Um dos textos mais tremendos da Bíblia está livro do profeta messiânico Isaías, que 700 anos antes previu o sofrimento do Messias:
“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53.1-12).
Com muita propriedade, o profeta descreve o Cristo desfigurado na Cruz e a Sua obediência ao Pai em não abrir a boca e ainda interceder pelos Seus algozes.
Uma das partes que mais nos chama atenção é que toda enfermidade, dor e pecado da humanidade estava sendo revertido em castigo sobre o Filho de Deus no Calvário.
Vendo alguns trechos, podemos destacar que, na Cruz, estava padecendo o próprio Deus que nos traz cura. São nestes trechos que podemos empregar os termos em hebraico JEOVÁ-RAFHA, que traduzido quer dizer “O Senhor Cura” e é uma expressão que demonstrava a ação divina no povo de Israel e que no texto acima se cumpre na figura do próprio Cristo em relação a toda a humanidade. Esta interferência pode ser vista em toda a Escritura, desde as matriarcas de Israel, Sara, Rebeca e Raquel, as quais eram estéreis, passando por Ana, mãe de Samuel, como através do ministério dos profetas, do próprio Jesus Cristo e também dos apóstolos na Igreja Primitiva.
O homem foi criado como um ser espiritual, mas também dotado se um corpo físico e alma. O espírito do homem é o mais profundo do seu ser e a parte que se comunica com o mundo espiritual, como por exemplo, quando oramos, entramos em contato com Deus através do nosso espírito. A alma é o centro de nossas vontades, emoções e inteligência. O corpo é a nossa matéria física, nossa carne.
A ação de Satanás e de seus demônios na humanidade é com o intuito de mortificar o nosso espírito, confundir a nossa alma e dominar a nossa carne.
São nestes três campos que o inimigo deseja ter o senhorio, pois estas três partes nos forma como um todo.
O sofrimento de Cristo na Cruz foi para trazer a restauração completa sobre nós, nos curando, restabelecendo a condição de filho, sarando a ferida, removendo os defeitos morais que nos desvia dos propósitos de Deus para nós.
Vamos ver, a seguir, como a ação de Deus opera sobre cada campo que forma o nosso ser:
1. NO ESPÍRITO
“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53.1-12).
Com muita propriedade, o profeta descreve o Cristo desfigurado na Cruz e a Sua obediência ao Pai em não abrir a boca e ainda interceder pelos Seus algozes.
Uma das partes que mais nos chama atenção é que toda enfermidade, dor e pecado da humanidade estava sendo revertido em castigo sobre o Filho de Deus no Calvário.
Vendo alguns trechos, podemos destacar que, na Cruz, estava padecendo o próprio Deus que nos traz cura. São nestes trechos que podemos empregar os termos em hebraico JEOVÁ-RAFHA, que traduzido quer dizer “O Senhor Cura” e é uma expressão que demonstrava a ação divina no povo de Israel e que no texto acima se cumpre na figura do próprio Cristo em relação a toda a humanidade. Esta interferência pode ser vista em toda a Escritura, desde as matriarcas de Israel, Sara, Rebeca e Raquel, as quais eram estéreis, passando por Ana, mãe de Samuel, como através do ministério dos profetas, do próprio Jesus Cristo e também dos apóstolos na Igreja Primitiva.
O homem foi criado como um ser espiritual, mas também dotado se um corpo físico e alma. O espírito do homem é o mais profundo do seu ser e a parte que se comunica com o mundo espiritual, como por exemplo, quando oramos, entramos em contato com Deus através do nosso espírito. A alma é o centro de nossas vontades, emoções e inteligência. O corpo é a nossa matéria física, nossa carne.
A ação de Satanás e de seus demônios na humanidade é com o intuito de mortificar o nosso espírito, confundir a nossa alma e dominar a nossa carne.
São nestes três campos que o inimigo deseja ter o senhorio, pois estas três partes nos forma como um todo.
O sofrimento de Cristo na Cruz foi para trazer a restauração completa sobre nós, nos curando, restabelecendo a condição de filho, sarando a ferida, removendo os defeitos morais que nos desvia dos propósitos de Deus para nós.
Vamos ver, a seguir, como a ação de Deus opera sobre cada campo que forma o nosso ser:
1. NO ESPÍRITO
É a alma racional do homem, uma faculdade divinamente concedida, pela qual podemos ter comunhão com Deus. Quando não servimos a Deus, esta parte de nós permanece inerte ou mortificada, pois o pecado quebra nossa comunhão com o Senhor: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59.2). Em outra passagem temos a seguinte afirmativa: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23 NVI).
O Pecado é uma doença espiritual que causa efeitos definitivos na vida terrestre, em virtude dos pecados dos primeiros pais (na queda, conforme Gênesis 3), mas também grandes conseqüências para aqueles que o comete, como o endurecimento do coração, a falta de temor a Deus, o enfraquecimento na força e vida da alma e por fim a morte eterna (2 Tessalonicenses 1.9).
A morte de Jesus na Cruz nos trouxe a oportunidade de reconciliarmos com Deus, pois no Gólgota Ele pagou o preço por nós, derramando o Seu Precioso Sangue e trazendo purificação dos pecados a todos que O aceitam (Mateus 26.28).
2. NA ALMA
2. NA ALMA
A alma é o nosso grande campo de batalha. Está continuamente na mira do diabo. É na alma onde se encontra a sede dos afetos, das sensações e paixões, sendo suscetível de angústia (Gênesis 42.21), de aflição (Levítico 16.29), de desânimo (Números 21.5), de desejos malignos e impuros (Deuteronômio 14.26), e também de aborrecimento (Salmo 107.18). É também na alma onde estão os nossos traumas, medos e fobias. Na Cruz, Jesus nos trouxe a cura de nossas emoções, nos dando a oportunidade de amar, de perdoar e de sarar as feridas do nosso ser, marcadas por experiências negativas do passado. Ele nos devolve o autocontrole e eleva a auto-estima.
3. NO CORPO
3. NO CORPO
É a nossa forma visível, a nossa carne. Com ela nos relacionamos com o mundo exterior. Na carne que se encontram os sentidos como o tato, a língua e os olhos. É a parte consumadora do pecado. É também a carne que é acometida de tantas enfermidades existentes no mundo. No Calvário o Senhor Jesus “tomou sobre Si as nossas enfermidades” e nos sarou “pelas Suas pisaduras” (Isaías 53.4-5). Podemos perceber a concretização desta palavra profética no ministério de Jesus, quando muitos cegos, paralíticos e moribundos foram curados e até mortos ressuscitados (Lucas 7.22 e João 11.1-46). Essa palavra profética também é para nós hoje. Jesus continua curando.
Jesus fez no Calvário o que ninguém podia fazer. Lá Ele pagou um alto preço por todos nós. Toda a destruição que o pecado trouxe para a humanidade, desfigurando o homem criado à imagem e semelhança de Deus, Cristo restaurou, devolvendo a dignidade e a condição de filho de Deus.
Deus é o nosso JEOVÁ-RAFHA, o Deus que nos restabelece. Creia e mergulhe nas suas águas purificadoras!
Restabelecido na Graça,
Pr Enádio.
Jesus fez no Calvário o que ninguém podia fazer. Lá Ele pagou um alto preço por todos nós. Toda a destruição que o pecado trouxe para a humanidade, desfigurando o homem criado à imagem e semelhança de Deus, Cristo restaurou, devolvendo a dignidade e a condição de filho de Deus.
Deus é o nosso JEOVÁ-RAFHA, o Deus que nos restabelece. Creia e mergulhe nas suas águas purificadoras!
Restabelecido na Graça,
Pr Enádio.
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