terça-feira, 15 de junho de 2010

Vivendo Acima da Crise

Leia Mateus 14.22-33.

Nos últimos três anos percebemos no noticiário quase que diariamente, reportagens sobre a crise mundial. Uma crise econômica que começou nos países ricos e se globalizou. Muitas empresas quebraram, fortunas desapareceram e aquilo que era uma segurança se esfacelou. Esta onda de crise, se não chegou com força até nós, pelo menos assustou muita gente, pois o que víamos pela TV eram especulações pessimistas e até desesperadoras. Isso só nos revela que não estamos preparados para os colapsos da vida.

Mas eu gostaria de lhe mostrar o outro lado da moeda. O lado em que a crise pode representar para você um momento de transição entre insignificância e notoriedade; de privações para a prosperidade; de mesmice espiritual para grandes experiências na manifestação do Poder de Deus em sua vida.

Gostaria de trazer a você quatro lições extraídas deste texto.

1ª Lição:

A palavra crise em japonês quer dizer “oportunidade”. A crise foi uma oportunidade para que Pedro andasse sobre as águas e reconhecesse que ele podia fazer as mesmas obras que Jesus fez. O próprio Cristo nos afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai” (João 14.12).

Pedro andou sobre as águas como Jesus. Esta mesma Palavra também se cumpriu na vida de Pedro quando ele e João curaram um coxo que mendigava na Porta Formosa (Atos 3.1-8) e na sua célebre pregação em que três mil almas foram salvas e batizadas (Atos 2.14-41).

2ª Lição:

Os obstáculos vêm quando tiramos os olhos do foco e olhamos em outras direções. Pedro tirou os olhos de Jesus e começou a afundar.

Henry Ford declarou: “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você quer ver quando tira os olhos do seu alvo”.

A Palavra nos ensina a andar por fé: “o justo viverá pela fé" (Gálatas 3.11).
A fé é indispensável a todos que se doam ao Senhor, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Nos momentos de crise não podemos olhar para as circunstâncias contrárias, pois eles produzem medo, e o medo nos paralisa. Quando deixamos que algo nos paralise, a tendência é afundar na crise. Devemos sempre olhar adiante, olhar para Cristo.

3ª Lição:

A forte mão de Deus nos traz à tona quando afundamos no mar das dificuldades e adversidades.
Quando Pedro sentiu que estava afundando, gritou por socorro ao Senhor. Os momentos de crises são momentos em que devemos clamar a Deus. Jesus, então, estendeu a mão a Pedro e ambos entraram de volta no barco.
Devemos entender que mesmo no mar bravio da vida, não estamos sozinhos. Talvez não tenhamos humanamente a quem recorrer, mas adiante de nós há um que pode: Jesus. A Sua forte mão se entende e nos salva.

4ª Lição:

Uma vida com Cristo é uma vida de segurança, mesmo em meio às tempestades. É importante notar que o Senhor o levou de volta ao barco, que parecia ser um lugar seguro, mas antes da chegada de Jesus, este mesmo barco “seguro” estava sendo açoitado pelos ventos contrários e apavorado os discípulos. A diferença agora era que Jesus também subiu ao barco. O barco significa nossas vidas. Uma vida sem Jesus é uma vida desprovida da proteção de Deus, que é impelida e agitada por qualquer vento. Mas, estar em Cristo é estar seguro em qualquer situação.

Que a partir de hoje vivamos acima das crises. Que depositemos em Cristo toda a nossa fé e saibamos que, mesmo em meio às adversidades, Ele estende a Sua mão a nós e nos conduz em segurança.

Sobre as águas,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário