quarta-feira, 21 de julho de 2010

Leia e Seja Edificado!

Vivemos em dias como nunca antes vividos em toda a história. Dias em que o que o avanço tecnológico e científico tem encurtado as distâncias, prolongado a vida, mas, contudo, não tem tido a capacidade de sarar as feridas da alma e do espírito humano. Sofrimento, desespero, pessoas em miséria e miseráveis por dentro, violentas, implacáveis, mortas em si, têm derramado lágrimas e feito derramar nos olhos de outros e de suas famílias. Um mundo com progresso tecnológico e científico, mas doente. Sem ternura e afeto, um mundo sem amor. Nas clínicas terapêuticas cheias, a busca humana por uma solução espiritual. Nunca a humanidade foi tão carente espiritualmente. A sociedade do aqui e agora, virtual, frio. Um mundo sem graça e sem a Graça de Deus.
O trecho bíblico a seguir, nos mostra fortemente um convite de Jesus a todos nós, um convite e também pedido, expressando a Maravilhosa Graça de Deus oriunda de Cristo para as nossas vidas:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).

Um convite: “Venham a mim”.

Jesus nos convida. Ele não obriga ninguém a seguí-lo. Como disse o profeta: “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zacarias 4:6).
a) Um convite aos cansados, aqueles que estão cansados de lutar, de buscar uma saída e não têm encontrado. Cansados do jugo desigual, cansados de viver. Jesus chama a todos estes para descansar Nele: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23.2-3).
b) Um convite os sobrecarregados, aos que estão levando pesados fardos emocionais e espirituais, oriundos de traumas, injustiças, abusos, para que o Senhor traga cura e alívio através do Espírito Santo (Isaías 61.1-3).

Um pedido: “Tomem sobre vocês”.

Cristo nos faz um pedido. Um conselho aos que vêm a Ele.
a) Um pedido a tomar sobre nós o Seu Jugo. O jugo é uma peça de madeira que serve para emparelhar dois animais para o mesmo trabalho. Espiritualmente, o jugo é símbolo de servidão, de opressão, de constrangimento. Jesus diz que o Seu Jugo é suave. Na verdade, Ele quer dizer que todos tomem Seu Senhorio sobre suas vidas. Quando vivemos no pecado, vivemos sob a sua servidão e opressão de Satanás, mas quando recebemos a Jesus como Senhor, nossa vida é transformada e liberta.
b) Um pedido a aprender Dele. A lição que Jesus nos traz é de mansidão (domínio próprio) e de humildade. Ele quer que sejamos inquietos, impacientes. Também não quer que sejamos arrogantes, orgulhosos, mas que depositemos Nele a nossa confiança (Mateus 6.25-34).

O Senhor é Pai, que cuida de nós. Ele nos aquece com o Seu Espírito Santo. Somente Ele traz satisfação plena à alma humana. Se lance nos braços de Jesus. Entregue a sua vida a Ele.

Na plenitude de Cristo,

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário