terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LEIA, IMPORTANTE! Um Verdadeiro Atalaia


O que é um atalaia? É uma pessoa que, de um ponto alto, vigia certo lugar, e tem a responsabilidade de avisar o povo dos perigos à vista. É também chamado de sentinela.

A Palavra de Deus diz que o Senhor nos constituiu por atalaia sobre a Sua Casa: A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte (Ezequiel 33.7).

Como atalaias constituídos por Deus, temos as seguintes incumbências:

1. A incumbência de vigiar acerca dos perigos.

Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; quanto à perversidade do perverso, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua perversidade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que, certamente, viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, não me virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá
(Ezequiel 33.12-13).

Um atalaia vigia de um lugar alto. Todo aquele que serve a Deus está como que em lugares altos, consegue enxergar melhor a realidade do mundo, pois antes andávamos obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivíamos, pela dureza do nosso coração (Efésios 4.18), mas tirou as escamas dos nossos olhos (Atos 9.18).

Como servos de Deus, precisamos vigiar o caminho para não viver em pecado ou nos desviar dele, pois assim como Deus esqueceu o nossos pecados no passado, lançando no mar do esquecimento, Ele também não considerará os seus dias de justiça quando você abusar da Graça e permanecer no erro.

Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto. Desviando-se o justo da sua justiça e praticando iniqüidade, morrerá nela (Ezequiel 33.12-13).

2. A incumbência de avisar ao pecador do seu mau caminho – A DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE.

A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma (Ezequiel 33.7-9).

A doutrina bíblica da responsabilidade nos fala do dever que nós temos, como servos de Cristo, de levar a Palavra ao pecador, e alertá-lo que seu pecado o levará à morte.

I. É nossa responsabilidade falar de Jesus e de Seu Amor ao pecado, mas não de convencê-lo, pois quem convence é o Espírito Santo (João 16.8). Cabe ao atalaia avisar, pois Jesus nos comissionou: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).

II. Deus quer que anunciemos a Sua Palavra porque Ele não tem prazer na morte de nenhum ímpio.
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? (Ezequiel 33.11).

Se há festa no Céu por um pecador que se arrepende, então pressupomos que há luto e tristeza por parte de Deus quando um ímpio ou desviado morre.

III. A conversão de um ímpio gera alegria no Céu e uma satisfação enorme sobre aquele que o trouxe a mensagem. A sua mudança (conversão) o levará à vida.
Quando eu também disser ao perverso: Certamente, morrerás; se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniqüidade, certamente, viverá; não morrerá. De todos os seus pecados que cometeu não se fará memória contra ele; juízo e justiça fez; certamente, viverá (Ezequiel 33.14-16).

3. A incumbência da não-omissão.

Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia
(Ezequiel 33.6).

Na omissão do atalaia em avisar o povo do perigo da espada, ou seja, do servo de Deus em avisar o pecador do seu mau caminho, a sua vida será requerido ou cobrada de sua mão.

Aquele que se omite em relação ao Reino de Deus é covarde e relaxado, pois "está na chuva e não quer se molhar”. Segundo a Palavra de Deus, maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente (Jr 48.10b) e o lugar dos covardes será no lago de fogo que arde com enxofre (Apocalipse 21.8). Duro isso, não é?

Deus nos levantou como verdadeiros atalaias, para vivermos em vigilância e advertirmos a todos os ímpios das conseqüências dos seus atos pecaminosos. O verdadeiro atalaia traz o convite à conversão, que gera perdão, consolação e restauração e, no porvir, a vida eterna.

“Nada isenta o homem do dever de obedecer à Palavra de Deus” (Dr. Russell Shedd).

Buscando viver como atalaia no Reino,
Pr Enádio.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Abra o olho!

FONTE: http://portuguese.christianpost.com/noticias/20101124/resgate-coptero/

Curiosidades Bíblicas (parte final)


• Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.
• Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.
• O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.
• A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.
• Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a uns mil e quinhentos dólares.
• Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
• Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.
• Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
• Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
• Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.
• Em juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma.
• Dois reis dos Amorreus foram postos em fuga por vespões.
• A última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa. (Apoc. 22:19)
• Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia
• Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118
• O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8
.


Fonte: http://www.comunicandojesus.net/biblia/curiosidades.htm

Versículo 10

Tenha Atitude

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Muita Comunhão e Alegria. Foi Tremendo!











Absolvidos por Cristo


Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8.1)

Quando alguém comete um delito, perante as Leis humanas ele vai a julgamento. Há depender do crime praticado, ele pode até passar a vida toda na prisão cumprindo a pena que lhe foi imposta. Todos nós, diante da Lei de Deus, estávamos devedores, por termos cometido delitos espirituais, desobedecendo à orientação de Deus. O que nos restava era aguardar o julgamento, porque a condenação era certa. A Bíblia diz que “o pecado gera a morte” (Tg 1.15). O homem, criado à imagem e semelhança de Deus, feito para adorá-lo, agora estava entregue à condenação. Mas Deus, pela sua misericórdia, a si próprio se entregou por nós, demonstrando o Seu grande amor. Esse grande amor de Deus é:


1. É UM AMOR INFINITO – Nos amou até o fim naquela cruz.

2. É UM AMOR DE ENTREGA TOTAL – Ele se entregou totalmente à missão de salvar o homem (Fl 2.5-8).

3. É UM AMOR PROTETOR – Ele nos protege dos males que atinge o homem (Poesia das Pegadas na Areia).

Deus, então, nos dá uma nova chance para podermos trilhar um caminho fora do pecado. Esta chance é alcançada através do reconhecimento do pecado que cometemos. Esta chance envolve:

1º CURA EXTERIOR E INTERIOR – Mateus 15.21-28 – Jesus curou não só a filha da sua enfermidade, como também refez o interior daquela mãe aflita que, por ser cananéia, deveria ter uma baixa auto-estima.

2º LIBERTAÇÃO – Lucas 8.26-30,33,35 – Satanás não só leva o homem a pecar, como o desfigura, tira o seu caráter. Jesus liberta e dá uma nova vida.

3º PAZ INTERIOR – João 14.27 – A paz que o mundo não pode dar, é essa paz interior que Deus nos oferece.

4º RESTITUIÇÃO – Lucas 7.11-16 – Esta viúva estava completamente transtornada, pois além de perder o marido, a dignidade e, talvez, os bens, agora perdeu o filho. Ao encontrar Jesus, ela tem seu filho de volta. A vida retorna para ambos.

5º SALVAÇÃO – Lucas 19.1-10 – Zaquel era pecador, fraudador de impostos, mas que, ao conhecer Jesus, se entregou totalmente a Ele, abraçando a Graça Salvadora.

A Palavra de Deus diz que “se pecarmos, temos Advogado junto ao Pai, Jesus” (1 Jo 2.1). Não deixe que o diabo te acuse, antes creia que nenhuma condenação mais pesa sobre nós.

Pr Enádio.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pregue a Palavra!


Versículo 9


Curiosidades Bíblicas (parte 2)


• Há 3573 promessas na Bíblia.
• O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
• Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
• Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."
• O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.
• Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.
• João era o discípulo mais jovem dos doze.
• Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.
• Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
• Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque "as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai". (Gen. 19:36-38)
• 42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)
• Adão não teve sogra.
• A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)
• A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22)
• Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
• A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)
• O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
• Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)
• Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.

Fonte: http://www.comunicandojesus.net/biblia/curiosidades.htm

Persistência

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011