quinta-feira, 9 de abril de 2009

PASSANDO PELA PROVA DE FOGO


"Entäo o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Näo lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. Entäo chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Entäo Sadraque, Mesaque e Abede- Nego saíram do meio do fogo. E reuniram-se os príncipes, os capitäes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo näo tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles." (DANIEL 3.24-27).
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego eram três amigos de Daniel que, junto com este, resolveram não se contaminar com os apetites da Babilônia. Eram jovens que guardaram a fé que os seus pais lhes ensinaram e, por isso, foram honrados numa terra estrangeira, trabalhando no palácio do rei.

Naquela época, a Babilônia era o império que dominava o mundo, e o seu imperador, Nabucodonosor, fez uma imagem de ouro para que todo o reino e povos dominados se prostrassem e adorassem quando os músicos de reino tocassem em louvor a esta, sob pena de serem lançados numa fornalha de fogo ardente, havendo uma recusa por parte de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego em fazer tal veneração.

Após denúncia de alguns homens babilônicos ao rei de que os três judeus agiram em discordância com a sua ordem, Nabucodonosor, enfurecido, manda trazê-los à sua presença, mantendo eles a posição de não se prostrar diante dos ídolos, mas conservar sua fé em toda e qualquer circunstância, sendo os mesmos condenados e lançados amarrados na fornalha que fora aquecida sete vezes mais que o costume, saindo de lá ilesos e honrados, pois Deus os conservou milagrosamente vivos, fazendo com que Nabucodonosor ficasse perplexo e reconhecendo que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus, digno de toda adoração.

A perseverança e a convicção no coração desses três fiéis judeus nos trazem profundas reflexões, sendo que dentre elas destaco:

1. NUNCA SE ESQUEÇAS DO QUE DEUS JÁ FEZ POR TI


Sadraque, Mesaque e Abede-Nego já haviam provado da fidelidade de Deus em suas vidas quando foram elevados a assistentes do rei (Daniel 1.17-19).

2. NUNCA NEGUE A SUA FÉ

Eles não se prostraram, mesmo havendo um decreto do rei. Como diz a Palavra de Deus em Atos 5.9: “...Importa antes obedecer a Deus que aos homens.”

3. NUNCA CEDA ÀS AMEAÇAS DO INIMIGO, NEM QUE SEJA CONTRA A SUA PRÓPRIA VIDA


Eles foram ameaçados com a fornalha de fogo ardente se não adorassem a escultura. Haverá uma recompensa do Senhor para você. Considere o que está escrito em Mateus 10.28: “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”

4. MESMO PASSANDO PELA PROVA DE FOGO, A PRESENÇA DE DEUS ESTARÁ CONTIGO


Ao olhar para dentro da fornalha, o rei não só vê os três judeus, mas também um quarto homem passeando junto com eles no meio do fogo! Que maravilha! Jesus estava junto com eles! Ele é “...chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1.23).

5. A SUA FÉ CONTAMINARÁ OUTROS


A confiança dos três valentes judeus trouxe livramento e impressionou o coração do rei, o qual baixou um decreto para que ninguém blasfemasse o Deus deles.

6. A SUA FÉ TE TRARÁ RECONHECIMENTO E PROSPERIDADE


Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram reconhecidos por sua perseverança em andar com Deus e o rei os promoveu no reino da Babilônia: “Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província de Babilônia.” (Daniel 3.30).

Mantenha a sua fé em Deus, mesmo encontrando dificuldades, e não se contamine com o mundo, mas tenha uma viva esperança no Deus Presente até na fornalha de fogo ardente!


*** Por
Pr. Enádio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário