quinta-feira, 22 de abril de 2010

7ª Mensagem da Série DEUS É TUDO O QUE EU PRECISO


Em uma de Suas orações ao Pai, Jesus disse: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” (João 17.15). Este pedido reflete o desejo do Senhor para permanecêssemos neste mundo a fim de executar os Seus propósitos, mesmo em meio a uma “geração incrédula e perversa” (Lucas 9.41).

Na Sua ascensão, o Senhor diz algo que nos faz entender que nunca caminharíamos sozinhos na jornada: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28.20b). Esta declaração prova o que já fora antes profetizado por Isaías e depois confirmado pelo anjo Gabriel na Anunciação: “Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1.22-23). Jesus é Deus Presente em nossas vidas. Esta presença é destacada na figura do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade. Ele é Deus operando na Terra, conduzindo a Igreja à santificação (1 Pedro 1.2) e nos levando a avançar contra toda a força do Inimigo.

O Espírito Santo foi quem guiou a Igreja Primitiva, agindo sobremaneira através dos apóstolos e evangelistas, e auxiliando na divulgação da mensagem do Evangelho por todo o mundo: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Atos 13.2). O Espírito Santo é quem guia todo aquele que se submete à Sua Vontade.

No Antigo Testamento, podemos também ver a manifestação do Senhor com a Sua Presença guiando o Seu povo. Claramente percebemos o Senhor cuidando e direcionando a Israel em cada uma de suas jornadas pelo deserto. No último capítulo do livro de Êxodo, consta que Deus manda Moisés levantar o Tabernáculo que o Senhor o pedira para construir detalhadamente. Este Tabernáculo ficaria no meio da congregação, como uma simbologia de que o Senhor está no meio do Seu povo. É isso que o Senhor quer em nós: estar no centro de nossas vidas. Ele deseja que você construa uma morada para Ele bem no centro de seu coração: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos” (Provérbios 23.26). O coração representa nossos mais profundos sentimentos, por isso Deus deve estar nele de forma total. Somente assim é que Deus pode entrar em nós por completo e nos trazer Sua paz e Seu amor que é o dom maior que podemos ter.

Após o término do Tabernáculo, o Senhor encheu aquele lugar da Sua Glória. Era Deus ali presente junto a eles. Este mover do Senhor nos expressa a sua ação como “O Senhor Presente”, expressão que no hebraico pronunciamos JEOVÁ-SHAMAH, que significa que a presença de Deus é tudo o que necessitamos em nossa caminhada. Ele é Deus de todos os momentos, bons ou ruins, favoráveis ou adversos, na bonança como nos fortes ventos.

Diz a Palavra que a Glória de Senhor encheu aquele lugar: “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo” (Êxodo 40.34). É assim que Ele quer fazer com você, enchê-lo da Sua Unção, pois nós somos tabernáculos vivos (2 Coríntios 5.4). O apóstolo Paulo escreveu: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19). O nosso corpo não foi feito para o pecado e sim para Deus, para ser habitação Dele, cheio de Sua Glória. Uma pessoa cheia da Unção de Deus é repleta de entusiasmo, de ânimo para prosseguir e jamais parar. Parar é uma palavra que não consta no vocabulário daquele que é cheio da Glória de Cristo.

O mesmo versículo de Êxodo também afirma que “a nuvem cobriu a tenda da congregação”. Esta nuvem representa a proteção e a direção que o Senhor nos oferece. Quem caminha com Deus não anda desprotegido, Diz o salmista: ”De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua” (Salmo 121.6). É Ele quem nos dá a Sua direção. Essa mesma nuvem que, quando se levantava do Tabernáculo fazia avançar o povo de Deus. Se ela não se levantava, o povo não caminhava: “Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava” (Êxodo.36-37). Nas Suas sábias palavras, Jesus disse: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3.8); mostrando-nos que é o Espírito quem deve guiar as nossas vidas. Ele é quem nos dá a conhecer a decisão correta e deve nos influenciar em todos os nossos caminhos. Permita que Ele direcionar a sua vida e fazer parte de sua caminhada. Se Ele disser vá, você irá, se não, fique.

Aprendemos muito com Davi, que não saía às batalhas sem antes consultar o Senhor: “Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos” (2 Samuel 5.19). Ele sabia o quanto era importante o aval do Senhor e a Sua presença em suas batalhas. Isso o tornou o maior e mais querido e lembrado rei que Israel conheceu.

A presença do Senhor em nossas vidas é em todo momento. No versículo 38 é uma amostra sobre a constante presença de JEOVÁ-SHAMAH COM os Seus filhos: “De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas”. Ele está conosco em todas as circunstâncias. Nos silêncio como nos trovões, nas situações de calmaria e também nas tempestades.

Lembro-me de uma de nossas férias na praia quando avistamos uns pescadores levando um barco da terra firme ao mar e com muita dificuldade, remando mar à dentro contra as fortes ondas. Parecia que a pequena embarcação iria virar, tanta que era a agitação que as fortes ondas provocavam, fazendo o barco ir para cima e para baixo como uma gangorra. Quanto mais empurravam o barco para frente, parecia que não sairia do lugar. Dos três pescadores, dois eram jovens e eram estes que mais se esforçavam. O mais velho, um senhor já de terceira idade, observava e meio que orientava aqueles outros. Os jovens demonstravam confiança nas palavras daquele velho homem que, ao mesmo tempo, passava segurança e experiência para eles. Um tempo depois, após se esforçarem bastante, pudemos notar um progresso e de repente o barco saiu daquela atormentadora fase inicial e calmante começou a navegar mar adentro até desaparecer de nossas vistas.

No Evangelho de Marcos nos deparamos com um relato bem singular ao que estamos falando. Vamos ler:

“Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança” (Marcos 4.35-39).

Os discípulos de Jesus estavam num barco que estava sendo lançado de um lado para o outro por fortes ventanias, formando grandes ondas, a ponto de quase naufragar, causando desespero neles. Mas o curioso nesta história é que Jesus estava também naquele barco, num sono tranqüilo. É como acontece muito conosco: clamamos, pedimos, rogamos. Ficamos aos “berros”, mas parece que Ele está dormindo, fazendo um silêncio que é gritante em nossa alma. Mas mesmo assim, Ele não deixou de estar ali. Na popa do barco da sua vida. Presente. Sossegado. Seguro de que nada acontecerá a você. Não se preocupe, em algum momento Ele despertará ao seu favor e acalmará a tempestade. Ele é
EMANUEL, Deus Conosco.

Busque a presença do Espírito de Deus, mergulhe na Sua Maravilhosa Unção e nunca saia da Sua Cobertura. Em toda e qualquer situação, a Sua presença não se apartará de você. Seja firme no Senhor JEOVÁ-SHAMAH.

Na presença do Deus Presente,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário