sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Meu Compromisso é Com a Verdade


“Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade.” 2 coríntios 13.8.

Quando o Senhor Jesus esteve diante de Pilatos, logo após ser preso, a fim de que este o julgasse mediante o tribunal romano, acusado de sedição, Ele afirmou que veio para dar testemunho da Verdade. Também disse que “todo aquele que é da Verdade ouve a minha voz” (João 18.37), ou seja, quem O serve, tem compromisso com a Sua Palavra. Foi isso que fez com que Martinho Lutero, no ano de 1517, pregasse, na porta da Catedral Católica de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 teses, batendo de frente com as mentiras pregadas pela Igreja Romana, pois resolveu não se calar diante de tantos desvios espirituais praticados por esta Igreja, dentre eles, o comércio das indulgências (promessa de remissão, parcial ou total, do castigo temporal imputado a alguém por conta dos seus pecados), provocando a chamada “Reforma Protestante”. E hoje, será que estamos pregando a verdade? Será que estamos combatendo o pecado e a mentira que Satanás tem introduzido neste mundo, ou temos nos calado e nos conformado diante dos sofismas (ilusões, enganos) estabelecidos pelo Inimigo? Mas nós, cristãos, não temos compromisso com homens ou instituições humanas, muito menos com o mundo (sistema secular dominado pelos prazeres materiais e carnais). O nosso compromisso é em favor da Verdade, é com o próprio Cristo. Ele afirmou ser a Verdade (João 14.6).

Na Bíblia, encontramos exemplos de homens que demonstraram compromisso com a verdade e não se curvaram diante do pecado e das mentiras. Cito aqui apenas três dentre muitos que poderia citar:

1. NATÃ, quando apontou a Davi o seu pecado (2 Samuel 12.1-15).
Natã foi um profeta que viveu durante os reinados de Davi e Salomão. Este profeta foi enviado por Deus a Davi e o censurou pelos pecados de adultério, assassinato e mentira, tendo inclusive revelado a este as consequências que estes pecados o trariam.

2. JOÃO BATISTA, quando repreendeu a Herodes (Lucas 3.18-20; Mateus 14.3-4).
Herodes Antipas, que governou a Galiléia e a Peréia na época de Jesus, admirava João Batista, mas este o argüiu em virtude deste rei viver em fornicação com a ex-mulher de seu irmão, Felipe. Isto custou a João a prisão, e mais tarde, a sua decapitação.

3. PAULO, quando tratou com a impureza na Igreja de Corinto (1 coríntios 5.1-7).
Diante da imoralidade, fornicação e orgulho que ouviu estar havendo nesta Igreja, o apóstolo age energicamente com disciplina aos insubordinados, exortando a Igreja a lançar fora o mal.

Vale frisar que todos estes homens de Deus não temeram as consequências que poderiam sofrer por apontar erros e pecados, mas demonstraram, com firmeza, que o compromisso deles era com o Senhor.
Não tolere o pecado. Não viva a sua vida em mentiras. Devemos ser imparciais com os enganos e erros que o diabo têm trazido às pessoas. O seu e o meu compromisso é com a Verdade!

Deus te abençoe,

Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário