domingo, 24 de março de 2013

Ele nos dá a vitória



Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? (Romanos 8.31-32)

O versículo acima citado é o início da conclusão do capítulo 8 da Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, após ele nos trazer uma explanação acerca dos sofrimentos que passaríamos como cristãos, mas que em todo momento teríamos o amparo do Espírito Santo. Neste capítulo, Paulo fala sobre suportarmos os sofrimentos que vêm juntamente com a nossa decisão de servir a Jesus. Estes sofrimentos nós suportamos através de nossa esperança numa glória futura, com paciência, com a certeza do auxílio do Espírito de Deus em nossas fraquezas. E como disse o Apóstolo: Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? E ele mesmo responde: Ninguém! (v. 31). Paulo nos leva a pensar que se Deus nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós (...), será que não nos dará também todas as coisas? (v. 32). Se Ele, o Senhor, teve tão grande Amor por nós para nos dá o que mais precioso Ele tinha, Ele pode neste mesmo Amor nos dá qualquer coisa! Ele é o nosso Deus que nos dá a vitória, a vitória sobre os nossos inimigos.

Sobre quais inimigos, Deus nos dá a vitória. Listo aqui pelo menos cinco:

1. Ele nos dá a vitória sobre a morte.
Onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão? (1 Coríntios 15.55).
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (João 11.25).
A morte que traz pavor e inquietação a muitos que vivem no pecado, sem Jesus, pois sabem que vão para o Inferno, para nós, cristãos, é “apenas o avião que se pegar para o Céu!”

2. Ele nos dá a vitória sobre a vida.
Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mateus 8.23-27)
A vida possui suas surpresas, suas adversidades e enfermidades. Jesus está em nosso barco para repreender os ventos, acalmar as tempestades e nos levar à outra margem em segurança.

3. Ele nos dá a vitória sobre o império das trevas.
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados (Colossenses 1.13-14).
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios 6.11-12 - NVI).
Nós temos as armas para lutarmos contra as trevas, de onde já saímos e para onde não queremos mais retornar.

4. Ele nos dá a vitória sobre os gigantes da alma.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade (2 Coríntios 3.17).
Esses gigantes podem ser medos que paralisam; traumas (feridas) de fatos marcantes como abusos, acidentes ou doenças; mágoas e falta de perdão. Temos aprendido que só em Jesus podemos vencer estes gigantes.

5. Ele nos dá a vitória sobre a miséria e mesquinhez, trazendo prosperidade.
A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado (Provérbios 11.24-25).
A prosperidade segundo a Bíblia é paz, saúde e segurança e isso vem através de um coração disposto a dar.

Quem melhor quer o nosso bem é Deus. Ele jamais nos abandonará no campo de batalha. Ele é nosso maior doador, pois nos deu Seu Filho Unigênito e ainda continua dando vitórias a cada um de nós que somos do Seu Povo. Que Deus Maravilhoso! Glória a Ele!

Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário