sábado, 24 de outubro de 2009

Sal da Terra e Luz do Mundo

“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a Vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5.13-16)

A Palavra que lemos nos traz uma comparação feita por Jesus acerca de dois elementos significativos com a vida cristã: o sal e a luz.

1. “Vós sois o sal da terra...” (Mateus 5.13).
O sal é um ingrediente imprescindível na culinária. Antigamente era muito usado na conservação dos alimentos. Mas, também, além desta propriedade, serve para dá sabor à comida. Na comparação feita por Jesus, Ele nos mostrava que todos nós devemos ser como o sal: que conserva e dá sabor.

a) CONSERVA – O sal é um elemento importante na conservação dos alimentos da corrupção, podridão e perda. Assim também deve ser a vida: livre de todos os males que o mundo traz. Jesus disse: “Não peço que os tire do mundo; e, sim, que os guarde do mal” (João 17.15). É assim que deve ser o cristão: vivendo neste mundo, mas conservado do mal.

b) DÁ O SABOR – O sal é um tempero importante para muitos alimentos. Como cristãos, devemos dar sabor aos relacionamentos, a nossa vida e na de todos os que nos rodeiam, sabor de alegria, de paz, de perseverança, e ser exemplo ao ponto de outros desejarem provar da mesma vida que a sua.

2. “Vós sois a luz do mundo.” (Mateus 5.14).
A luz é uma radiação eletromagnética sensível ao olho humano. Ele não convive ao mesmo tempo com escuridão. Na comparação feita por Jesus, a luz sempre está destacada, nunca escondida. A luz:

a) NÃO PODE SE ESCONDER – Onde está a luz, ela é percebida. Como cristãos, não devemos nos esconder, mas sim falar quem somos e nos mostrar ao mundo, com nossas convicções e posições em relação ao mundo.

b) BRILHA INTENSAMENTE – A luz se opõe às trevas com o seu brilho. Isso é uma responsabilidade de todos nós: brilhar em um mundo obscurecido pelo pecado e mostrar as nossas boas obras, ou seja, ser o diferencial, com atitudes que demonstrem que somos embaixadores de Cristo nesta terra.

Que conservemos nossa fé sem perder o sabor, fazendo toda a diferença.

Vivendo em Cristo que nos sustenta,

Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário