sábado, 30 de janeiro de 2010

Você Não Chegou ao Fim

Leia João 21.1-13.

Todos nós desejaríamos ter vivido na época em que o Senhor pisou Seus Pés aqui na Terra. Melhor ainda ter visto e contemplado com os próprios olhos o Filho de Deus. Pois isso aconteceu para o privilégio de muitas pessoas e privilégio maior ainda para quem viveu perto Dele como alguns homens e mulheres. Os discípulos de Cristo foram, talvez, os mais privilegiados seres humanos que já nasceram. Andaram, conversaram, tocaram e aprenderam junto do Senhor. Convivendo com o Mestre, eles tomaram conhecimento do Reino e pela fé puderam sonhar com um futuro grandioso para eles e para o seu povo. Ao lado de Cristo eles viveram seus melhores dias. E assim como tudo havia começado numa pescaria, parecia que tudo estava terminando também numa pescaria.

O momento que o texto relata ocorreu aproximadamente duas semanas após a ressurreição de Cristo, tendo inclusive já o mesmo aparecido aos seus discípulos por duas vezes. Mas para os discípulos parecia que nada ia mudar. Estava tudo calmo, parado, nada estava acontecendo, estava tudo muito obscuro, incerto. Todos aqueles poucos anos tão intensos que resultou num fim tão trágico e traumático havia passado e agora eles estavam juntos, mas sem nenhuma direção certa. Jesus já havia se manifestado antes, mas nada estava claro para eles. Eles então resolvem voltar ao normal e normal para eles era pescar.

Deste texto podemos extrair algumas lições:

1º “As perdas nos impedem de ver a grandeza do nosso chamado (Pr Silmar Coelho).
Eles sabiam que Deus tinha algo a fazer através de suas vidas, mas não sabiam a grandeza disso: “vos farei pescadores de homens” (Marcos 1.17-18).

2º A dor paraliza.
O que eles haviam vivido e visto nos dias da crucificação foi muito intenso e forte para eles, vendo o seu Mestre tirado deles de forma tão cruel, o que os deixou parados.

3º As incertezas encobrem a perspectiva do futuro.
Eles não sabiam o que fazer. Estavam desnorteados.

Quando foram para o mar, eles não tiveram sucesso na pescaria. Nada apanharam. É isso que acontece quando tentamos agir e sair para longe dos planos de Deus. Nada acontece. Nada dá certo.
Ao amanhecer, eles viram alguém chamá-los, mas não reconheceram que era Jesus. Nos momentos sombrios e difíceis, Jesus sempre tende a se manifestar e trabalhar em nossas vidas. Seguindo a orientação do Senhor eles fizeram uma nova tentativa e conseguiram uma pesca bem sucedida. A
quela pesca mostrou aos discípulos a grandeza do poder de Deus em suas vidas.

A sua vida não chegou ao fim por que:

1. Jesus te chama ao relacionamento.
Ele chamou os discípulos para comer peixe e pão (João 21.9 e 12a). Isto é o que chamamos de comunhão. Renove hoje sua comunhão com Cristo.
2. Jesus te chama a presenciar a Sua Grandeza.
Eles tiveram uma pesca bem sucedida, mas não só de peixes, mas de “grandes peixes” (João 21.11). É para isso que Deus te chamou: para as grandezas do Seu Reino.
3. Jesus nunca te deixou.
Jesus esteve se manifestando junto aos discípulos em todo o período transitório da ressurreição à ascensão (João 21.14). Mesmo nas incertezas e momentos difíceis da sua vida, Deus está presente.

4. Jesus não chama para apontar os teus erros, mas para sarar o teu coração.
Os discípulos o abandonaram, o negaram e fugiram. Agora demonstravam dúvidas. Mesmo assim, o Senhor não deixou de acreditar neles. Não importa o que você fez, se abandonou um dia a fé, se o negou ou pecou, ele quer sarar o teu erro e renovar a aliança contigo.

A Palavra de Deus diz: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã” (Lamentações 3.22-23). Deus se importa com você! Você não chegou ao fim.

Buscando renovação sempre nas asas do Espírito,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário