terça-feira, 5 de abril de 2011

Evite o Desperdício [na vida]


Quando Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar milhares de pessoas que estava ouvindo Suas Palavras, Ele pediu para os Seus discípulos não largar ou mandar para os porcos a sobra. Todos haviam se alimentado e ainda sobraram 12 cestos. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido (João 6.12-13). Que aprendamos a administrar com inteligência a nossa vida. Que possamos evitar o desperdício. Gostaria de relatar algumas coisas que você precisa vigiar, para não ser um desperdício em sua vida:


Não desperdice as suas palavras falando aquilo que não edifica. Fale apenas o que convém e constrói. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem (Efésios 4.29).


Não desperdice o seu tempo falando ou julgando a vida alheia. Não julgueis, para que não sejais julgados (Mateus 7.1). Não desperdice a sua audição com críticas ou palavras negativistas. Não fique escutando tudo o que os outros dizem, pois poderá ouvir o seu empregado falar mal de você (Eclesiastes 7.21 - NTLH).


Não desperdice o seu tempo livre fazendo aquilo que não edifica. Ex.: assistindo TV ou passando horas na internet sem motivo algum, quando se poderia estar estudando, orando, lendo a Palavra ou um livro interessante. Não porei coisa má diante dos meus olhos (Salmo 101.3 a - ACF).


Não desperdice o seu dinheiro comprando o que não precisa. Cuidado com o consumismo. Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido (Eclesiastes 5.10 - NVI).


Não desperdice seus neurônios com ansiedades e preocupações. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Filipenses 4.6-7 - NVI).


Não desperdice a sua força e suas palavras com tolos. Não perca tempo com aqueles que não estão dispostos a ouvirem a boa-nova e aceitar Jesus em suas vidas. Tem também muitas outras pessoas necessitando ouvir a Palavra. Não insista em dar conselhos a quem não quer recebê-los. Não dêem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão (Mateus 7.6 - NTLH).


Não desperdice a sua vida fazendo o que não é da vontade de Deus. Ex.: andar com ímpios; ter negócios com ímpios; se relacionar sentimentalmente com descrentes. Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei” (2 Coríntios 6.14-17 – NVI).


Viva da melhor forma possível!

Pr Enádio.

Um comentário:

  1. Escrever é um dom que devemos realmente devolver a Deus para abençoar muitas vidas. Seu blog foi uma benção na minha vida. Conheça o meu blog também.

    ResponderExcluir