segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma Reforma em Minha Vida



Asa foi um rei piedoso que buscara o Senhor nos dias de seu reinado em Judá e Benjamim. Era bisneto de Salomão. Como resultado da sua confiança em Deus, venceu um poderoso exército egípcio de 1 milhão de soldados. Em seus dias, veio a Palavra do Senhor a ele por intermédio do profeta Azarias, que tomado pelo Espírito de Deus, o incentivou a buscar o Senhor com intensidade e a não esmorecer as mãos, pois o Ele os recompensaria por isso. Estas palavras mexeram muito com o rei, e este tomou atitudes que contribuíram para o sucesso do seu reinado por 35 anos.

Lendo este texto entendemos como Deus fala conosco e nos direciona. Dia-a-dia enfrentamos adversidades, como a grande batalha que Asa enfrentou, mas o socorro do Senhor é certo quando buscamos e confiamos Nele. Mesmo assim, há um anseio no coração de Deus em que busquemos O mais. É um desejo de comunhão que parte de Deus e que foi perdida no Éden em decorrência do pecado do homem. Muitas vezes esta busca se dá quando passamos por dificuldades e os obstáculos são maiores que nós. Isto é valido, mas a busca pela comunhão não pode ser apenas em momentos de adversidades, mas espontaneamente.

As Palavras dirigidas pelo Espírito de Deus a Asa o fez promover na nação um retorno à vida com Deus. Estas atitudes também podem ser necessárias em minha vida.

1ª Atitude – Asa readquiriu ânimo (v. 8a). Parece simples, mas um dos grandes desafios que temos na caminhada com Cristo é manter o nosso ânimo. Às vezes as lutas são grandes e intensas e por vezes nos desanimam. As Palavras de Deus foram um banho de ânimo. Por que devemos nos animar?
ü  Porque Deus está conosco.
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Is 43.2);
ü  Porque há livramento do Senhor.
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” (Sl 34.19);
ü  Porque temos promessas de vitórias.
Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos,porque a vossa obra terá recompensa.”  (2 Cr 15.7).

2ª Atitude – Asa promoveu uma limpeza espiritual (v. 8b e 16). A nação possuía ídolos e até a mão do rei era idólatra. Ídolo é tudo aquilo que tem um lugar de destaque em nossas vidas e alcançam um grau de importância igual ou até acima de Deus, se transformando assim num objeto de adoração. Podem ser pessoas ou coisas como o trabalho, o dinheiro, a casa, o carro, a TV, a Internet, etc. Estas coisas ocupam tanto o nosso tempo que nos esquecemos de nos voltarmos a Jesus no cotidiano e afetam nossa vida espiritual provocando frieza, distanciamento do Senhor e da Sua Comunhão em Oração, na Palavra e na Igreja. O Senhor Jesus nos aconselha em Apocalipse 2.4-5: “Tenho, porém, contra ti, que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. 

3ª Atitude – Asa renovou o altar do Senhor (v. 8c e 9-15). A renovação consiste em:
ü  Buscar a comunhão com o Povo de Deus e Sua Casa que é a Igreja (v. 9-10);
ü  Fazer sacrifícios (v. 11). Orar, estudar a Bíblia, ir à Igreja, fazer algo significativo pelo Reino de Deus, tudo isso envolve sacrifícios, principalmente numa época em que temos tantas demandas na vida como trabalho, estudo, cursos, cuidado com a família, entre outros;
ü  Fazer uma aliança com o Senhor de sempre buscá-Lo de todo o coração, não importam as circunstâncias (v. 12-13).

4ª Atitude – Asa abençoou a Casa de Deus com ofertas (v. 18). Ofertar algo precioso a Deus é símbolo de um coração derramado em Seu Altar. O que Asa ofereceu foi valioso e de utilidade. Quero oferecer ao Senhor aquilo que para mim é significativo, pois com certeza o será também para a Casa do Pai.

O resultado destas atitudes foram anos de paz de toda parte. Isto me mostra que quando estou bem com Deus, tudo à minha volta fica bem. Vem prosperidade (do hebraico Shalom) sobre a minha vida (v. 15 e 19).

Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário