segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Leia e reflita!

Ver DANIEL 1
Vi alguém falar um tempo atrás que o Inimigo não deseja mais desviar ninguém da Igreja, mas sim desviá-lo dentro da própria Igreja. Podemos perceber isso claramente quando vemos pessoas de Igrejas que vivem uma vida complemente fora dos padrões da Palavra de Deus. Professam a fé, mas não vivem pela fé ou na renúncia do pecado. Vivem ao “gosto do diabo”. Na passagem do livro de Daniel no capítulo 1, notamos que este era o intento de Satanás em relação aos jovens judeus, pois ele queria destruir o conhecimento de Deus de toda uma geração, usando o rei babilônico Nabucodonosor a mandar ensinar a alguns jovens da linhagem real e nobreza judia a cultura e a língua dos caldeus (neste tempo os judeus estavam cativos na Babilônia) (v 3).
O alvo principal de Satanás não são aqueles que vivem no mundo debaixo do seu domínio, mas sim aqueles que vivem em obediência a Deus, na observância de Sua Palavra. A Bíblia diz que somos “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pedro 2.9). São estes que o diabo deseja confundir, para que a Palavra que liberta e transforma o ser humano não possa ser difundida.

O que o Inimigo quer?

1. Destruir o conhecimento da Palavra para que Esta não seja ensinada (v 4). Quando não se conhece a Palavra não se ensina, e quando não se ensina o povo não aprende e perece: “O meu povo perece por falta de conhecimento...” (Oséias 4.6).

2. Fazer com que você coma a mesma comida que o mundo come (v 5). Participar da mesma mesa. O diabo deseja que você viva como o mundo vive, se alimentando do pecado, sendo participante de uma cultura sem valores e princípios.

3. Mudar a sua identidade em Cristo (v 6-7). O chefe dos eunucos mudou os nomes de Daniel e seus amigos. O nome de Daniel (Deus é meu Juiz) passou a ser Beltessazar (Príncipe de Bel – que era o mesmo que Baal); o nome de Misael (Quem é como Deus) passou para Mesaque (Quem é como Aku, Deus da Lua); Hananias (Jeová é Misericordioso) veio a ser Sadraque (Amigo do rei); e Azarias (Jeová é meu Socorro), foi alterado para Abede-Nego (Servo de Nego, ídolo de representa Mercúrio). Todas estes de nomes foram para que fossem tiradas a identidade que eles tinham com o Seu Deus, o Deus de Israel.
Você é chamado de filho de Deus, mas o que o Inimigo quer é tirar a sua identificação com Cristo e lhe dar um nome relacionado com o pecado (alcólatra, prostituto, mentiroso, enrolado, safado, etc).

Qual a nossa atitude diante dessa situação?

a) Resolver não se contaminar (v 8). A vida com Jesus é uma decisão.

b) Crê que o seu sustento e o seu cuidado virão de Deus (vs 11 e 12). Por sermos cristãos e fiéis ao Senhor poderemos sofrer pressões, acusações, ameações, mas não temas, pois o Senhor entra em providência em nossas vidas. "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2.10).

O resultado: a nossa atitude provoca a ação de Deus.

O Senhor derramará conhecimento e dons em você (vs 17 e 20). É isso que faz de um homem um grande homem de Deus: ter estas duas coisas combinadas.
O Senhor o elevará a lugares de destaque (v 19).
Outros poderão cair, mas o Senhor lhe conservará de pé (v 21), e isso na sua vida profissional, financeira e até espiritual.

Não sucumba aos intentos do Maligno. Como disse Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26.41). Seja Santo!

Na Graça de Deus que é Pai e Amigo,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário