terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LEIA, IMPORTANTE! Um Verdadeiro Atalaia


O que é um atalaia? É uma pessoa que, de um ponto alto, vigia certo lugar, e tem a responsabilidade de avisar o povo dos perigos à vista. É também chamado de sentinela.

A Palavra de Deus diz que o Senhor nos constituiu por atalaia sobre a Sua Casa: A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte (Ezequiel 33.7).

Como atalaias constituídos por Deus, temos as seguintes incumbências:

1. A incumbência de vigiar acerca dos perigos.

Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; quanto à perversidade do perverso, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua perversidade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar. Quando eu disser ao justo que, certamente, viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, não me virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá
(Ezequiel 33.12-13).

Um atalaia vigia de um lugar alto. Todo aquele que serve a Deus está como que em lugares altos, consegue enxergar melhor a realidade do mundo, pois antes andávamos obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivíamos, pela dureza do nosso coração (Efésios 4.18), mas tirou as escamas dos nossos olhos (Atos 9.18).

Como servos de Deus, precisamos vigiar o caminho para não viver em pecado ou nos desviar dele, pois assim como Deus esqueceu o nossos pecados no passado, lançando no mar do esquecimento, Ele também não considerará os seus dias de justiça quando você abusar da Graça e permanecer no erro.

Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto. Desviando-se o justo da sua justiça e praticando iniqüidade, morrerá nela (Ezequiel 33.12-13).

2. A incumbência de avisar ao pecador do seu mau caminho – A DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE.

A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma (Ezequiel 33.7-9).

A doutrina bíblica da responsabilidade nos fala do dever que nós temos, como servos de Cristo, de levar a Palavra ao pecador, e alertá-lo que seu pecado o levará à morte.

I. É nossa responsabilidade falar de Jesus e de Seu Amor ao pecado, mas não de convencê-lo, pois quem convence é o Espírito Santo (João 16.8). Cabe ao atalaia avisar, pois Jesus nos comissionou: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).

II. Deus quer que anunciemos a Sua Palavra porque Ele não tem prazer na morte de nenhum ímpio.
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? (Ezequiel 33.11).

Se há festa no Céu por um pecador que se arrepende, então pressupomos que há luto e tristeza por parte de Deus quando um ímpio ou desviado morre.

III. A conversão de um ímpio gera alegria no Céu e uma satisfação enorme sobre aquele que o trouxe a mensagem. A sua mudança (conversão) o levará à vida.
Quando eu também disser ao perverso: Certamente, morrerás; se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniqüidade, certamente, viverá; não morrerá. De todos os seus pecados que cometeu não se fará memória contra ele; juízo e justiça fez; certamente, viverá (Ezequiel 33.14-16).

3. A incumbência da não-omissão.

Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia
(Ezequiel 33.6).

Na omissão do atalaia em avisar o povo do perigo da espada, ou seja, do servo de Deus em avisar o pecador do seu mau caminho, a sua vida será requerido ou cobrada de sua mão.

Aquele que se omite em relação ao Reino de Deus é covarde e relaxado, pois "está na chuva e não quer se molhar”. Segundo a Palavra de Deus, maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente (Jr 48.10b) e o lugar dos covardes será no lago de fogo que arde com enxofre (Apocalipse 21.8). Duro isso, não é?

Deus nos levantou como verdadeiros atalaias, para vivermos em vigilância e advertirmos a todos os ímpios das conseqüências dos seus atos pecaminosos. O verdadeiro atalaia traz o convite à conversão, que gera perdão, consolação e restauração e, no porvir, a vida eterna.

“Nada isenta o homem do dever de obedecer à Palavra de Deus” (Dr. Russell Shedd).

Buscando viver como atalaia no Reino,
Pr Enádio.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor pastor Enádio,li sua msn e achei muita bomita e tocante.aprendi muito com esta palavra.
    Deus abençoe a ti e a tua família e continue te usando com esse dom maravilhoso,sabe pastor eu tenho sede de pregar más eu por vezes não entendo a biblia,por isso qnd me deparo com uma msn como esta no livro de ezequiel 33.12...eu procuro explicação na net pra poder ver, se o que entendi esta certo,ore por mim Pr. p/ que algum dia eu tbm possa pregar esta palavra tão maravilhosa que Deus nos deixou,meu esposo prega e canta é uma benção,eu canto e as vezes leio uma palavra,más eu quero mais do isto,quero fazer a diferênça e ganhar almas p/ Jesus tbm.
    Meu nome é Luciana não tenho face,somente hotmail:lu.guardian@hotmail.com

    ResponderExcluir