segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Leia esta mensagem: SEMENTES DA MULTIPLICAÇÃO!

Todos temos dentro de nós o poder da multiplicação. Nascemos para a multiplicação. O homem e a mulher têm uma extraordinária capacidade de geração de seres humanos. Numa ejaculação só, o homem consegue expelir, em média, 400 milhões de espermatozóides. A mulher já nasce com uma quantidade de óvulos que a faz ser fértil, a partir da puberdade, por quase 40 anos. É o poder natural da multiplicação. São sementes naturais da multiplicação humana.
Nós também temos um outro poder de multiplicação. Jesus falou desse poder. É o poder da multiplicação espiritual. Nós fomos gerados pelo Espírito Santo (que nos convenceu do pecado) com sementes de multiplicação. Em João 12.24, Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. Nós temos o poder, o potecial para gerar muito fruto. Segundo o Dr. Myles Munroe, potencial é “uma habilidade latente; um poder reservado; uma força não utilizada; um sucesso não alcançado; são talentos escondidos; uma capacidade ainda não desenvolvida. Tudo o que pode ser e ainda não se tornou; tudo o que pode fazer, mas ainda não fez; o que pode alcançar, mas ainda não alcançou; o que pode realizar, mas ainda não realizou. Potencial é uma habilidade ainda não expressada, um poder adormecido. Potencial não é, portanto, aquilo que você já fez, mas o que você ainda pode fazer” ¹.

Só uma coisa pode atrapalhar a multiplicação em sua vida: a sua independência de Deus. Jesus disse que para uma semente gerar, ela precisa cair na terra e morrer. Como sementes espirituais:

1º. Devemos estar no lugar certo (cair na terra). Em nenhum outro lugar você irá multiplicar se você não estiver no lugar certo. O lugar para se estar é na Presença de Deus. Quando estamos na Sua Presença, Ele nos dá o crescimento. “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1 Coríntios 3.6-7).

2º. Devemos morrer, ou seja, deixar de existir para si só. Toda semente só reproduz se ela morrer e se entregar totalmente à terra, à Deus. Jesus afirmou: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” (João 12.25-26). Morrer significa deixar o pecado, a vida mundana e servir a Cristo. Servir a Jesus é segui-lo e estar onde Ele está, em santidade e propósito. A este o Pai honrará. Este irá gerar com todo potencial dado por Deus.

Amados, Deus colocou este poder em cada um de nós. Jesus também disse: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (João 14.12). Nós podemos mudar, transformar o que precisar ser transformado. Só uma pessoa pode impedir a multiplicação: você mesmo! A sua falta de fé, a mediocridade e as preocupações com as coisas desta vida são os inimigos da multiplicação. Por quê? Veremos a seguir:

1. A falta de fé. A geração de Israel liberta do Egito só não entrou na Terra Prometida por falta de fé nas promessas de Deus. Eles se acovardaram quando ouviram o relatório dos espias que abordavam os obstáculos da nova terra (Números 13 e 14). Deus quer de você uma grande fé. Uma fé sobrenatural. Uma grande fé atrai grandes coisas. O Deus que servimos pode fazer grandes realizações. Ele “é Poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu Poder que opera em nós” (Efésios 3.20). Confiemos Nele.

2. Mediocriodade. Muitos de nós não crescemos porque vivemos na mediocridade. Mediocridade é fazer tudo na média. Deus não quer você como um servo mediano, mas que rompa com a mediocridade. “Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5.41). Deus vê potencial em você. Você pode mais. Você precisa ir além. Dois dos grandes segredos da águia ser a rainha das aves é que ela pode voar alto e enxergar longe. Deus nos ver como águias.

3. Preocupação com as coisas desta vida. Muitas vezes só não fazemos mais para Deus porque nos envolvemos demais com as coisas desta vida. Em seu grande livro “Lições de Mestre”, Mark Shaw cita uma observação que toca na ferida de muita gente:
“Todos nós parecemos estar vivendo o sonho americano [sonho de igualdade de liberdade e oportunidades para todos] com uma pequena dose de Jesus. Falamos sobre o senhorio de Cristo, mas nossas carreiras vêm antes. Nossas casas confortáveis vêm antes. Melhorar nosso nível de vida vêm antes. Então, pegamos o que restou e tentamos seguir a Cristo”. ²

Que não nos embaraçemos com as coisas desta vida. “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (2 Timóteo 2.4). Que possamos arregaçar as mangas em prol do Reino de Deus. Deus deu a você o dom de multiplicar. Ele nos comissionou porque acredita que podemos desenvolver todo o nosso potencial, pois somos semente do Reino. Jesus nos confiou estas palavras: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16.15-18).

Você é uma semente de multiplicação no Reino de Deus. Tudo o que você precisa, Deus já depositou dentro de você. Juntos podemos mudar a realidade atual e avançarmos. Somos nós que Deus escolheu nesta geração. Nele podemos!

Como Semente de Reino em Cristo Jesus,
Pr. Enádio.

Referências:
1. MUNROE, Myles. Compreendendo o seu potencial; traduzido por Cássio Barbosa – São Paulo: Reino Editorial, 2008, págs. 23 e 24.
2. SHAW, Mark. Lições de Mestre: 10 insights para a edificação da igreja local; traduzido por Jarbas Aragão – São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2004, pág. 198.

Um comentário:

  1. Otimo, que Deus continue a manifestrar esse conhecimento em vos, certamente com a vossa permissão estarei ministrando na minha igreja sob esse tema.

    ResponderExcluir