quinta-feira, 8 de abril de 2010

6ª Mensagem da Série DEUS É TUDO O QUE EU PRECISO

Em muitas passagens do Antigo Testamento podemos encontrar referências acerca de um Renovo que brotaria sobre Israel e Judá e que executaria Sua justiça. Estas profecias não se referiam apenas aos judeus, mas a todo o mundo. Isso trazia uma confusão ao coração dos israelitas, pois eles acreditavam que a restauração seria apenas para o reino de Israel, não sendo à toa que eles não reconheceram o Messias quando pisou na Terra na pessoa de Jesus, frustrando suas expectativas de restabelecimento de um reino político libertador do domínio do império romano sobre a Judéia e Galiléia.

Conforme as palavras do profeta Jeremias, a restauração do trono de Davi viria de Cristo, e que Ele governaria sobre toda a Terra: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa” (Jeremias 23.5-6). Este texto se refere ao Reinado de Cristo a partir de Jerusalém, sobre todo o mundo por mil anos, quando descerá e pisará novamente na Terra sobre o Monte das Oliveiras e governará com sabedoria, com juízo e justiça: “Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul” (Zacarias 14.3-4). Jesus fará justiça sobre Sua Igreja que descerá e governará junto com Ele.

A expressão usada pelo profeta Jeremias para a justiça de Deus sobre o Seu Povo é JEOVÁ TSIDKENU ou “Senhor, Justiça Nossa”. Isto nos mostra que o Senhor é a justiça que precisamos, ou seja, para tudo o que fizermos na direção do Pai, o Senhor nos recompensará: “Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18.25b).

Muitas vezes você encontrará no caminhar com Cristo as dificuldades, os empecilhos, as oposições, mas que você possa entender uma coisa: cada passo que der em fidelidade a Palavra de Deus, Ele lhe recompensará: “Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna” (Marcos 10.29-30). Estas são palavras do próprio Cristo. Tudo o que Ele quer de você é que continue nos trilhos. Como Ele mesmo disse: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça” (Lucas 18.7-8a).

O caminho com Cristo muitas vezes terá obstáculos, mas por mais difícil que possa ser a caminhada, a justiça brotará através de você e sobre você. É através do nosso exemplo de fidelidade a Ele que o Senhor executará o juízo sobre a Terra. Pela sua fé Ele julgará os incrédulos, pela sua retidão virá juízo sobre os ímpios. Você será o respaldo de Deus para Ele executar o juízo e a justiça. Ele é Jeová Tsidkenu.

Ele deseja que você não desista! Trilhe na fé, pois o caminhar na direção de Cristo atrairá recompensas. Há uma coroa te esperando na linha de chegada desta corrida chamada vida cristã. Como disse o apóstolo Paulo: “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1 Coríntios 9.22-27). Nas competições da Grécia Antiga os vencedores recebiam coroas feitas de folhas de oliveiras. A nossa coroa não é uma coroa de folhas pelo mérito pessoal, mas um prêmio incorruptível, uma recompensa espiritual.

Somos atletas de Cristo, e como atletas, estamos dia-a-dia numa corrida por um ideal, pela causa do Evangelho de Jesus.

O que o Senhor espera de nós como atletas?

1. Que ganhemos almas para Cristo.
”Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns” (1 Coríntios 9.19-22).
Que você possa anunciar o Evangelho sem impedimentos, pregando a todos os tipos de pessoas, de todos os segmentos, raças, tribos e culturas.

2. Que cooperemos com a Sua Obra.
“Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele” (1 Coríntios 9.23).
Que você dê o seu tempo, suas forças, seu talento, seus recursos, para cooperar, colaborar com o avanço do Evangelho de Cristo.

3. Que corramos na vida com Cristo com todas as nossas forças.
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” (1 Coríntios 9.24).
Se esforce, não permita que nada possa minar as suas forças. Dê um gás a mais no Evangelho: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue” (Hebreus 12.4).

4. Que tenhamos domínio de si.
“Todo atleta em tudo se domina...” (1 Coríntios 9.25).
O Senhor quer que nós disciplinemos a nossa carne e o nosso “Eu” à Palavra de Cristo, fazendo a Sua vontade e não a nossa.

5. Que planejemos, tenhamos estratégias para alcançar os objetivos.
“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Coríntios 9.26).
Deus deseja que você tenha metas na sua vida, metas de crescimento pessoal, como também na vida cristã.

6. Que alcancemos a linha de chegada, a salvação.
“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1 Coríntios 9.27).
A salvação é o nosso maior objetivo. O Céu é o nosso destino. A Eternidade ao lado do Senhor é a maior recompensa que podemos ter. O apóstolo Paulo, no fim de sua vida, disse: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4.7).

Não importa começar, o que importa é prosseguir até o fim. Não importância o quanto sofra, há uma recompensa, uma coroa para você. Jesus é a nossa justiça. Nele “somos mais que vencedores” (Romanos 8.37).

Firme na Rocha e na direção do Pai,
Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário