terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Avivamento Urgente!


O avivamento é um dos temas mais discutidos hoje na Igreja brasileira. Muitos afirmam que ele já aconteceu em alguma época. Outros, porém, acreditam que o verdadeiro avivamento ainda vai ocorrer. O que vemos, no entanto, são alguns focos aqui e ali. Pela situação da Igreja brasileira, percebemos que realmente o verdadeiro avivamento está porvir, e quando ele vir, a nossa nação sentirá os efeitos. Acreditamos que está mais próximo que nunca. E não será apenas num local ou numa região, mas virá como uma onda que permeará toda a nação com a Glória de Deus. Muitos têm buscado isso. Vamos então conhecer mais sobre o avivamento.

Avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar – tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso (Dicionário Aurélio). No nosso contexto é aquele momento quando Deus se manifesta diretamente no meio dos homens; quando Ele “rasga os Céus e desce” (J Jacó Vieira). “Oh! Se fendesses os céus e descesses! Se os montes tremessem na Tua Presença, como quando o fogo inflama os gravetos, como quando faz ferver as águas, para fazeres notório o Teu Nome aos teus adversários, de sorte que as nações tremessem da Tua Presença! Quando fizeste coisas terríveis, que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram à Tua presença.” (Isaías 64:1). É a manifestação clara, viva e intensa de Deus no meio do Seu povo. Avivamentos são ocasiões em que a Igreja pode ser restaurada à vida espiritual autêntica após um período de declínio (Mark Shaw). É um desejo de Deus, um anseio do povo e uma necessidade da Igreja. Em seu livro, o profeta Habacuque demonstra o quanto aspira pela manifestação do Senhor no meio do Seu povo visto o pecado da Judá: “Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” (Habacuque 3.2).

Qual o segredo do verdadeiro avivamento?

“Se Eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o Meu povo, que se chama pelo Meu Nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” (2 Crônicas 7.13-15).

Esta passagem nos revela que para ocorrer uma manifestação de Deus que traga uma verdadeira mudança, nós, o Seu povo, a Sua Igreja que é chamada de a Noiva de Cristo, devemos:

Nos humilhar. A palavra humilhar significa tornar-se pequeno. Nós precisamos entender que Jesus deve aparecer em nossas vidas mais do que nós mesmos. “Convém que ele cresça e que eu diminua.” (João 3.30). Se humilhar é depender completamente de Deus e fazer Dele o centro de nossas vidas.

Orar. Sem oração não há avivamento. Todos os avivamentos e reavivamentos da história da Igreja foram frutos de muita oração. A oração é um sinal de que não podemos transformar ou mudar algo e sim Deus através da Sua intervenção. “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.” (Jeremias 33.3). Há um Poder de Deus liberado quando oramos: “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5.16b – RC).

Buscar a Deus. Buscar a Deus é se envolver cada vez mais com Ele. É viver a vida de Deus em sua essência. É ter o Senhor como a principal pessoa da sua vida. É buscar conhecê-Lo através da Sua Palavra, de momentos a sós com Ele. É buscar ter experiências com Ele. É adorá-Lo. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29.11-13).

Converter os maus caminhos. O Senhor quer de nós uma verdadeira conversão, pois o pecado faz com que os céus se fechem sobre nossas vidas. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade.” (Isaías 59.2-3). Quando nos voltamos para Deus, atraímos a Sua misericórdia: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51.17).

Quais os resultados do verdadeiro avivamento?

1. Uma verdadeira vida no altar. As pessoas não viverão apenas um cristianismo nominal, mas terão uma vida com Deus com mais intensidade. A frieza espiritual desaparecerá e uma igreja entusiasmada se levantará através do agir do Espírito Santo.

2. Muitas conversões. O avivamento traz uma explosão de amor e serviço. As pessoas, cheias do Espírito Santo, não se contentaram em ter Jesus só para elas, mais O anunciarão aos quatros ventos, amando cada vida. As pessoas não-crentes sentirão uma atmosfera diferente na Igreja e encontrarão satisfação nunca vista antes lá fora. O Espírito tocará cada vida porque a Sua Presença será mais perceptível.

3. Uma mudança social. Em todos os lugares em que ocorreram avivamento, a vida local nunca mais foi a mesma. Pessoas deixaram os vícios e a prostituição. Casas que promoviam o pecado foram fechadas. Famílias foram restauradas. As pessoas olharam para o próximo com compaixão e queriam fazer algo que mudassem a condição de vida uma das outras. “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.” (Atos 4.32-35).

O avivamento é necessário. O povo de Deus hoje precisa encarar a nova realidade e confrontá-la. A secularização da Igreja parece um fato. O advento da pós-modernidade, centrada no homem e na relatividade das verdades de Deus, ameaça da vida da Igreja. Tudo isso faz com que a questão do avivamento se torne mais urgente. A Igreja brasileira tem buscado. Pedimos a Deus que os nossos corações sejam cada vez mais voltados para Ele. Existem aqueles que ainda não se curvaram. E é por causa destes que o avivamento virá. Sejamos um destes!

Esperando os Céus se romperem,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário