domingo, 8 de março de 2009

AS RELIGIÕES DO MUNDO EM PERCENTUAIS


Um terço do mundo se denomina cristão. Aqueles que se consideram evangélicos são 11% da população mundial e o restante (22%) são católicos romanos, ortodoxos e outras religiões ditas cristãs (incluindo mormonismo, testemunhas de Jeová e outras seitas).

A segunda maior religião do mundo, é o islamismo que tem crescido muito ultimamente. De cada 5 pessoas no mundo, uma é muçulmana. O Deus dos muçulmanos é Alá, o profeta é Maomé, o livro santo é o Alcorão e a cidade santa é Meca. Já os hindus (13% da população) se encontram principalmente na Índia e adoram milhares de deuses.

Os budistas (seguidores do Gautama Buda) se concentram principalmente na Tailândia, Camboja, Vietnã e Japão, e são 6% do total da população do mundo.

Os animistas são aqueles que seguem as crenças indígenas ou tribais. Acreditam na existência de um mundo sobrenatural e em sua interação com o mundo natural. A pajelança existe principalmente para fazer a mediação entre um mundo e outro. Acreditam também que tudo tem vida, as árvores, as pedras, as águas, etc.

No caso da China, apesar de possuir uma igreja evangélica em crescimento, a maior parte de sua população se diz sem religião. Ressaltamos que esses dados se baseiam na porcentagem predominante da população de cada país.


7 comentários:

  1. Adorei o texto, gostaria de saber mais iformações sobre esse assunto, não consigo abre o anexo abaixo.

    Obrigada Ministério RestaurArte, Cristina.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas resposta!!
    muito bom esse blog

    ResponderExcluir
  3. Que merda de blog e evidente que existe muito mais cristaos no mundo.E outra o santo papa e chefe da maior e melhor igreja do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Voces sao islamicos. pesso desculpas.

    ResponderExcluir
  5. Isso é verdade, muito pensam que o cristianismo é muito grande, mas estão enganados, sou cristão mas tenho que reconhecer a verdade, muitos dos que dizem que isso não é verdade nunca saíram de suas próprias cidade, como podem ter certeza de um mundo e da crença dos outros? Nunca se pode saber com certeza o que seu vizinho pensa muito menos a quem ele segue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso porque voce nao tem intimidade com seu visinho, respeita a opiniao dos outros

      Excluir
  6. O cristianismo é sim muito grande, e a maior crença do mundo.
    O islamismo atualmente é a maior religião do mundo (mas essa contagem inclui os xiitas) e o catolicismo é a segunda maior, já reconhecido pelo papa que o Islã ultrapassou a religão deles em número de adeptos.
    Porém o cristianismo não é só o catolicismo, tem muitas outras vertentes inclusas como as religiões (são religiões, não são seitas!): Testemunha de Jeová, Santos dos Últimos Dias (Mórmons), prostestantismo, luteranismo etc.

    Se contar apenas os muçulmanos sunitas, o catolicismo continua sendo a maior religião do Globo.

    ResponderExcluir