sábado, 30 de outubro de 2010

Fui Projetado por Deus

Texto base: Jeremias 1

O Senhor tem um plano para cada ser humano. Ninguém está neste mundo em vão. Não somos escolhidos pelo dedo do homem, mas pela mão de Deus. O chamado de Jeremias nos faz entender isso. O Senhor enviou a Sua Palavra a Jeremias. Isso nos mostra que é a Palavra de Deus que vem a nós, pois Ele nos projetou para vivermos os Seus planos: “A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jeremias 1.4-5). Por que Ele nos escolhe?


1. Porque Ele nos conhecia antes que fôssemos formados. Antes mesmo da sua existência, do seu pai ou sua mãe se conhecerem ou se relacionarem, o Senhor já pensava no plano que tinha para sua vida!


2. Porque Ele nos consagrou ainda no ventre de nossa mãe. A palavra "consagrar" denota separar, escolher. Você não poderia ser um aborto, pois o Senhor já o havia separado para que você chegasse até aqui.


3. Porque o Senhor nos constituiu profetas, ou seja, aquele que iria ser a mensagem da Palavra de Deus. Você foi idealizado, você não poderia morrer na sua infância, pois era preciso você estivesse aqui.

Quando Jeremias foi chamado por Deus, ele se achou inapto: “Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR” (Jeremias 1.5-8). Nunca se ache inabilitado diante dos grandes planos de Deus. Ele está conosco e não há porque temer. Quando Deus nos chama, achamos que somos pequenos (frágeis); que não vamos conseguir (incapazes); e que “esse negócio não é para mim” (indignos).
O Senhor Jesus fortalece frágeis, capacita os incapazes e levanta quem escolhe.

“Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares” (Jeremias 1.9-10). O Senhor nos constituiu, ou seja, nos planejou. Tudo que Deus fez tem um propósito. A sua existência tem um propósito. Somos um projeto de Deus no cumprimento dos Seus Planos:


1º. Para arrancar e derribar – Somos levantados pelo Senhor para remover os altares aos ídolos e derrubar o que está entre nós e Deus.


2º. Para destruir e arruinar – Somos chamados a destruir o mal que se apossou de nossas vidas, frustrando e acabando com as obras de Satanás.


3º. Para edificar e plantar – Somos escolhidos para edificar os muros caídos, reconstruindo a vida e, através da Palavra de Cristo, plantar esperança de salvação e de prosperidade, com dias melhores na Terra.

Para encerrar, o Senhor dá a Jeremias a visão da amendoeira, que é uma árvore que floresce antes das folhas: “Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jeremias 1.11-12). O Senhor quer nos mostrar que devemos crer na Sua Palavra, olhando, pela fé, já os resultados.

No Amor de Cristo que nos escolheu,
Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário