sábado, 30 de abril de 2011

Nosso Acampamento


Dupla Identidade Espiritual



Por que somos tão fortes, mas, às vezes, tão frágeis?
Por que desejamos fazer a vontade de Deus, mas somos grandiosamente inclinados a fazer o contrário?
Por que queremos pensar as coisas de Deus, mas, de repente surgem no fluxo da mente imagens e vozes que nos convencem que o melhor é satisfazer os desejos da carne, desfrutar de momentos de prazer e satisfação carnal?

O apóstolo Paulo, ao escrever sua carta aos romanos, abordava justamente esta questão, pois a Lei veio como uma regra, uma orientação de vida para que o homem pudesse respeitar a Deus, o próximo e também não provocasse sua destruição, mas o nosso “eu” interior, ao ser atacado pelos inimigos do campo da mente, muitas vezes sucumbe. Isto é o que chamo de Esquizofrenia Espiritual.

No campo da psiquiatria, a esquizofrenia é uma doença que provoca distúrbios mentais, que, basicamente, desassocia a pessoa do mundo real, causando a perda da unidade da personalidade. A pessoa esquizofrênica não consegue distinguir o real do imaginário, tendo o que chamamos de dupla personalidade.

A associação da esquizofrenia e do que o apóstolo Paulo aborda na Carta aos Romanos é para mostrar que muitos cristãos buscam uma identidade espiritual baseado em Deus e no que diz a Sua Palavra, se esforçando em praticá-la, orando, louvando, participando das programações da igreja, mas, paralelamente, sofre batalhas invisíveis no campo da mente, que, se não combatidos ou rejeitados, geram luz ao pecado (Tiago 1.15). Muitos crentes sofrem por não conseguirem se livrar de tais pensamentos, pois sempre que estes vêm, frutificam em ações pecaminosas, passando a viver uma dupla vida espiritual.

O que gera a esquizofrenia espiritual?

1. A COBIÇA – o desejo de “ter” material, espiritual, carnal. O Inimigo sempre lhe tentará naquilo que lhe atrai (Tiago 1.14-15).


2. OS PECADOS PASSADOS – todos nós somos tentados pelo diabo naquilo que praticávamos no passado: prostituição, roubo, mentira, maledicência, etc.

O que devemos fazer para vencermos as batalhas na nossa mente que causam a dupla personalidade espiritual?

1. PENSAR AS COISAS LÁ DO ALTO (Colossenses 3.2). Alimente sua mente com a Palavra de Deus; escute e cante louvores, pense no que Deus tem para você, nas Suas Promessas, quando se é obediente a Ele.
2. OCUPAR A MENTE E O TEMPO. Como alguns dizem: “a mente vazia é oficina do diabo”. Davi caiu em pecado quando estava no palácio “descansando“, enquanto todo o seu exército estava na guerra (2 Samuel 11). Leia literaturas cristãs, faça a obra de Deus, evangelize, procure fazer alguma coisa que traga edificação.
3. DESVIAR O FOCO DOS MAUS PENSAMENTOS. Quando vierem à sua mente os maus pensamentos, saia ou mude do lugar em que você está; ligue para um irmão para conversar; desvie os seus pensamentos.
4. TER CUIDADO COM O QUE OUVE OU VÊ. Tudo o que vemos ou ouvimos é rapidamente absorvido pela nossa mente. Se for bom, edifica, mas se for ruim, pervertido, penetra na mente, gerando desejos pecaminosos.

Tiago nos alerta em sua carta que o inconstante não alcança de Deus coisa alguma (Tiago 1.7-8). Busque a Deus em oração, pedindo a eles forças e perseverança nas tentações, a fim de que não caia nas armadilhas do diabo, se tornando um esquizofrênico espiritual, com uma dupla vida santa e pecaminosa. Não! Ao contrário, vença, vigiando e colocando a sua mente cativa à obediência de Cristo (2 Coríntios 10.5).

Com amor,
Pastor Enádio.

Que amor, hein!



Você sabia que...



A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)

Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6: 5)

O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24: 13 - 18, João19: 25)

O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11: 26, Atos 26: 28 e I Pedro 4: 16)

A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2: 4)

A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2: 2)

Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)

Fonte: http://www.ja-online.net/ajudaja1.asp?Contador=4294



Assista!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Versículo enígma


FONTE: http://roseeducacaocrista.blogspot.com/2010/09/preparei-este-versiculo-para-o-estudo.html

Vivendo na Dependência de Deus


“Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32.22-28).

Jacó foge para a casa de seu tio Labão e lá se casa com as duas filhas deste, Lia e Raquel, tem filhos, enriquece, enfim, vê a mão de Deus operando em sua vida. Mas ainda assim, demonstra, em suas atitudes, que havia um pouco do velho Jacó em sua vida. A forma como Jacó planejou conduzir o encontro com seu irmão Esaú mostra o quanto ele queria resolver as coisas por si próprio, demonstrando auto-suficiência (aquele que se basta para si mesmo).

Essas atitudes de Jacó muitas vezes são também atitudes nossas quando estamos diante de situações adversas na vida:

1. Queremos resolver pela nossa sabedoria humana (pela própria inteligência) – Jacó disse que iria ser servo de Esaú (Gênesis 32.3-4).

2. Queremos resolver com aquilo que temos nas mãos (bens ou dinheiro) – Jacó quis presentear a Esaú com seus bens (Gênesis 32.5,13-18). As pessoas não oram mais, mas tentam resolver logo por si.

3. Tentamos resolver usando estratégias humanas – Ele separou que com ele estava em dois bandos (Gênesis 32.6-7).

Outro fato que evidencia o quanto Jacó queria resolver seus problemas pela sua auto-suficiência foi quando ele luta com o Anjo do Senhor e resiste com todas as suas forças. Jacó começa a lutar pensando ser o Anjo um espião de Esaú, mas depois nota ser alguém enviado por Deus. O termo “Anjo do Senhor” aponta para uma teofania, ou seja, manifestações de Jesus Cristo no Antigo Testamento.

Na luta com o Anjo, este toca em uma de suas coxas. Para o judeu, o tendão de sua coxa era o símbolo de sua força, de sua auto-dependência, sua auto-suficiência. Mas Jesus o toca. Ele quebra as suas resistências e o faz depender totalmente de Deus. Agora Jacó não quer sair da presença de Deus porque queria a Sua bênção para a sua jornada, pois estava totalmente dependente do Senhor.

A presença de Deus gerou a inteira dependência de Jacó, e agora ele seguiria a sua jornada como outra pessoa, outro nome, outra forma de encarar seus problemas, com a certeza de que Deus estava preparando o seu encontro com Esaú, seu irmão.

Entregue aos cuidados de Deus,

Pr Enádio.

Neste Mês de Abril


Porta Estreita

Você sabia que...

O livro de Isaias é considerado uma Mini-Bíblia haja visto que, como a Bíblia, que possui 66 livros, o livro de Isaias tem 66 capítulos, sendo que nos primeiros 39 capítulos falam exclusivamente da lei, de juízo e castigo divino e é, essencialmente, dirigido aos judeus. Já nos 27 capítulos finais, fala de Graça, Salvação e da Volta do Messias e também se dirige aos gentios.

Veja esta ilustração

terça-feira, 5 de abril de 2011

Evite o Desperdício [na vida]


Quando Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar milhares de pessoas que estava ouvindo Suas Palavras, Ele pediu para os Seus discípulos não largar ou mandar para os porcos a sobra. Todos haviam se alimentado e ainda sobraram 12 cestos. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido (João 6.12-13). Que aprendamos a administrar com inteligência a nossa vida. Que possamos evitar o desperdício. Gostaria de relatar algumas coisas que você precisa vigiar, para não ser um desperdício em sua vida:


Não desperdice as suas palavras falando aquilo que não edifica. Fale apenas o que convém e constrói. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem (Efésios 4.29).


Não desperdice o seu tempo falando ou julgando a vida alheia. Não julgueis, para que não sejais julgados (Mateus 7.1). Não desperdice a sua audição com críticas ou palavras negativistas. Não fique escutando tudo o que os outros dizem, pois poderá ouvir o seu empregado falar mal de você (Eclesiastes 7.21 - NTLH).


Não desperdice o seu tempo livre fazendo aquilo que não edifica. Ex.: assistindo TV ou passando horas na internet sem motivo algum, quando se poderia estar estudando, orando, lendo a Palavra ou um livro interessante. Não porei coisa má diante dos meus olhos (Salmo 101.3 a - ACF).


Não desperdice o seu dinheiro comprando o que não precisa. Cuidado com o consumismo. Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido (Eclesiastes 5.10 - NVI).


Não desperdice seus neurônios com ansiedades e preocupações. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Filipenses 4.6-7 - NVI).


Não desperdice a sua força e suas palavras com tolos. Não perca tempo com aqueles que não estão dispostos a ouvirem a boa-nova e aceitar Jesus em suas vidas. Tem também muitas outras pessoas necessitando ouvir a Palavra. Não insista em dar conselhos a quem não quer recebê-los. Não dêem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão (Mateus 7.6 - NTLH).


Não desperdice a sua vida fazendo o que não é da vontade de Deus. Ex.: andar com ímpios; ter negócios com ímpios; se relacionar sentimentalmente com descrentes. Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei” (2 Coríntios 6.14-17 – NVI).


Viva da melhor forma possível!

Pr Enádio.

Olha o presente que ganhei!


Vigília de Oração da Colheita. Um Grande Mover de Deus!




Profeta Barato!


Versículo 14