quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Caráter e Unção



"Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (Eclesiastes 9.8).

Nós vivemos um momento especial da Igreja no Brasil. Muitas pessoas têm vindo aos nossos templos e aceitado a Cristo como seu Senhor e Salvador. Mas todo este crescimento tem trazido consigo alguns problemas. Nunca vimos tanta gente dentro da Igreja apresentando falha em seu caráter. Crentes caloteiros, mal-educados, pilantras. Gente que ao invés de ser sal e luz nesta terra, viem é dando mau exemplo. Estas pessoas talvez sejam produtos de púlpitos que só pregam prosperidade e “poder”, mas negam o verdadeiro poder de Cristo que salva, liberta e sara. Vivem o Evangelho das aparências (2 Timóteo 3.5).

O versículo supramencionado nos faz refletir acerca de duas coisas: a santidade (vestes alvas) e a Unção de Deus (óleo). São duas coisas necessárias na vida de todo aquele que professa sua fé em Cristo Jesus. Santidade é estar são em relação a doença espiritual chamada pecado. A santificação é um trabalhar de Deus no nosso caráter. O caráter é a índole que cada ser humano tem. A Unção de Deus é um derramar do Espírito Santo em nossas vidas. O Espírito Santo vem sobre nós não com a intenção de provocar sobre nós calafrios, sensações estranhas e gostosas, mas para nos moldar e instrumentalizar para o serviço da Obra de Deus (Mateus 3.11 e 1 Coríntios 12.7).

Muitos têm procurado a Unção de Deus, sem contudo abrir seus corações para serem moldados à imagem de Cristo (Romanos 8.29). Não adianta viver atrás do “reteté”, em igreja “a” ou “b” que é “cheia do poder”, se você mesmo não deixa Deus trabalhar em sua vida.

Acho interessante que o escritor de Eclesiastes fala primeiro em pureza, santidade (alvas as tuas vestes) e que isso sejam uma constância (em todo tempo), para depois falar sobre a Unção (óleo sobre a tua cabeça), sendo que também esta não pode faltar (nunca falte). Isso nos levar a crer que é uma sequência. Primeiro santidade e depois as experiências espirituais. Estas nos enriquecem espiritualmente, porém aquelas nos leva à Salvação.

Temos um exemplo muito claro na Bíblia de dois homens que provaram da Unção de Deus, mas tinham graves falhas de caráter:
  1. Sansão - Nascido por uma promessa e por um milagre de Deus, pois sua mãe era estéril, Sansão era um nazireu, termo hebraico que quer dizer “consagrado” ou “separado”, que consistia em se consagrar a Deus por um determinado tempo ou por toda a vida. Sansão era cheio do Espírito de Deus e de uma força impressionante e sobrenatural, o que o levou a ter muitas vitórias sobre os inimigos de Israel, os filisteus. Mas suas falhas de caráter e irreverência o expuseram ao inimigo e à sua ruína (Juízes 14 a 16).
  2. Saul – Escolhido por Samuel como o primeiro rei de Israel, Saul teve experiências com o Espírito Santo, chegando a profetizando com os profetas em Gibeá, mas sua teimosia e suas atitudes desobedientes o tiraram do trono e o fez cair na guerra, cometendo o prórprio suicídio (1 Samuel 10, 15 e 31).

Creio que todos nós devemos buscar experiências com o Espírito Santo, pois edifica nossa vida, mas também devemos deixá-Lo moldar nosso caráter e nos usar na edificação do Seu Reino.

Pr. Enádio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário