terça-feira, 22 de março de 2011

Colhendo Restauração

Neemias foi escolhido por Deus para promover a restauração de Jerusalém, anos após os judeus serem levados cativos para a Babilônia e os poucos remanescentes moradores da cidade, pessoas pobres, não haverem podido evitar invasões de povos inimigos que destruíram os muros da cidade, queimaram suas portas e assolaram a cidade (Neemias 1-3).
É desta forma que Satanás age na vida do ser humano: destrói suas resistências, assola a sua vida e deixa no pó, na miséria física e espiritual.
Diante do quadro triste e de opróbrio (vergonha) que Jerusalém se encontrava, Neemias volta a Jerusalém e anima o povo a restauração dos muros de Jerusalém:

Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. (Neemias 2.17).

Diante deste texto, o Senhor quer:

NA SUA VIDA MATERIAL, converter a miséria em abundância.
A miséria pode ser física e espiritual. Miséria não é pobreza, mas uma ação maligna que provoca vergonha, desonra, penúria nos que poucos recursos e mesquinhez nos mais abastados. O Senhor quer converter a miséria em abundância, nos que tem pouco ou nada, trazendo provisão, e nos que são mesquinhos, fazendo-os doadores.
Jesus disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10.10).

NA SUA VIDA ESPIRITUAL, transformar a assolação em renovação.
O inimigo deseja nos escravizar pelo pecado, satisfazendo nossos apetites carnais, tentando-nos à auto-suficiência e provocando dúvidas em nós em relação a Deus. A sua intenção é enfraquecer a nossa fé e nos esfriar espiritualmente, para que ele possa arruinar a nossa vida. Se você está vivendo assim, busque hoje renovar a sua vida em Deus, clamando ao Espírito Santo que o ajude.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2).

NO SEU INTERIOR, erguer das cinzas uma fortaleza.
A alma é o nosso grande campo de batalha. Está continuamente na mira do diabo. É na alma onde se encontra a sede dos afetos, das sensações e paixões, sendo suscetível de angústia, de aflição, de desânimo, de desejos malignos e impuros. É também na alma onde estão os nossos traumas, medos e fobias. Na Cruz, Jesus nos trouxe a cura de nossas emoções, nos dando a oportunidade de amar, de perdoar e de sarar as feridas do nosso ser, marcadas por experiências negativas do passado. Ele nos devolve o autocontrole e eleva a auto-estima.
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2 Coríntios 4.16-18 - NVI).

É um convite do Senhor a você. Reedifique a sua vida no Senhor. O Senhor não deseja que você seja opróbrio, mas uma grande bênção na Sua Presença.

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário