quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O homem chamado JESUS

Leia JOÃO 9.1-11

Na passagem bíblica citada acima, Jesus vê um cego de nascença que se transforma em objeto de questionamento por parte de seus discípulos. Eles indagaram sobre a causa daquele homem nascer cego, se foi devido o pecado dele próprio ou de seus pais. Jesus então responde que “nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem as obras de Deus” (João 9.3). Muitas vezes não entendemos certas situações que passamos. São situações inexplicáveis, difíceis, que nos perturbam. São enfermidades, desemprego, impossibilidades. Ser cego era ser impossibilitado, viver na indiferença, abandonado, mendigando para poder viver. Não era fácil a situação daquele homem. Mas Jesus o percebeu. Às vezes achamos que estamos sós nas nossas tribulações. Ninguém nos vê, ninguém nos percebe. Mas Jesus nos vê. Ele é sensível ao meu e ao seu problema.

Achamos também, por vezes, que a causa do nosso problema é o nosso pecado ou transferimos a culpa a outro. Deus não quer mais que você aponte culpado. Ele vê você e quer se manifestar. Naquele momento, Jesus “cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no Tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo” (João 9.6-7). O milagre estava feito. Anos de sofrimento. Só bastava um dia encontrar Jesus. Ele precisava era da glória de Deus na vida dele. A vitória foi alcançada, uma vida digna devolvida.

Depois perguntaram a ele como aconteceu isso. “Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo” (João 9.11). Como isto aconteceu? Quem fez isso? Foi o homem chamado JESUS.

Quem é este homem chamado Jesus?

Este texto nos revela algo tremendo sobre Jesus. Ele enviou o cego ao Tanque de Siloé, ou o Tanque do Enviado. Enviado simboliza aqui a palavra CRISTO, termo de origem grega que significa “ungido ou separado para uma missão especial”. O cego foi até as Águas de Cristo, e voltou curado da sua deficiência e transformado na sua vida. Isso é que acontece quando vamos ao Enviado de Deus.

Como também é chamado este homem Jesus?

São muitos os nomes, mas eis somente aqui alguns deles:
1. O CORDEIRO DE DEUS - que foi entregue em sacrifício em nosso favor, substituindo-nos, para tirar o pecado do mundo (João 1.29).
2. O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ – Ele é forte e imponente (Apocalipse 5.5).
3. A RAIZ E GERAÇÃO DE DAVI – descendente daquele que tem um trono eterno (Apocalipse 5.5; 22.16 e 1 Crônicas 17.12-14).
4. Outros nomes: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES; O ALFA E ÔMEGA (Apocalipse 22.13); MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE E PRÍNCIPE DA PAZ (Isaías 9.6).

Agora quero declarar uma palavra profética sobre a sua vida: ASSIM COMO JESUS FEZ AO HOMEM CEGO DE NASCENÇA, cuspindo na terra, feito lodo e aplicado nos olhos dele, curando-o maravilhosamente, ALGO EXTRAORDINÁRIO ELE QUER FAZER COM VOCÊ E DE UMA FORMA DIFERENTE E INEXPLICÁVEL. Não tente saber como, só aguarde o agir de Deus e você irá declarar como o ex-cego declarou: “Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” (João 9.25b).

Deus o abençoe...
Pastor Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário