segunda-feira, 28 de março de 2011

sexta-feira, 25 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Fecha essa boca!


Colhendo Restauração

Neemias foi escolhido por Deus para promover a restauração de Jerusalém, anos após os judeus serem levados cativos para a Babilônia e os poucos remanescentes moradores da cidade, pessoas pobres, não haverem podido evitar invasões de povos inimigos que destruíram os muros da cidade, queimaram suas portas e assolaram a cidade (Neemias 1-3).
É desta forma que Satanás age na vida do ser humano: destrói suas resistências, assola a sua vida e deixa no pó, na miséria física e espiritual.
Diante do quadro triste e de opróbrio (vergonha) que Jerusalém se encontrava, Neemias volta a Jerusalém e anima o povo a restauração dos muros de Jerusalém:

Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. (Neemias 2.17).

Diante deste texto, o Senhor quer:

NA SUA VIDA MATERIAL, converter a miséria em abundância.
A miséria pode ser física e espiritual. Miséria não é pobreza, mas uma ação maligna que provoca vergonha, desonra, penúria nos que poucos recursos e mesquinhez nos mais abastados. O Senhor quer converter a miséria em abundância, nos que tem pouco ou nada, trazendo provisão, e nos que são mesquinhos, fazendo-os doadores.
Jesus disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10.10).

NA SUA VIDA ESPIRITUAL, transformar a assolação em renovação.
O inimigo deseja nos escravizar pelo pecado, satisfazendo nossos apetites carnais, tentando-nos à auto-suficiência e provocando dúvidas em nós em relação a Deus. A sua intenção é enfraquecer a nossa fé e nos esfriar espiritualmente, para que ele possa arruinar a nossa vida. Se você está vivendo assim, busque hoje renovar a sua vida em Deus, clamando ao Espírito Santo que o ajude.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2).

NO SEU INTERIOR, erguer das cinzas uma fortaleza.
A alma é o nosso grande campo de batalha. Está continuamente na mira do diabo. É na alma onde se encontra a sede dos afetos, das sensações e paixões, sendo suscetível de angústia, de aflição, de desânimo, de desejos malignos e impuros. É também na alma onde estão os nossos traumas, medos e fobias. Na Cruz, Jesus nos trouxe a cura de nossas emoções, nos dando a oportunidade de amar, de perdoar e de sarar as feridas do nosso ser, marcadas por experiências negativas do passado. Ele nos devolve o autocontrole e eleva a auto-estima.
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2 Coríntios 4.16-18 - NVI).

É um convite do Senhor a você. Reedifique a sua vida no Senhor. O Senhor não deseja que você seja opróbrio, mas uma grande bênção na Sua Presença.

Pr Enádio.

A Igreja em Campanha Espiritual. PARTICIPE!

Que Linda Festa!!! Confira as fotos.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Superação

A passagem bíblica que apresentaremos a seguir é uma das mais motivadoras de toda a Bíblia. Conta a história de uma mulher que nunca se conformou com a sua situação. Foi além das suas próprias forças para se obter o fim desejado.
Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal (Marcos 5.24b-35).
Esta história dramática é um grande exemplo de superação de uma pessoa que buscou a sua cura em muitas fontes, sem, contudo, ter sucesso. Ao ouvir, então, falar da fama de Jesus, d’Aquele que se dizia ser o Prometido, e que curava a muitos, ela partiu numa jornada absolutamente épica em busca da solução até então não encontrada para seu problema que há anos a atingia e a consumia. Ela começou a transpor seus limites físicos, os desgastes emocionais e todos os outros obstáculos, resolutamente objetivando a sua recuperação. Apesar de esta mulher almejar a sua cura física, este encontro resultou também na cura de sua alma e na sua salvação.
Superar significa ultrapassar, exceder. Estas palavras sinônimas se encaixam em muitas personagens bíblicas e pode se encaixar também em você. Quais os obstáculos que estão diante de você? Que dificuldade você precisa superar? Você tem padecido de alguma doença ou tem lutado contra uma dificuldade financeira? Tem lutado contra a frieza espiritual, quando nem vontade de orar, ler a Palavra ou de ir à igreja você tem? Usando também outros exemplos bíblicos, vamos ver, passo a passo, o caminho desta mulher para superar o seu problema:

1º PASSO – ÂNIMO – é o mesmo que entusiasmo, que também significa “ser cheio de Deus”. Ao ouvir falar de Jesus, a mulher ficou cheia de esperança (Marcos 5.27 e 28). Outro exemplo de superação foi Davi, quando, ao chegar de uma batalha juntamente com os seus companheiros, viu a sua cidade queimada e suas famílias levadas cativas. Já cansados físico e emocionalmente, eles entraram em desespero. Mas mesmo em meio a muita angústia e oposição de seus soldados que o ameaçavam apedrejá-lo, Davi se reanimou em Deus e foi para mais uma batalha, agora em busca de sua família.
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás
(1 Samuel 30.6,8).
Renovar o ânimo é dispor novamente a lutar, a enfrentar a adversidade e não somente esperar o pior acontecer. Não faça como os soldados de Davi, que se lamentaram e ficaram procurando um culpado entre eles. Se levante, encha-se do renovo de Deus e lute. O apóstolo Paulo disse que quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim (2 Coríntios 12.10b - NTLH). Se anime, a força de Deus está em nós.

2º PASSO – MOTIVAÇÃO – a mulher se motivou e estabeleceu um alvo: tocar em Jesus para ser curada.
Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada (Marcos 5.28).
Um exemplo tremendo, na Palavra de Deus, sobre motivação foi o de Josué e Calebe. Foram por Moisés enviados, juntamente com outros dez espias, para observar a terra que o Senhor os havia prometido e fazer um parecer. Enquanto todos os outros dez espias se afrouxaram temendo os gigantes que haviam em Canaã, Josué e Calabe não se curvaram com medo do que viram, mas se motivaram quando observaram que a terra prometida realmente manava leite e mel, e que o povo de Israel deveria sim partir para conquistá-la:
Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela (Números 13.30).
Olhar para os benefícios que aquilo que desejamos nos trará sempre gerará em nós motivação para lutarmos. Mas muitos fazem o contrário: olhar apenas para os obstáculos, para “os gigantes”. Nem sempre aquilo que é bênção vem de graça. Os obstáculos, os empecilhos, as ameaças sempre estarão lá. Mas pense na recompensa. Pense nos benefícios e você verá o quanto valerá a pena lutar por esta causa. Davi soube das recompensas que o rei Saul daria para quem aceitasse duelar com o gigante Golias e não pensou duas vezes (1 Samuel 17.24-27). Vá adiante. Determine-se. Quanto maior as dificuldades, maior será a sua vitória!

3º PASSO – CORAGEM – ter coragem é se levantar com determinação diante de situações que envolvem aflição ou dificuldade. A mulher venceu o medo. Mesmo enfraquecida fisicamente, ela não temeu ser pisoteada pela multidão nem de se revelar a Jesus após tocá-lo (Marcos 5.27-33).
No livro de 1 Reis, no capítulo 19, relata a fuga de Elias, após as ameaças proferidas por Jezabel, ante o fato do profeta haver dado cabo da vida de quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. Após um ato heróico, de muito destemor, agora Elias corre com medo desta rainha idólatra.
Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
(1 Reis 19.3-4,9).
A caverna não é lugar de homens e mulheres de Deus. O Senhor não quer que você se esconda. Mesmo havendo ameaças contra você, enfrente o medo. Elias transpareceu o seu medo, abriu o coração para Deus, falou de seus receios e o quanto se sentia só, mas o Senhor o convenceu a sair do esconderijo e enfrentar a situação com cabeça erguida. Na caverna Deus o consolou e o encorajou a prosseguir com sua missão.
Não permita que o medo lhe paralise. Saia da caverna do isolamento. O Senhor tem planos para você! O mesmo Deus que disse para Paulo em Corinto: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal (Atos 18.9-10), é o mesmo Deus que está contigo nas tuas batalhas!

4º PASSO – SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – ao tocar em Jesus, a mulher foi cheia de poder.
Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? (Marcos 5.30).
Ela recebeu uma injeção da glória de Deus e agora estava disposta a superar qualquer outro obstáculo que se apresentasse.
Na história de Gideão,encontramos um grande exemplo de superação de um homem cheio do Espírito de Deus (Juízes 6.33-40 e 7.1-7). Após ser revestido do poder de Deus, com um exército de trezentos homens, desbaratou um grande exército composto de três povos distintos.

Não sei a batalha pela qual você tem passado, o que eu sei é que conhecemos um Deus que nos ajuda na hora da angústia nos trazendo ânimo, na hora da fraqueza, nas motivando a caminhar, nos momentos de temor, dando-nos coragem e nos revestindo com a sua “exousia”, palavra grega que denota AUTORIDADE, também traduzido como “PODER DELEGADO”, para que você possa superar todo poder do mal e alcançar vitórias.


Pr Enádio.

Versículo 13


Reflexão: AVAREZA


Conta uma história que havia dois mendigos que cresceram juntos e eram amigos inseparáveis. Desde criança nunca se separaram e agora, idosos, viviam correndo o mundo. Certo dia, passaram perto de uma ponte e viram uma corrente se desenterrando bem no barranco do rio e, como os mendigos vivem fuçando aqui e ali, eles acabaram desenterrando a corrente e puxaram-na com força.
Na ponta da corrente, de dentro do rio, apareceu um baú enorme, contendo um tesouro muito grande. Depois de muito festejar, eles combinaram que iriam repartir o tesouro meio a meio.
Quando ambos foram carregar as suas partes, não agüentaram, pois há muito dias não se alimentavam e estavam fracos. O que parecia mais esperto dos dois teve uma idéia:
- Ora, amigo! Nós agora somos imensamente ricos. Pegue um pouco de ouro, vá até a cidade e compre comida para nós. Eu ficarei cuidando de nosso tesouro.
O outro não achou má idéia, porém, ao sair, teve um pressentimento: - E se ele fugir com o tesouro? Não, ele não vai fazer isso... somos amigos há muitos anos!
Foi-se para a cidade e à tardinha voltou trazendo uma refeição forte e gostosa para o amigo. Viu o tesouro mas não enxergou o amigo. Onde estaria? Depois de chamá-lo pelo nome várias vezes, ele apareceu traiçoeiramente com um punhal, que cravou bem sobre o coração do amigo.
Seus olhos brilharam.
- Agora o tesouro é só meu. Se antes eu podia comprar dezenas de casa com a metade, agora posso comprar uma cidade inteira com tudo.
Toda aquela maquinação contra o amigo, causara-lhe mais fome ainda. Apanhou a comida que o amigo trouxera e comeu à vontade. Descansou um pouco, apanhou o baú com o tesouro e foi-se. De repente, sentiu-se mal. A sua visão escureceu-se e ele tombou morto, espalhando aquele tesouro no terreno arenoso.
Conclusão: o amigo havia tido a mesma idéia que ele, de ficar com todo o tesouro, por isso colocara veneno na comida. O avarento sempre tem um fim trágico.

FONTE: http://www.familiaegraca.com.br/portal/

A história que a mídia não conta

quinta-feira, 10 de março de 2011

Convite



Versículo 12


Confira fotos do Acampamento da IEEA Sede. Estivemos lá!









Acompanhe abaixo a mensagem transcrita da ministração feita pelo Pr Enádio na 1ª noite de Acampamento. O tema este ano foi RENOVANDO A FÉ. Foram dias abençoados e de muita edificação.

Virando o Moinho e Revirando a Vida

* Mensagem ministrada no Acampamento da IEEA Sede que aconteceu entre os dias 05 e 08 de março.

Devemos vigiar a nossa fé. O Inimigo tentará de todas as formas levá-lo ao erro, minguar a sua fé para, depois, tragá-lo. Ele é como um leão que espera a presa se desgarrar do bando para poder dar o seu bote.
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pedro 5.8).
Aconteceu com Sansão. Nascido por uma promessa e por um milagre de Deus, pois sua mãe era estéril, Sansão era um nazireu, termo hebraico que quer dizer “consagrado” ou “separado”, que consistia em se consagrar a Deus por um determinado tempo ou por toda a vida. Sansão era cheio do Espírito de Deus e de uma força impressionante e sobrenatural, o que o levou a ter muitas vitórias sobre os inimigos de Israel, os filisteus. Mas suas atitudes irrefletidas o expuseram ao inimigo e à sua ruína. Primeiro porque casou, contra a vontade de seus pais, com uma mulher filistéia.
Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado
(Juízes 14.1-3).
Sansão se uniu à filha do inimigo. Às vezes você faz alianças com pessoas que não agradam a Deus. Mas você diz: “Mas é tão bom estar com esta pessoa. Esta pessoa é tão agradável”. E então vai ao terreno inimigo como um perdido numa floresta escura que pensa saber o caminho de volta.
A segunda atitude de Sansão foi se desviar do caminho de costume tocar em um animal morto quando o seu voto de nazireado o proibia de fazer tal coisa.
Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho. Quando voltou aos seus pais, repartiu com eles o mel, e eles também comeram. Mas não lhes contou que tinha tirado o mel do cadáver do leão
(Juízes 14.8-9).
Ele não considerou o voto, não atentando para o que é sagrado. Quando não atentamos para o sagrado, achando que podemos “pedir uma licença a Deus”, sair por um momento do Seu Caminho e desobedecê-lo, não sabemos que estamos correndo um grande perigo. O diabo sempre colocará o mel dentro daquilo que representa morte. O pecado pode até ter, a princípio, gosto de mel, mas dentro deles também tem abelhas com seus aguilhões que ferem, machucam e matam. Talvez o Senhor esteja me impulsionando neste momento para lhe trazer este alerta. Cuidado! O Inimigo está à espreita. Não vacile!
A terceira atitude reprovável e de total desatenção de Sansão foi alimentar sua inclinação a desvios morais.
Ele dormiu com uma prostituta gazita (Juízes 16.1) e se deixou seduzir por uma mulher sedutora, sem caráter e ambiciosa chamada Dalila.
Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata (Juízes 16.4-5).
O Inimigo sempre buscará agir naquilo que representa a sua maior fraqueza. É nessa área que deve vigiar de forma dobrada. Nunca subestime o diabo. Ele é um ser secular. Já derrubou, arruinou e destruiu muitos homens e muitas mulheres de Deus. O apóstolo Paulo disse para não ignorarmos os seus ardis (2 Coríntios 2.11).
Sansão foi envolvido por Dalila e entregue nas mãos dos seus inimigos. Uma grande tristeza, um homem de Deus que não vigiou, não se atentou, mesmo quando chances lhe foram dadas.
Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere (Juízes 16.18-19, 21).
Vigie, ore, busque de Deus forças contra a tentação. Não durma no colo do Inimigo. Seja como uma águia, ande atento com o que está à sua volta. Palavras do Senhor Jesus:
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Marcos 14.38).
Há ditado que diz que um leão ferido não é um leão morto. Sansão pecou, errou, foi subjugado pelo inimigo, mas continuava vivo. Aqueles dias no cárcere, virando o moinho como boi, foram de reflexão para a sua vida. A cada giro no moinho, virava a sua vida não para baixo, mas para cima. O cabelo de sua cabeça começou novamente a crescer. E com o filho pródigo, que havia gastado todo o dinheiro da herança dada pelo seu pai, passando a cuidar dos porcos e desejar comer a sua ração, arrependido voltou para o pai, Sansão estava de volta. Mesmo sendo zombado, sendo motivo de risos por parte dos príncipes filisteus, Sansão desenvolveu uma relação íntima com Deus à medida que seu cabelo crescia.
1. A sua fé em Deus se renovou – Observamos isso na forma como ele clamou a Deus.
Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos (Juízes 16.28).
2. A sua cegueira era agora para o mundo e não mais para Deus.
3. A Unção voltou, e com Ela, a sua força – Passou a portar da mesma força sobre-humana que a Unção de Espírito do Santo do Senhor lhe fornecia, pela sua entrega total a Ele.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida (Juízes 16.29).
É tempo de você reagir, se levantar, pois Deus espera o retorno a grandes vitórias.
Renovando-se no Senhor,
Pr Enádio.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Nossa Vida Muda Quando Decidimos Mudar


Um dia, eu perdoei meu inimigo e fui forte…
no outro eu pedi perdão
e fui grande.
Um dia, mostrei minhas razões
e fui eloqüente…
no outro, ouvi meu próximo
e fui humano.
Um dia, lutei pela minha causa
e fui bravo..
no outro, lutei pela causa alheia
e fui gente.
Um dia, batalhei pelo que queria
e fui perseverante…
no outro, dividi o pão
e fui rico!
Um dia, recebi aplausos e fui admirado…
no outro, fiz o bem em silêncio e os anjos me aplaudiram.
Um dia, usei a inteligência
e fui respeitado…
no outro, usei o coração
e fui amado!
Quando me dei conta minha vida mudou
quando mudei minhas atitudes diante da vida e dos fatos.


Fonte: http://www.portaldosevangelicos.com.br/?tag=texto-de-reflexao