“Então [Neemias] lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio. Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. ” (Neemias 2.17-18)
Motivação, no dicionário, quer dizer: “motivar o interesse de algo, incitar, mover, estimular”. E é isso que Deus sempre quer fazer conosco. Na Palavra de Deus encontramos várias situações adversas que foram mudadas ou invertidas em virtude de servos de Deus motivados. Deus é cheio de planos para nós. Ele também nos faz sonhar. Às vezes, dentro de um propósito colocado pelo Senhor em nossas vidas, as coisas começam a parecer não dar certo, surgindo, então, um quadro desanimador. É ai que precisamos mostrar ou buscar motivação.
Existem dois tipos de motivação: a motivação extrínseca e a motivação intrínseca.
1 - A MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA (EXTERNA)
É quando você é movido, levado a buscar algo pelas recompensas que isso pode trazer (passar de ano para ganhar um presente, trabalhar certinho para receber uma promoção etc.). Ex. Davi (1 Sm 17.24-27) (se motivou a vencer Golias pelos prêmios que o rei oferecia. Todos imaginaram as dificuldades, porém Davi enxergou a solução.
2 - A MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA (INTERNA)
É quando você é levado a buscar algo devido as suas necessidades. Foi o que Neemias fez: incitou o povo nas suas necessidades, para que eles deixassem de ser uma vergonha nacional, humilhados. Enquanto todos aceitaram, Neemias procurou resolver. Ex. Gideão (Jz 6.11-12) (a situação de opróbrio por meio do inimigo o deixou indignado e inconformado, enquanto todos pararam, ele continuou trabalhando).
A motivação nos leva a caminhar, trilhar, mesmo quando tudo parece não ser favorável, ou quando se é difícil atingir seu sonho, saiba que Deus está no controle e o Seu Espírito ao nosso lado, dizendo: “não temas, vá!”. Aleluia.
Pr Enádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário