domingo, 19 de setembro de 2010

Vivendo os Planos de Deus

LER Lucas 1.26-35.

Todos nós somos chamados a viver os sonhos de Deus. O próprio ser humano é um sonho de Deus. Mas viver os sonhos de Deus não é uma garantia de uma vida de paraíso aqui na Terra. Na Palavra de Deus aprendemos que todos aqueles que mergulharam nos propósitos do Senhor e passaram a viver os Seus Planos tiveram o gozo de desfrutar da plenitude do Espírito Santo, mas também de conviver com as dificuldades de se caminhar ao lado Deus. Foram estas duas experiências que o casal José e Maria vivenciaram em suas vidas ao partilharem de um sonho de Deus.

Através da vida deste casal aprendemos que engravidar e viver um sonho de Deus, um plano de Deus, significa:

1. Correr o risco de ser mal interpretado (Lucas 1.34,38).

Quando recebeu o anúncio do anjo Gabriel e entendeu o plano de Deus para sua vida, Maria teve que comunicar a José, seu noivo, o que aconteceu. E se José não entendesse? Se ele a expusesse perante suas famílias e também à sociedade? Quando este entendeu o propósito de Deus, tiveram que esconder a gravidez até se casarem. O risco agora era de Maria ser apedrejada como adúltera, pois na Lei dos judeus, o noivado praticamente equivalia ao matrimônio em relação aos deveres.

Muitos não irão entender os planos de Deus em nossas vidas. Muitos vão interpretar de outra forma, não dando credibilidade a você, rindo ou até escarnecendo de você. Outros irão achar que você sendo altivo ou sonhador. Mas se é um plano de Deus, não temas correr o risco.

2. Entender que vivemos no limiar da honra, como também da vergonha (Mateus 1.18-25).

José teve que assumir a paternidade de uma criança que não era sua e correr todos os riscos de ser envergonhado perante a sociedade como conivente de um pecado de sua noiva.

Todos nós, que somos servos de Deus, vivemos na linha extrema. Se fazemos a vontade de Deus, somos reconhecidos pelas pessoas como pessoas de fé, cheias do Espírito Santo. Mas se vacilamos, todo pensamento bom que construíram a nosso respeito tende a ir de água abaixo.

3. Correr o risco de sofrer privações para defender o plano de Deus (Mateus 2.13-15).
Quando o rei Herodes, por parte dos reis magos, soube do nascimento do Messias descendente de Davi, temendo perder o seu trono, mandou matar todos os bebês até 2 anos de idade. Para proteger o menino Jesus, José e Maria tiveram que largar tudo e fugir para o país vizinho, Egito, passando a viver num país de cultura e língua diferentes e tendo que se sujeitar a um difícil recomeço em todas a áreas da vida.
Muitos de nós seremos perseguidos e até humilhados por servirmos a Jesus e fazermos a Sua Vontade, mas o que lhe manterá de pé e persistindo na caminhada é que estamos na trajetória certa.

4. Ser plenamente cuidadoso com a missão que o Senhor nos confiou (Lucas 2.16-19).

Uma das maiores virtudes deste casal foi silêncio. Eles sabiam do grande privilégio, da grande bem-aventurança, de Deus lhes ter confiado o cuidado e a educação do menino Messias, mas mesmo assim se mantiveram discretos. Isto preservou o menino Messias das especulações do povo, dos líderes e religiosos da época.

O silêncio é uma das principais virtudes dos servos de Deus. Todo grande servo de Deus sabe o momento de falar ou de ficar calado. A sua discrição muitas vezes irá lhe proteger de precipitações ou mal-entendidos.

5. Aprender a suportar dores e perdas (Mateus 3.31-35 e João 19.25-27).
Maria teve que conviver com a perda e a dor de ter que dividir seu filho com a Sua Missão e ainda ter que suportar vê-lo na Cruz.
A vida cristã não é só feita de rosas, mas também de espinhos. Muitas vezes perderemos o convívio da família por rejeição deles ao Evangelho, como também amigos. Jesus disse: “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 10.39).

6. Ter o privilégio de estar vivendo o verdadeiro sentido da vida (Lucas 1.46-49).

Quem vive os planos de Deus está no centro da Sua vontade, e estar no centro da vontade do Senhor é descobrir o verdadeiro sentido da vida. Tudo o que José e Maria sofreram por serem escolhidos por Deus para cuidar do Messias não se comparou com a maravilhosa honra e alegria de estarem vivendo os planos de Deus.

Para concluir, gostaria de enfatizar que nada se compara nesta vida à honra de ser recebido na Glória por Jesus como recompensa de uma vida vivida nos propósitos de Deus. Saiba de uma coisa: a verdadeira vida ainda há de se manifestar. É ao lado do Pai que iremos ser totalmente plenos. Viva os planos do Senhor. Se você ainda não tomou essa decisão, este é o momento!

Vivendo os planos de Deus,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário