quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Deus e os Seus Paradoxos

A Enciclopédia virtual Wikipédia diz que “Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Em toda a Bíblia, Deus sempre nos ensina através de paradoxos, pois Ele sempre transcende o raciocínio humano para revelar os Seus Propósitos. Ele nos leva além do campo da lógica e nos faz penetrar no campo da fé. O estado natural das coisas é transformada em uma posição preordenada por Deus.

Em 1 Coríntios 1.26-29,18, nos traz absolutamente isso que estamos falando. Vejamos:

“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento” (1 Coríntios 1.26).
O apóstolo Paulo nos leva a olharmos para nós mesmos e meditar sobre quem éramos quando fomos chamados por Deus. Veja o que Deus fez de você!

“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios...” (1 Coríntios 1.27).
Um dos maiores exemplos bíblicos são os homens de Davi. Eles foram homens honrados no reinado de Davi. Eram chamados de “valentes de Davi”. Mas quem eram antes estes homens? “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; eram com ele uns quatrocentos homens”. (1 Samuel 22.2). Homens a quem ninguém dava nada. (1 Samuel 22.2). Mas Deus os escolheu para estar ao lado de Davi.

“...E escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1.27).
O apóstolo Paulo tinha algo, que a Bíblia não revela, que o enfraquecia. Ele chamou de espinho na carne. Isto o enfraquecia. Ele orava a Deus, mas aquilo continuava o importunando. “Então, ele [o Senhor] me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12.9). É na fraqueza que Deus mais se manifesta. Quando mais nos sentimos impotentes e limitados, é ai que Deus nos exalta e nos usa.

“E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1 Coríntios 1.28-29).
Gideão era o menor de sua casa; Jefté era filho de uma prostituta; Davi, o esquecido pastor de ovelhas; mas Deus escolheu a estes, insignificantes aos olhos humanos, desprezados e que não eram nada, para cumprir os Seus propósitos.

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Coríntios 1.18).
A própria Cruz foi um paradoxo. Na Cruz, a morte trouxe vida; a humilhação, exaltação; a fraqueza trouxe poder; o silêncio do Pai que ecoou e falou mais que todas as vozes juntas: falou do grande amos do Pai pela humanidade a ponto de entregar Seu Único Filho.

Na Graça de Deus,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário