segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Valentes de Deus

Leia 2 Samuel 23.8-17

A Bíblia diz que “há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24b). Os valentes de Davi eram desses amigos. Eram homens que o haviam acompanhado desde a época em que Davi fugia de Saul, e estavam entre aqueles que se juntaram a ele na Caverna de Adulão, e, ao caminhar junto a Davi, foram completamente recuperados de suas vidas atribuladas. Com Davi, eles venceram batalhas e superaram todos os obstáculos. Estiveram com ele quando fugitivo, também quando este subiu ao trono, sendo participantes de todas as conquistas do rei na unificação e consolidação do Reino de Israel e na luta e vitórias diante das fronteiras inimigas.
O texto que lemos relata alguns dos feitos heróicos desses valentes e o quanto eles defendiam com resignação e de forma apaixonada as causas de Davi. E, baseado nestes versículos, percebemos que de forma semelhante, Deus nos chama a se juntar a Ele e juntos travarmos batalhas pelo Seu Reino e pela nossa própria vida. Somos chamados a sermos valentes de Deus.
Fazendo um paralelo, nesta história, com os valentes de Davi, podemos aprender como é ser um valente que Deus deseja junto a Ele.
Vejamos:

1. UM VALENTE DE DEUS FERE O INIMIGO COM A SUA ESPADA – A PALAVRA DE DEUS.
Um dos valentes de Davi chamado Josebe-Bassebete “brandiu (agitou) a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez” (2 Samuel 24.8). Ele lutou ofensivamente com a sua lança, e não permitiu que o medo o superasse.
Para o cristão, a Palavra de Deus é a sua arma ofensiva, que é usada para afugentar o Inimigo. Jesus venceu o Inimigo com a Palavra (Mateus 4.1-11). Vença as tentações com a sua arma ofensiva, a Palavra. Maneje-a e use-a para os desafios da vida, buscando Nela orientações.

2. UM VALENTE DE DEUS LUTA INCANSAVELMENTE AS PELEJAS DA VIDA, MESMO QUANDO MUITOS DESISTEM.
Eleazar, outro valente de Davi, ousou continuar na peleja quando todos os outros já haviam se retirado, se levantando e lutando de forma épica até suas últimas forças, sem largar a espada, e através dele, Deus trouxe um grande livramento (2 Samuel 24.9-10).
Um homem ou uma mulher de Deus não desiste facilmente de seus objetivos. No campo de batalha, pode ele ficar só, mais bravamente resiste, apegado à Palavra de Deus e Suas promessas. O resultado será que até os que fugiram ou se acovardaram, usufruirão contigo da sua vitória!

3. UM VALENTE DE DEUS DEFENDE O QUE É SEU.
A atitude deste terceiro valente de Davi, chamado Samá, nos enche os olhos. Quando todos fugiam atemorizados com os filisteus, ele defendeu, com unhas e dentes, um pedaço de terra cheio de lentilhas, e ali feriu os invasores, pois, para ele, aquele terreno tinha valor (2 Samuel 24.11-12).
Talvez para os outros, aquilo que você possui não tem valor, mas para você tem. A sua família, a sua fé, o seu carrinho, a sua casa, o seu emprego, alguma destas coisas podem parecer insignificantes para outros, mas para você não. Defenda o que é seu. Não permita que o Inimigo faça festa em sua vida e nem naquilo que Deus te confiou.

4. UM VALENTE DE DEUS DÁ A SUA VIDA PARA SATISFAZER A VONTADE DE SEU SENHOR.
Três valentes, que a Bíblia não revela seus nomes, foram responsáveis por um gesto de grandeza, valentia e amizade como poucos vistos em todas as Escrituras: romperam o acampamento dos filisteus e tiraram água do poço em Belém a fim de satisfazer o desejo de Davi. Arriscaram suas próprias vidas, se expondo ao máximo por um bocado de água (2 Samuel 24.13-17). Esse gesto de amizade e companheirismo constrangeu muito a Davi, que não quis beber da água, mas ofereceu em honra ao Senhor.
Um verdadeiro servo de Deus não impõe limites para satisfazer a vontade de Cristo e andar com Ele. Se preciso for, vai até a morte por amor a Deus, mas nunca abandona a causa do Evangelho (Mateus 16.24).

São estas as características de um valente de Deus, que, firme em suas convicções, sabe o Deus que serve, lutando como guerreiro as batalhas espirituais, resistindo bravamente aos embates da vida, por amor a Cristo e à Sua Palavra.

Valeu valente,

Pr Enádio.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pr Enádio! Este seu blog veio para ficar. Ele edifica vidas, aviva corações, me fortalece porque sinto a presença viva do Senhor nas mensagens nos testemunhos e nos louvores. Deus continue te abençoando para que você conclua o grande Ministério que ele colocou nas tuas mãos. Abraços! Bernadete.

    ResponderExcluir