segunda-feira, 7 de maio de 2012


Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: - Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: - Sim, eu quero. Você está curado. No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: - Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou (Mateus 8.1-4).

Logo após o famoso discurso de Jesus chamado “Sermão da Montanha”, o Senhor desceu daquele monte seguido de uma grande multidão maravilhada. Um homem leproso, aproximando-se do Mestre, o adorou e manifestou o desejo de ser curado.

Ser leproso, naquela época, era:

Ser afligido por uma enfermidade incurável, crônica, que machucava, feria não só o corpo, mas também a alma, atingindo a estética do corpo e, consequentemente, a autoestima;

• Estar à margem da sociedade, pois não era admissível um leproso viver nas cidades e vilas, para não contaminar os outros;

• Ser carentes de afetos, pois os leprosos não podiam se relacionar com outras pessoas.

A história deste leproso chama e muito a nossa atenção pela sua atitude extremamente ousada de se aproximar de Cristo. Esta atitude poderia trazer consequências para a sua vida, como ser ridicularizado e apedrejado pela multidão, mas, mesmo assim, ele insiste em chegar perto do Senhor e assim receber a bênção que tanto queria.

Esta narrativa nos mostra que, para ter um toque especial do Senhor em nossas vidas, precisamos:

CORAGEM – Este leproso não se preocupou com a reação das pessoas perante o fato dele se aproximar do Mestre.

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar nos Santo dos Santos, pelo Sangue de Jesus (Hebreus 10.19).

ADORAÇÃO – A forma como nos achegamos ao Senhor faz toda a diferença. Ele adorou o Senhor. Para Jesus, não importa quem se aproxima Dele, e sim como se aproxima. Ele chegou perto e adorou. Adoração significa rendição, amar acima de tudo, reconhecimento pelo que Ele significa em nossas vidas.

Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são adoradores assim que o Pai procura. Deus é espírito; e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4:23-24).

DESEJO – Ele abordou o Senhor com uma afirmativa: Senhor, eu sei que o Senhor pode me curar se quiser. Estas palavras demonstram o desejo que este homem tinha de ser curado. Se você quer algo de Deus, fale ao Senhor o seu desejo. Coloque diante Dele em oração.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças (Filipenses 4.6).

A sua atitude incomum provocará uma ação incomum da parte de Deus. A ousadia deste homem em se aproximar, se prostrar e falar com o Senhor fez Jesus tocar nele e curá-lo. Tocar em leproso era proibido pela Lei de Moisés (conforme Levítico 13), mas Jesus, que é maior que a Lei, não se importou, tocou no intocável, agindo em amor e com poder na cura e restauração do leproso.

Se achegue ao Senhor. Ele tem grandes coisas a fazer na sua vida.

Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros (Tiago 4.8).

Na Graça de Cristo,
Pr Enádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário