domingo, 14 de março de 2010

2ª Mensagem da Série DEUS É TUDO O QUE EU PRECISO

Uma das mais completas definições teológicas de Deus é do teólogo batista A. B. Langston: “Deus é espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo”. Esta definição nos leva a imaginar o sustento e o controle de Deus como uma grande mão segurando o planeta Terra e a mantendo em seu eixo perfeito E não só na Terra, mas em todo o Universo não há um ser tão poderoso como Deus.

A palavra hebraica para o que estamos tratando é ADONAI, ou “Deus Superior”. Outras traduções apontam para “Deus da humanidade” ou “Senhor de toda a terra”, como na citação a seguir: “Derretem-se como cera os montes, na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra” (Salmo 97.5). Estas expressões denotam que Ele é Deus e Senhor de tudo e nada foge do seu absoluto controle.

A intervenção de Deus, JEOVÁ-ADONAI, na vida de Seu povo é notada em alguns relatos bíblicos, quando algumas situações pareciam que iriam fugir do controle. Um destes relatos em que podemos verificar bem precisamente o que estamos dizendo está no segundo livro dos Reis, nos capítulos 18 e 19. Estes dois capítulos narram o reinado de um dos monarcas mais piedosos que houve no reino do sul, composta por duas tribos de Israel, Judá e Benjamim. Seu nome era Ezequias. Este rei governou Judá por quase trinta anos e promoveu profundas mudanças na vida espiritual da nação, tendo removido dos altos os postes ídolos e quebrado os altares a demônios (18.4). Foi Ezequias quem fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera sete séculos antes, ainda no deserto, e até aquela altura era objeto de adoração. Não houve rei como ele em Judá, nem antes nem depois dele (18.5).

Enquanto as nações vizinhas estavam subjugadas pelo poderoso império assírio, dentre elas o reino do norte, Israel, composto pelas dez tribos dissidentes, que foi invadido e destruído, o reino de Judá, através de Ezequias, não aceitou servir a este império (18.7-12). Esta atitude de rei de Judá provocou a invasão dos assírios contra esta nação, forçando Ezequias a negociar com eles (18.13-16).

Mais tarde, o rei da Assíria envia três de seus principais oficiais para Judá juntamente com um grande exército para pressionar o rei. Um destes oficiais, chamado Rabsaqué, general do exército, afronta o rei de Judá e também o próprio Deus que Ezequias servia (18.19-22).
O inimigo, quando se levanta contra nós, ele busca:

- Minar a nossa confiança em Deus (18.19);
- Nos afrontar e intimidar (18.20);
- Nos envergonhar diante das pessoas (18.26-27);
- Expor e sujar o nosso nome perante todos (18.28-32).

Quando Ezequias ouviu tudo isto, rasgou as suas veste e se derramou perante o Senhor no Templo, e mandou consultar o profeta e, pelas suas palavras, notamos que ele não tinha mais controle sobre a situação. Ele caiu em si e se voltou para Deus, JEOVÁ ADONAI, pois percebeu que precisava que o Senhor controlasse o que para a nação era incontrolável: a invasão e pressão estrangeira.

Quando tudo parecer contrário em sua vida, as circunstâncias forem as mais desfavoráveis possíveis e a situação sair do seu controle, faça como Ezequias e siga os passos adiante:

1º passo - Vá à Casa de Deus e peça auxílio ao seu profeta.
Ezequias entrou na Casa de Deus, casa esta que ele tinha desprezado (18.15-16) e enviou uma representação até o profeta Isaías em busca de auxílio (19.2). O Senhor quer isso de você: que você valorize a Sua Casa e busque auxílio espiritual para a sua vida;

2º passo – Saia de cena, pois enquanto você estiver à frente da luta, o Senhor não poderá agir.
Ezequias não reagiu às ameaças por vindas de cartas enviados por Senaqueribe, imperador assírio, mas foi até Deus e lançou para Ele a sua preocupação (1 Pedro 5.7) e depositou Nele a sua confiança (19.14);

3º passo – Adore e reconheça o Poder de Deus que controla todas as coisas.
O rei de Judá faz aquilo que move o coração do Pai: ele O adora (19.15-19). São nestes momentos em que se descobrem os verdadeiros crentes, em momentos de conflitos e pressões da vida (João 4.23).

Após estes passos do rei, a resposta veio. No capítulo 19, entre os versículos 20 e 22 e 27 e 28, o Senhor promete defender o Seu povo e logo toma o controle da situação, ferindo os assírios, fazendo com que os filhos de Judá não levantassem uma só espada.

Deus está no controle em toda e qualquer situação. Confie Nele e volte-se para Ele em oração e adoração, pois na fé encontramos o respaldo para a ação do Deus que nos sustenta: JEOVÁ-ADONAI.

Deixando Ele no controle,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário