domingo, 3 de janeiro de 2010

Firme nas Promessas do Senhor


“Ele [o Senhor] ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo”. (Salmo 113.7-8)

Este trecho que acabamos de ler está entre os salmos de louvor que, nas suas entre linhas, nos faz entender a grandeza do Poder de Deus e a Sua bênção ao homem fiel a Sua Palavra, mostrando o interesse do Senhor em erguer a homem derrotado pelo pecado e destruído pelo inimigo, como diz muito expressamente a passagem do Evangelho de João 10.10 no primeiro trecho: “o ladrão vem somente para matar, roubar e destruir”. Mas Deus por Sua infinita misericórdia nos levanta, limpa e nos eleva à posição de príncipes. Ele nos tira do lixo e da obscuridade e nos leva ao palácio. Foi assim que aconteceu com José.

O livro de Gênesis, a partir do capítulo 37, relata a história de José, um jovem adolescente que foi invejado pelos seus irmãos maiores e vendido por estes a mercadores, indo parar no Egito como escravo. Foi dado por morto pelo seu pai e caído no esquecimento por parte de seus irmãos. No Egito, foi difamado e jogado num calabouço por vários anos. Abandonado e injustiçado, José tinha tudo para ser um revoltado ou desajustado, mas foi fiel ao Senhor. Como diz a Palavra em Apocalipse 2.10, José foi extremamente fiel a Deus, sempre convicto que servia ao Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó, o Deus provedor, protetor e multiplicador.

Em Gênesis 41, nos revela a ascensão de José de presidiário a príncipe, após decifrar dois sonhos de Faraó, revelando a situação do país para os próximos anos e dando estratégias para a superação do caos. Entre os versículos 44 e 52, podemos perceber revelações profundas acerca do que Deus fez com José e também pode fazer com você. Os nomes dos nomes dados a José e aos seus filhos, nos mostram isso:

1. MANASSÉS - o nome do primogênito de José, que significa “esquecimento”. Por muito tempo, José foi abandonado, acusado injustamente e esquecido. Tinha todos os motivos humanos para não mais servir a Deus. Nada dava certo e ainda assim sofreu de forma injusta. Mas o Senhor se lembrou dele e o chamou para esquecer-se de todo aquele sofrimento do passado (Gênesis 41.51).

2. EFRAIM – o nome do segundo filho de José, que quer dizer “fruto em dobro ou prosperidade”. Saiba que para o justo, o Senhor faz nascer luz nas trevas (Salmo 112.4). Logo após aflição, haverá frutos dobrados para a sua vida! (Gênesis 41.52).

3. ZAFENATE-PANÉIA – nome dado por Faraó a José. Sua significação é desconhecida, mas alguns eruditos sugerem que seja “Sustentador da vida”, ou seja, que nada sai do controle de Deus. Nos faz entender que todo sofrimento, lutas em que passamos, mesmo quando somos fiéis, é por um propósito de Deus.

Deus abençoou José porque ele foi fiel em todos os momentos. A sua fidelidade atrairá sobre você:

1º. RECONHECIMENTO - aqueles que te injustiçaram irão reconhecer a unção e a bênção do Senhor sobre tua vida.

2º. SUCESSO NA TUA CAMINHADA – mesmo num país estrangeiro, José nunca deixou de ser bem sucedido. Foi assim na casa de Potifar, na prisão e agora no governo do Egito.

3º. A DUPLA HONRA – O dobro da porção na herança. Na divisão da Terra da Promessa às tribos de Israel, enquanto cada tribo dos filhos de Jacó teve uma porção de terra, José recebeu a herança em dobro.

Seja fiel ao Senhor em todos os momentos da sua vida, mesmo que todos os ventos sejam contrários, pois haverá de surgir a bonança sobre você com reconhecimento, prosperidade e honra. "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria" (Malaquias 4.2).

Na caminhada íngreme, mas sustentada por Cristo,
Pr. Enádio.

Um comentário: