segunda-feira, 8 de março de 2010

Deus é Tudo o que eu Preciso

Texto referência: Êxodo 3.1-16

O livro de Êxodo revela como Deus, com Sua Mão Poderosa, liberta o Seu povo da escravidão no Egito e os conduz rumo à Canaã, a Terra Prometida. É Moisés, um hebreu criado como príncipe no Egito, e depois fugitivo no deserto, o escolhido pelo Senhor como o mensageiro da esperança ao seu povo e líder deles na saga pelo deserto por 40 anos.

Na chamada de Moisés, Deus fala a ele numa chama de fogo no meio de uma sarça, uma planta espinhosa do deserto, e se revela como o “EU SOU”. Este verbo “SER” aparece numa forma que produz o passado, presente e futuro ao mesmo tempo, e é uma tradução da palavra hebraica “YAHWEH”, que dá o nome transliterado JEOVÁ, que significa SENHOR ou DEUS, e indica a natureza eterna e imutável de Deus (Bíblia de Estudo Shedd, págs. 75 e 77, rodapé).

O que o Senhor falou a Moisés é que Ele era (verbo SER) o Deus que iria libertar o Seu povo do Egito, em resposta ao clamor deles e levá-los a uma terra que “mana leite e mel” (Êxodo 3.7-9), ou seja, Ele era o que eles precisavam naquele momento que Ele fosse: LIBERTADOR. JEOVÁ é o Deus que é tudo o que eu preciso que Ele seja.

Em todo a Antigo Testamento, Deus se revela com alguns nomes que nos aponta que Ele é quem nós precisamos em todos os momentos e situações em que passamos nas nossas vidas. Vejamos:

JEOVÁ-ADONAI (palavra hebraica que quer dizer “Deus Superior”). Encontramos esta citação no Salmo 97.5: “Derretem-se como cera os montes, na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra - expressando que o Senhor é Deus de toda a humanidade. Ele continua sendo Deus e nada foge do Seu absoluto controle.

JEOVÁ-JIRÉH (palavra hebraica que quer dizer “O Senhor Proverá”). Esta citação é encontrada no livro de Gênesis, capítulo 22, versículo 14: “E pôs Abraão por nome àquele lugar - O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Esta passagem nos mostra que Deus é a minha provisão.

JEOVÁ-SHALOM (palavra hebraica traduzida para “O Senhor é Paz”). Foi uma declaração feita por Gideão: “Então, Gideão edificou ali um altar ao SENHOR e lhe chamou de O SENHOR É Paz. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas” (Juízes 6.24). Complementando com outra citação, Salmo 122, entre nos capítulos 6 e 7, que diz: “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios”, entendemos Deus como o Senhor que me dá prosperidade, que é paz, saúde e sucesso.

JEOVÁ-NISSI (palavra hebraica que significa “O Senhor é a Minha Bandeira”). Esta citação pode ser vista em Êxodo 17.8-15, texto que narra a guerra travada entre os hebreus e os amalequitas, mais especificamente no versículo 15: “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira – expressando que o Senhor é Aquele que me leva às conquistas.

JEOVÁ-RAFHA (palavra hebraica que quer dizer “O Senhor Cura”). É um nome que denota a ação divina na vida humana trazendo cura física e emocional, levando o homem à restauração. A interferência de Deus na vida de seus filhos é percebida nas matriarcas de Israel que eram estéreis, em Ana, a mãe do profeta Samuel e muitas outras passagens do Antigo Testamento. A referência talvez mais destacada acerca destas palavras está no livro do profeta messiânico: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Isaías 53.4-5), sendo a restauração física e emocional um dos mais freqüentes feitos do Messias: Jesus.

JEOVÁ-TSIDKENU (palavra hebraica que significa “O Senhor, Justiça Nossa”). Esta citação é encontrada no livro do profeta Jeremias: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa (Jeremias 23.5-6). Esta é mais uma passagem que aponta novamente para o Messias que executa juízo e que É a nossa justiça.

JEOVÁ-SHAMAH (palavra hebraica que é traduzida como “O Senhor Presente”). Podemos encontrar esta citação em Êxodo 40.34-38, que relata a presença do Senhor no meio do Seu povo. O Senhor é Deus Presente também em toda e qualquer situação na vida de Seus filhos.

O que é que você precisa que o Senhor faça em sua vida? Ele age com grande poder e glória! Tudo Ele pode, pois também é “EL-SHADDAY” (palavra hebraica que significa “Todo-Poderoso, encontrada em Gênesis 17.1), a Origem de tudo, o Criador dos céus e da terra. Como disse Jó: “Bem sei que tudo podes(Jó 42.2a). Ele é tremendo!

Nele, que faz por mim o que pode fazer também você,

Pastor Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário