Leia Mateus 2.1-12.
Os magos do Oriente eram homens eram astrólogos ou mágicos que trabalhavam em algumas ciências que incluíam a superstição, a magia e a impostura (artifício para enganar). Estes homens viram uma estrela no Oriente e entenderam que deveriam segui-la, pois ela os levaria ao recém-nascido Rei dos judeus, para ali O adorá-Lo. Não se sabe se eles conheciam das profecias bíblicas sobre o nascimento do Messias Libertador de Israel ou se era apenas superstição, mas eles seguiram a estrela. Esta estrela os levou até Jesus.
Assim como a estrela no Oriente guiou os magos até o Menino-Deus, o que tem nos levado até Jesus?
1. A nossa devoção ou o nosso zelo pelas coisas de Deus; uma aptidão que desde cedo nos faz buscar viver para Deus. Isso nos levou a viver com Jesus.
2. A curiosidade. Foi isso que me levou a Jesus. Eu tinha curiosidade em conhecer melhor como era viver nos caminhos de Deus, o que era a Bíblia e como Deus trabalhava no ser humano através Dela.
3. O cansaço das coisas desta vida. Jesus disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30).
4. A dor, os tormentos, os conflitos interiores e as enfermidades. A Bíblia diz que grande multidão do povo, de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom, que vieram para o ouvirem e serem curados de suas enfermidades; também os atormentados por espíritos imundos eram curados (Lucas 6.17b-18).
Todas estas coisas são como que uma estrela que nos leva a Jesus. Não importa como você é levado a Jesus, mas o que realmente importa é que você chegue até Jesus.
Quando os magos do Oriente chegaram até Jesus, viram o menino numa manjedoura. O nascimento deste menino fora profetizado oito séculos antes pelo profeta Isaías (Isaías 9.2-7). Este profeta nos revela:
a) Quem Ele é (Isaías 9.6). É Aquele que tem o governo sobre Si, e é chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz;
b) O que Ele faz por nós (Isaías 9.2-4). Nos tira das trevas para a Sua Maravilhosa Luz, arrancando a tristeza e nos aumentando a alegria. O jugo que pesa sobre os ombros, a vara que fere as nossas costas e o cetro opressor serão removidos. O jugo que está sobre os meus ombros é um peso que eu carrego, não é pessoa, é o peso que eu carrego vai ser despedaçado. A vara que me castiga vai ser quebrada, mas a vara é de um feitor, alguém está me chicoteando, e esta vara vai ser despedaçada. E o cetro é a autoridade de quem reina. Na verdade, quem reina dá ordens para o feitor que tem a vara, e é ele quem me oprime para eu carregar o peso. É um sistema de quem manda, quem obedece e quem só é maltratado, castigado. Assim é o mundo que vivemos. Deus, através do Menino, nos tira para fora do um sistema em que o que eu carrego não vou carregar mais, quem era o feitor das ordens não vai ter mais sua autoridade e o cetro de quem reinava vai para as mãos do Menino.
Os magos quando viram o menino, se prostraram, O adoraram e O presentearam com ouro, incenso e mirra.
• O ouro significa que Jesus tem grande valor, devemos dar a Ele o valor devido através de nossas vidas;
• O incenso representa oração. Ele ouve nossas orações. Ofereça a Cristo suas orações;
• Já a mirra, nos aponta para sacrifício. Servir a Jesus é sacrificar a sua própria vida por Ele.
Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Marcos 8.34).
Jesus tem planos para a sua vida. Não sei que estrela está levando a Cristo, se o zelo, a curiosidade, o cansaço ou a dor, mas o que sei é que na presença de Deus encontramos saciedade para o corpo, refrigério para a alma e salvação para o espírito. Jesus ama você!
Pr. Enádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário