares altos como a águia, ao equilíbrio como a rocha, a ir longe na vida, como os navios e à felicidade como um homem que se deleita com a pessoa amada.

Em Cristo,
Pr Enádio.