sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vivendo na Dependência de Deus


“Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32.22-28).

Jacó foge para a casa de seu tio Labão e lá se casa com as duas filhas deste, Lia e Raquel, tem filhos, enriquece, enfim, vê a mão de Deus operando em sua vida. Mas ainda assim, demonstra, em suas atitudes, que havia um pouco do velho Jacó em sua vida. A forma como Jacó planejou conduzir o encontro com seu irmão Esaú mostra o quanto ele queria resolver as coisas por si próprio, demonstrando auto-suficiência (aquele que se basta para si mesmo).

Essas atitudes de Jacó muitas vezes são também atitudes nossas quando estamos diante de situações adversas na vida:

1. Queremos resolver pela nossa sabedoria humana (pela própria inteligência) – Jacó disse que iria ser servo de Esaú (Gênesis 32.3-4).

2. Queremos resolver com aquilo que temos nas mãos (bens ou dinheiro) – Jacó quis presentear a Esaú com seus bens (Gênesis 32.5,13-18). As pessoas não oram mais, mas tentam resolver logo por si.

3. Tentamos resolver usando estratégias humanas – Ele separou que com ele estava em dois bandos (Gênesis 32.6-7).

Outro fato que evidencia o quanto Jacó queria resolver seus problemas pela sua auto-suficiência foi quando ele luta com o Anjo do Senhor e resiste com todas as suas forças. Jacó começa a lutar pensando ser o Anjo um espião de Esaú, mas depois nota ser alguém enviado por Deus. O termo “Anjo do Senhor” aponta para uma teofania, ou seja, manifestações de Jesus Cristo no Antigo Testamento.

Na luta com o Anjo, este toca em uma de suas coxas. Para o judeu, o tendão de sua coxa era o símbolo de sua força, de sua auto-dependência, sua auto-suficiência. Mas Jesus o toca. Ele quebra as suas resistências e o faz depender totalmente de Deus. Agora Jacó não quer sair da presença de Deus porque queria a Sua bênção para a sua jornada, pois estava totalmente dependente do Senhor.

A presença de Deus gerou a inteira dependência de Jacó, e agora ele seguiria a sua jornada como outra pessoa, outro nome, outra forma de encarar seus problemas, com a certeza de que Deus estava preparando o seu encontro com Esaú, seu irmão.

Entregue aos cuidados de Deus,

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário