domingo, 17 de janeiro de 2010

Morrer Para Viver


“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (João 4.12).

Toda semente, antes de germinar, precisa passar por um processo de maturação até ficar pronta para gerar uma nova vida. Se ela não cair da árvore, nunca poderá produzir uma nova vida. O processo da queda junto ao fruto, antes lindo e vistoso na árvore, e a sua separação deste fruto que era seu hospedeiro, é uma separação dolorosa, mas necessária. A semente, então, fica solitária, entregue às intempéries, jogada em terra, secando, padecendo, morrendo. Dessa forma, ela vai sendo preparada para gerar uma nova vida.

Assim como uma semente, todos nós precisamos passar por um processo semelhante a este para alcançarmos os propósitos de Deus em nossas vidas. Ninguém pode germinar, se desenvolver no Reino de Deus se, primeiro, não morrer. É um percurso difícil e incômodo, mas de grande importância para todos nós. E era isso que Jesus quis nos dizer com essa ilustração da semente.

Vivemos em uma época em que muitas pessoas querem servir a Deus sem se preocupar com uma mudança na sua vida, com uma verdadeira conversão. A palavra conversão significa mudança de forma ou qualidade, mudança da substância, ou seja, você continua sendo você fisicamente, mas a essência passa a ser outra. Significa uma mudança moral e espiritual para melhor. Não se pode ser essencialmente cristão sem primeiro morrer, padecer juntamente com Cristo, para daí sair para uma nova vida e, junto com ela, poder gerar para o Reino de Deus (Romanos 6.4).

Se a semente, que é o homem, não morrer, passar por todo esse processo, ele ficará só, sem nenhum benefício espiritual a ser deixado, pois ele será apenas mais um que caiu em terra, mas não ousou sofrer e tentar uma nova vida.

Uma semente que não gera sofre:

Estagnação – Não avança. Encontramos muitas pessoas assim: estáticas, paradas, que por não assumir um compromisso sério, acabou ficando para trás.
Apodrecimento – Se torna imprestável. Ninguém agüenta estar junto a esta pessoa, pois a sua vida, juntamente com suas ações e palavras, cheiram mal em relação à saúde espiritual.
Desinteresse – Não serve para investimentos. Ninguém quer investir nesta pessoa, pois ela se tornou inconfiável.

Quando a semente cai na terra e morre, esta semente germina muitos benefícios, gerando para Cristo e também para sua própria vida. Esta semente:

1. Supera os desafios existenciais.
Ela suporta os agentes patogênicos e as adversidades do tempo.
Todos nós, quando encaramos o desafio de servir a Cristo, entregando-nos totalmente a Ele, somos revestidos do alto pelo Espírito Santo de Deus que nos leva a superar todos os obstáculos latentes e apresentáveis que surgem. (Luca 24.49).

2. Torna-se grande e forte.
A árvore se desenvolve naturalmente.
Quando mortificamos o velho homem e nos revestimos do novo, provamos de um crescimento espiritual e de um fortalecimento na vida como um todo. (Efésios 4.21-24).

3.
Produz muitos frutos.
De uma só semente, muitos frutos são gerados.
É maravilhoso poder ver os frutos de uma vida na presença do Senhor. Podemos perceber quantas conquistas pessoais alcançamos por andarmos sob a direção do Espírito! Quantas almas impactadas e geradas para Deus através de nós! (2 Coríntios 9.10 e João 15.16).

Tudo isso é resultado um processo de mudança, difícil, mas necessário, para que possamos atingir o desenvolvimento essencial segundo a vontade de Deus.

Morra e viva... para Cristo......

No amor do Pai,
Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário