sexta-feira, 18 de março de 2011

Superação

A passagem bíblica que apresentaremos a seguir é uma das mais motivadoras de toda a Bíblia. Conta a história de uma mulher que nunca se conformou com a sua situação. Foi além das suas próprias forças para se obter o fim desejado.
Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal (Marcos 5.24b-35).
Esta história dramática é um grande exemplo de superação de uma pessoa que buscou a sua cura em muitas fontes, sem, contudo, ter sucesso. Ao ouvir, então, falar da fama de Jesus, d’Aquele que se dizia ser o Prometido, e que curava a muitos, ela partiu numa jornada absolutamente épica em busca da solução até então não encontrada para seu problema que há anos a atingia e a consumia. Ela começou a transpor seus limites físicos, os desgastes emocionais e todos os outros obstáculos, resolutamente objetivando a sua recuperação. Apesar de esta mulher almejar a sua cura física, este encontro resultou também na cura de sua alma e na sua salvação.
Superar significa ultrapassar, exceder. Estas palavras sinônimas se encaixam em muitas personagens bíblicas e pode se encaixar também em você. Quais os obstáculos que estão diante de você? Que dificuldade você precisa superar? Você tem padecido de alguma doença ou tem lutado contra uma dificuldade financeira? Tem lutado contra a frieza espiritual, quando nem vontade de orar, ler a Palavra ou de ir à igreja você tem? Usando também outros exemplos bíblicos, vamos ver, passo a passo, o caminho desta mulher para superar o seu problema:

1º PASSO – ÂNIMO – é o mesmo que entusiasmo, que também significa “ser cheio de Deus”. Ao ouvir falar de Jesus, a mulher ficou cheia de esperança (Marcos 5.27 e 28). Outro exemplo de superação foi Davi, quando, ao chegar de uma batalha juntamente com os seus companheiros, viu a sua cidade queimada e suas famílias levadas cativas. Já cansados físico e emocionalmente, eles entraram em desespero. Mas mesmo em meio a muita angústia e oposição de seus soldados que o ameaçavam apedrejá-lo, Davi se reanimou em Deus e foi para mais uma batalha, agora em busca de sua família.
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás
(1 Samuel 30.6,8).
Renovar o ânimo é dispor novamente a lutar, a enfrentar a adversidade e não somente esperar o pior acontecer. Não faça como os soldados de Davi, que se lamentaram e ficaram procurando um culpado entre eles. Se levante, encha-se do renovo de Deus e lute. O apóstolo Paulo disse que quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim (2 Coríntios 12.10b - NTLH). Se anime, a força de Deus está em nós.

2º PASSO – MOTIVAÇÃO – a mulher se motivou e estabeleceu um alvo: tocar em Jesus para ser curada.
Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada (Marcos 5.28).
Um exemplo tremendo, na Palavra de Deus, sobre motivação foi o de Josué e Calebe. Foram por Moisés enviados, juntamente com outros dez espias, para observar a terra que o Senhor os havia prometido e fazer um parecer. Enquanto todos os outros dez espias se afrouxaram temendo os gigantes que haviam em Canaã, Josué e Calabe não se curvaram com medo do que viram, mas se motivaram quando observaram que a terra prometida realmente manava leite e mel, e que o povo de Israel deveria sim partir para conquistá-la:
Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela (Números 13.30).
Olhar para os benefícios que aquilo que desejamos nos trará sempre gerará em nós motivação para lutarmos. Mas muitos fazem o contrário: olhar apenas para os obstáculos, para “os gigantes”. Nem sempre aquilo que é bênção vem de graça. Os obstáculos, os empecilhos, as ameaças sempre estarão lá. Mas pense na recompensa. Pense nos benefícios e você verá o quanto valerá a pena lutar por esta causa. Davi soube das recompensas que o rei Saul daria para quem aceitasse duelar com o gigante Golias e não pensou duas vezes (1 Samuel 17.24-27). Vá adiante. Determine-se. Quanto maior as dificuldades, maior será a sua vitória!

3º PASSO – CORAGEM – ter coragem é se levantar com determinação diante de situações que envolvem aflição ou dificuldade. A mulher venceu o medo. Mesmo enfraquecida fisicamente, ela não temeu ser pisoteada pela multidão nem de se revelar a Jesus após tocá-lo (Marcos 5.27-33).
No livro de 1 Reis, no capítulo 19, relata a fuga de Elias, após as ameaças proferidas por Jezabel, ante o fato do profeta haver dado cabo da vida de quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. Após um ato heróico, de muito destemor, agora Elias corre com medo desta rainha idólatra.
Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
(1 Reis 19.3-4,9).
A caverna não é lugar de homens e mulheres de Deus. O Senhor não quer que você se esconda. Mesmo havendo ameaças contra você, enfrente o medo. Elias transpareceu o seu medo, abriu o coração para Deus, falou de seus receios e o quanto se sentia só, mas o Senhor o convenceu a sair do esconderijo e enfrentar a situação com cabeça erguida. Na caverna Deus o consolou e o encorajou a prosseguir com sua missão.
Não permita que o medo lhe paralise. Saia da caverna do isolamento. O Senhor tem planos para você! O mesmo Deus que disse para Paulo em Corinto: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal (Atos 18.9-10), é o mesmo Deus que está contigo nas tuas batalhas!

4º PASSO – SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – ao tocar em Jesus, a mulher foi cheia de poder.
Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? (Marcos 5.30).
Ela recebeu uma injeção da glória de Deus e agora estava disposta a superar qualquer outro obstáculo que se apresentasse.
Na história de Gideão,encontramos um grande exemplo de superação de um homem cheio do Espírito de Deus (Juízes 6.33-40 e 7.1-7). Após ser revestido do poder de Deus, com um exército de trezentos homens, desbaratou um grande exército composto de três povos distintos.

Não sei a batalha pela qual você tem passado, o que eu sei é que conhecemos um Deus que nos ajuda na hora da angústia nos trazendo ânimo, na hora da fraqueza, nas motivando a caminhar, nos momentos de temor, dando-nos coragem e nos revestindo com a sua “exousia”, palavra grega que denota AUTORIDADE, também traduzido como “PODER DELEGADO”, para que você possa superar todo poder do mal e alcançar vitórias.


Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário