quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Seja você mesmo a mudança



Refletindo acerca do novo ano, eu pensava o quanto as pessoas querem mudanças para suas vidas. Criam expectativas com metas e sonhos e muitos chegam ao final do ano sem realizar grande parte destes projetos. São expectativas de começo de ano que não se concretizam, que não vingam. Por que é que muitos não conseguem realizar seus sonhos, seus desejos? Deus colocou no meu coração essa resposta: Porque nós não devemos buscar as mudanças, mas nós mesmos sermos a mudança.

Em 1 Samuel 17 relata um dos mais impressionantes e épicos fatos da Bíblia, que é o duelo entre Davi e o gigante Golias. Amo falar sobre Davi. Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Neste texto, os exércitos de Israel e dos filisteus estão acampados em frente de batalha, separados apenas por um pequeno vale, e Golias aparece dentre as tropas filistéias, desafiando Israel a escolher um homem que duelasse com ele. Era costume resolver-se guerras mediante duelos individuais. Mas os israelitas temeram muito quando viram aquele guerreiro filisteu de mais de 2 metros de altura vestido como um forte soldado, com um dardo de bronze entre os ombros e uma grande e pesada espada empunhalada na mão. Nem Abner, o general de Saul, ou mesmo este, que era o líder, aceitaram duelar com o guerreiro filisteu. Por quarenta dias, pelsa manhã e pela tarde, o gigante filisteu se apresentava e afrontava a Israel.

Tinha Davi três irmãos que faziam parte do exército de Israel e o seu pai, Jessé, o enviou até o campo de batalha para levar comida para seus estes e trazer informações de como estavam. Davi vai e quando chega no arraial do exército israelita, se depara com aquela cena constrangedora, Golias desafiando Israel e insultando o povo de Deus. Davi, ouvindo os insultos, resolve lutar com o gigante filisteu, mas antes, ele pergunta o que se dará ao homem que lutar e vencer o filisteu. São nestes versículos que eu gostaria de pontuar algumas coisas, trazendo a você o que o Senhor falou ao meu coração:

Nos versículos 26-27 diz: Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?  E o povo lhe repetiu as mesmas palavras, dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. Estas palavras estão no versículo anterior (versículo 25): E diziam uns aos outros: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel. A quem o matar, o rei o cumulará de grandes riquezas, e lhe dará por mulher a filha, e à casa de seu pai isentará de impostos em Israel.

Quando Davi ouviu isso, duas coisas lhe chamaram a atenção:

  1. A afronta que Golias fez ao povo de Deus. Este gigante era um incircunciso, ou seja, um homem que não tinha uma aliança o Deus de Israel nem O conhecia, e desafiava o povo de Deus de forma humilhante. Davi se incomodou com aquilo. Israel tinha uma história de grandes vitórias contra grandes inimigos, até mesmo contra os filisteus. Era o único exército que representava Deus, lutava em Seu Nome e por Ele era ajudado. Como podia alguém afrontá-los daquela maneira?
  2. As recompensas que se daria aquele que duelasse e vencesse aquele gigante.

Davi toma a decisão de lutar e é levado a Saul para confirmar isso. Davi foi a mudança que ele queria para a sua vida. Ele quis mudar de vida e aceitou os desafios que o levariam a isso. Tudo começou com um desejo e depois com uma decisão de desafiar aquilo que provocaria esta mudança.

Quando Davi resolveu desafiar Golias, ele provocou pelo menos duas mudanças:
1ª. Uma mudança em sua vida pessoal. Ele perguntou: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Ao lutar e vencer, ele receberia as recompensas que o rei oferecia. Haveria na sua vida pessoal mudanças em três aspectos:
·         No aspecto emocional – casaria com a filha do rei, sendo com isso elevado a príncipe;
·         No aspecto financeiro – seria cumulado de grandes riquezas;
·         No aspecto familiar – toda a sua família estaria isenta de pagar impostos.

2ª. Uma mudança nos aspecto espiritual. A vitória de Davi sobre Golias trouxe ao exército de Israel motivação para lutar e voltar a vencer os filisteus, pois depois de morto o gigante, eles perseguiram o exército inimigo, que fugiu, derrotando-os. A autoestima do povo de Deus estava agora elevada.

Nós devemos ser as mudanças que desejamos. Estas mudanças partem de uma decisão nossa. Aceite os desafios, enfrente-os, pois a ação de Deus parte quando você dá o primeiro passo.

Pr. Enádio. 

Livros que indico....


Meu aniversário >>> Agradeço à Igreja pela festinha.





Sal e Luz. Veja essa!

Aumento na inflação



A Petrobrás aumentou o preço da gasolina em 6% nas refinarias, anunciando também que o aumento nos postos seria em torno de 4%. NÃO É ISSO QUE COMPROVAMOS AQUI EM JACOBINA!!! Aqui subiu de R$ 2,89 para exatos R$ 3,10, ou seja, cerca de 9%. Gente, onde vamos parar! A inflação divulgada pelo Governo no ano 2012 foi de quase 6%, mas não é o que vemos, pelo menos, quando vamos ao supermercado ou necessitamos usufruir algum bem e serviço. Houve produtos e serviços que impulsionaram a alta na inflação com aumentos de até 30%, sendo que o salário mínimo teve uma “fabulosa” elevação de 9%.
BRASIL, 7ª ECONOMIA DO MUNDO, CAMINHANDO A “PASSOS LARGOS” EM DIREÇÃO À 5ª POSIÇÃO AINDA ESTE ANO. RICOS LÁ FORA, POBRES AQUI DENTRO.

Pr Enádio

Leia..



Caráter e Unção



"Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (Eclesiastes 9.8).

Nós vivemos um momento especial da Igreja no Brasil. Muitas pessoas têm vindo aos nossos templos e aceitado a Cristo como seu Senhor e Salvador. Mas todo este crescimento tem trazido consigo alguns problemas. Nunca vimos tanta gente dentro da Igreja apresentando falha em seu caráter. Crentes caloteiros, mal-educados, pilantras. Gente que ao invés de ser sal e luz nesta terra, viem é dando mau exemplo. Estas pessoas talvez sejam produtos de púlpitos que só pregam prosperidade e “poder”, mas negam o verdadeiro poder de Cristo que salva, liberta e sara. Vivem o Evangelho das aparências (2 Timóteo 3.5).

O versículo supramencionado nos faz refletir acerca de duas coisas: a santidade (vestes alvas) e a Unção de Deus (óleo). São duas coisas necessárias na vida de todo aquele que professa sua fé em Cristo Jesus. Santidade é estar são em relação a doença espiritual chamada pecado. A santificação é um trabalhar de Deus no nosso caráter. O caráter é a índole que cada ser humano tem. A Unção de Deus é um derramar do Espírito Santo em nossas vidas. O Espírito Santo vem sobre nós não com a intenção de provocar sobre nós calafrios, sensações estranhas e gostosas, mas para nos moldar e instrumentalizar para o serviço da Obra de Deus (Mateus 3.11 e 1 Coríntios 12.7).

Muitos têm procurado a Unção de Deus, sem contudo abrir seus corações para serem moldados à imagem de Cristo (Romanos 8.29). Não adianta viver atrás do “reteté”, em igreja “a” ou “b” que é “cheia do poder”, se você mesmo não deixa Deus trabalhar em sua vida.

Acho interessante que o escritor de Eclesiastes fala primeiro em pureza, santidade (alvas as tuas vestes) e que isso sejam uma constância (em todo tempo), para depois falar sobre a Unção (óleo sobre a tua cabeça), sendo que também esta não pode faltar (nunca falte). Isso nos levar a crer que é uma sequência. Primeiro santidade e depois as experiências espirituais. Estas nos enriquecem espiritualmente, porém aquelas nos leva à Salvação.

Temos um exemplo muito claro na Bíblia de dois homens que provaram da Unção de Deus, mas tinham graves falhas de caráter:
  1. Sansão - Nascido por uma promessa e por um milagre de Deus, pois sua mãe era estéril, Sansão era um nazireu, termo hebraico que quer dizer “consagrado” ou “separado”, que consistia em se consagrar a Deus por um determinado tempo ou por toda a vida. Sansão era cheio do Espírito de Deus e de uma força impressionante e sobrenatural, o que o levou a ter muitas vitórias sobre os inimigos de Israel, os filisteus. Mas suas falhas de caráter e irreverência o expuseram ao inimigo e à sua ruína (Juízes 14 a 16).
  2. Saul – Escolhido por Samuel como o primeiro rei de Israel, Saul teve experiências com o Espírito Santo, chegando a profetizando com os profetas em Gibeá, mas sua teimosia e suas atitudes desobedientes o tiraram do trono e o fez cair na guerra, cometendo o prórprio suicídio (1 Samuel 10, 15 e 31).

Creio que todos nós devemos buscar experiências com o Espírito Santo, pois edifica nossa vida, mas também devemos deixá-Lo moldar nosso caráter e nos usar na edificação do Seu Reino.

Pr. Enádio. 

Você não pode deixar de assistir a este vídeo!

Nossa viagem a Porto Seguro.