quinta-feira, 10 de março de 2011

Virando o Moinho e Revirando a Vida

* Mensagem ministrada no Acampamento da IEEA Sede que aconteceu entre os dias 05 e 08 de março.

Devemos vigiar a nossa fé. O Inimigo tentará de todas as formas levá-lo ao erro, minguar a sua fé para, depois, tragá-lo. Ele é como um leão que espera a presa se desgarrar do bando para poder dar o seu bote.
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pedro 5.8).
Aconteceu com Sansão. Nascido por uma promessa e por um milagre de Deus, pois sua mãe era estéril, Sansão era um nazireu, termo hebraico que quer dizer “consagrado” ou “separado”, que consistia em se consagrar a Deus por um determinado tempo ou por toda a vida. Sansão era cheio do Espírito de Deus e de uma força impressionante e sobrenatural, o que o levou a ter muitas vitórias sobre os inimigos de Israel, os filisteus. Mas suas atitudes irrefletidas o expuseram ao inimigo e à sua ruína. Primeiro porque casou, contra a vontade de seus pais, com uma mulher filistéia.
Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado
(Juízes 14.1-3).
Sansão se uniu à filha do inimigo. Às vezes você faz alianças com pessoas que não agradam a Deus. Mas você diz: “Mas é tão bom estar com esta pessoa. Esta pessoa é tão agradável”. E então vai ao terreno inimigo como um perdido numa floresta escura que pensa saber o caminho de volta.
A segunda atitude de Sansão foi se desviar do caminho de costume tocar em um animal morto quando o seu voto de nazireado o proibia de fazer tal coisa.
Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho. Quando voltou aos seus pais, repartiu com eles o mel, e eles também comeram. Mas não lhes contou que tinha tirado o mel do cadáver do leão
(Juízes 14.8-9).
Ele não considerou o voto, não atentando para o que é sagrado. Quando não atentamos para o sagrado, achando que podemos “pedir uma licença a Deus”, sair por um momento do Seu Caminho e desobedecê-lo, não sabemos que estamos correndo um grande perigo. O diabo sempre colocará o mel dentro daquilo que representa morte. O pecado pode até ter, a princípio, gosto de mel, mas dentro deles também tem abelhas com seus aguilhões que ferem, machucam e matam. Talvez o Senhor esteja me impulsionando neste momento para lhe trazer este alerta. Cuidado! O Inimigo está à espreita. Não vacile!
A terceira atitude reprovável e de total desatenção de Sansão foi alimentar sua inclinação a desvios morais.
Ele dormiu com uma prostituta gazita (Juízes 16.1) e se deixou seduzir por uma mulher sedutora, sem caráter e ambiciosa chamada Dalila.
Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata (Juízes 16.4-5).
O Inimigo sempre buscará agir naquilo que representa a sua maior fraqueza. É nessa área que deve vigiar de forma dobrada. Nunca subestime o diabo. Ele é um ser secular. Já derrubou, arruinou e destruiu muitos homens e muitas mulheres de Deus. O apóstolo Paulo disse para não ignorarmos os seus ardis (2 Coríntios 2.11).
Sansão foi envolvido por Dalila e entregue nas mãos dos seus inimigos. Uma grande tristeza, um homem de Deus que não vigiou, não se atentou, mesmo quando chances lhe foram dadas.
Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere (Juízes 16.18-19, 21).
Vigie, ore, busque de Deus forças contra a tentação. Não durma no colo do Inimigo. Seja como uma águia, ande atento com o que está à sua volta. Palavras do Senhor Jesus:
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Marcos 14.38).
Há ditado que diz que um leão ferido não é um leão morto. Sansão pecou, errou, foi subjugado pelo inimigo, mas continuava vivo. Aqueles dias no cárcere, virando o moinho como boi, foram de reflexão para a sua vida. A cada giro no moinho, virava a sua vida não para baixo, mas para cima. O cabelo de sua cabeça começou novamente a crescer. E com o filho pródigo, que havia gastado todo o dinheiro da herança dada pelo seu pai, passando a cuidar dos porcos e desejar comer a sua ração, arrependido voltou para o pai, Sansão estava de volta. Mesmo sendo zombado, sendo motivo de risos por parte dos príncipes filisteus, Sansão desenvolveu uma relação íntima com Deus à medida que seu cabelo crescia.
1. A sua fé em Deus se renovou – Observamos isso na forma como ele clamou a Deus.
Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos (Juízes 16.28).
2. A sua cegueira era agora para o mundo e não mais para Deus.
3. A Unção voltou, e com Ela, a sua força – Passou a portar da mesma força sobre-humana que a Unção de Espírito do Santo do Senhor lhe fornecia, pela sua entrega total a Ele.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida (Juízes 16.29).
É tempo de você reagir, se levantar, pois Deus espera o retorno a grandes vitórias.
Renovando-se no Senhor,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário