domingo, 2 de junho de 2013

Escolha ser Feliz!



Há uma frase do poeta chileno Pablo Neruda, em que ele diz: Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. É verdade, nossas escolhas sempre trazem consequências e nos somos sempre resultados delas. Se você escolher certo, terá alegria e felicidade, mas se escolher errado, as consequências serão desagradáveis. O Senhor nos diz em Isaías 1.19-20: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse. A felicidade ou o sofrimento não são consequências da vida, mas das escolhas que fazemos. O que Deus quer nos dizer é que podemos ser feliz se tomarmos a decisão de escolher ouvi a Sua Palavra. Você pode escolher ser feliz.

1. Escolha ser feliz não satisfazendo os apetites da carne, mas rejeitando as ofertas pecaminosas do inimigo.

Adão e Eva estavam no Éden, jardim de Deus, lá tinham de tudo do bom e do melhor, mas desobedeceram a Deus comendo do fruto proibido e assim perderam todas as bênçãos daquele paraíso (Gênesis 3.1-24). O pecado nos traz vergonha, sofrimento e perda de desfrutar de bênçãos de Deus em nossas vidas.

Já José foi tentado pela mulher de seu patrão Potifar, quando esta o tentava a se deitar com ele (Gênesis 39.6-20). Aquela mulher não devia ser qualquer mulher, mas como esposa de alto oficial do Egito, devia ser muito bonita e atraente. Mas José resistiu com todas as forças e, quando percebeu que não poderia mais resistir, fugiu. A Bíblia diz: Fugi da prostituição (1 Coríntios 6.18), foi isso que ele fez. Mesmo José sendo depois injustiçado, Deus usou a injustiça que fizeram com ele como canal para leva-lo anos mais tarde diante de faraó e fazê-lo governador de todo o Egito. Quando rejeitamos o pecado em nossas vidas, saímos de uma situação de vexame, de limitações para o topo daquilo que o Senhor tem para o ser humano.

2. Escolha ser feliz não se entregando às inquietações da vida, mas enchendo seu coração (sua mente) de fé e esperança.

Saul foi conhecido como um rei precipitado (1 Samuel 13.8-14a). Numa das guerras contra os filisteus, Saul esperava pelo profeta Samuel para juntos oferecerem sacrifícios ao Senhor para que o Senhor os abençoassem e desse vitórias sobre os filisteus. Saul esperou sete dias por Samuel, mais como este profeta estava demorando chegar e ele se vendo agoniado por causa do exército de Israel que estava e espalhando e, como disse ele, movido pelas circunstâncias, fez sozinho o holocausto. Isso desagradou a Samuel. Saul deveria ter esperado um mais e controlado suas inquietações, suas ansiedades. Às vezes por pouco perdemos a bênção. Ficamos ansiosos porque temos esperado e nada acontece. Nos inquietamos porque as pessoas cobra de nós algo que resolvemos aguardar em Deus. Nos entregamos às preocupações por alguma coisa que precisa ser resolvida, mas há uma demora na solução.  Saul se precipitou, precisa esperar só mais um pouco. A sua precipitação lhe custou o reino. Muitas vezes a pressa demasiada em quer resolver algo, uma ação irrefletida, pode custar a perda de algo grande que Deus estava preparando para nós.

Isaque resolveu esperar no Senhor (Gênesis 24.1-4). Ele não casou com uma mulher da terra dos cananeus, as quais adoravam outros deuses, mas resolveu esperar por aquela que o seu pai providenciaria para ele. Abraão, já velho, enviou seu servo mais antigo buscar uma esposa para Isaque dentre os seus parentes, que eram tementes a Deus. Isaque já estava com 40 anos de idade e poderia ter casado com qualquer mulher que quisesse, pois era herdeiro de uma fortuna, mas não inquietou, mas pacientemente esperou no Senhor. Rebeca era a mulher que Deus havia reservado para Isaque e Deus confirmou isso. Quando o servo de Abraão trouxe Rebeca, Isaque estava orando no campo (Gênesis 24.61-67). Você pode esperar em Deus. Não se preocupe nem se precipite, creia em Deus e busque a Ele, pois ele agirá a teu favor!

A escolha é sua. Você não pode reclamar da vida se você teve chance de escolher e escolheu errado. Escolha debaixo da direção de Deus e de Sua Palavra. A felicidade está bem pertinho de você.

Pr. Enádio Ferreira.

Música Linda!