domingo, 14 de julho de 2013

Não Durma no Ponto!


Ler Atos 20.7-12

A passagem bíblica que lemos relata a última passagem do apóstolo Paulo por Trôade, antiga região da Ásia Menor onde hoje se localiza a Turquia. Ali havia uma igreja plantada por Paulo em uma de suas viagens missionárias. Nesta sua última passagem por esta igreja, ele se reúne com os crentes dali num domingo com a finalidade de realizar a Santa Ceia, pois no outro dia iria viajar para visitar outras igrejas. Como era um culto de comunhão e também de despedida, Paulo prolongou a pregação de exortação até meia-noite. Um jovem da igreja, chamado Êutico, ao invés de sentar onde todo mundo sentava, resolveu se sentar numa janela da igreja, que realizava seus cultos no terceiro andar de prédio. Resumindo, ele, com sono, caiu da janela e foi dado como morto, pois se arrebentou no chão. Paulo parou o discurso e desceu, indo até ele, abraçando-o, orou e Deus o trouxe à vida.

Este texto nos traz alguns pontos que gostaria de tratar com você. Abra seu coração.

1. Êutico era um jovem. Jovem gosta de aventuras, de desafios. Você neste momento pode até está se lembrando de seus “malabarismos” quando era jovem. Como jovens de fato ou jovens na fé, somos muito tentados a praticar as “aventuras” do mundo. As aventuras que o mundo oferece, apesar de parecerem legais, interessantes e satisfatórias, na verdade nos conduz à morte.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado (Gênesis 3.6-7,17,19,23).
O diabo nos tenta a pecar enganando e seduzindo, mas o que ele não mostra é que o pecado nos expõe à vergonha, traz culpa e sofrimento e nos tira da presença de Deus.

2. Êutico se sentou numa janela. Isso pode nos trazer dois significados:
  • o primeiro é que ele deveria estar totalmente dentro, mas preferiu no ficar meio-a-meio, um pouco dentro, um pouco fora. Você não pode servir a Jesus desta maneira. O culto dentro do cenáculo estava uma bênção, Deus falando, e ele na janela. Não fique sentado na janela ou como dizem alguns, “em cima do muro”, decida entrar totalmente nos Átrios do Senhor.
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24).
  • o segundo significado é que, estando sentado na janela, estava em posição de perigo. A janela estava à três andares de altura. Ele sabia do perigo que corria. Eu não sei se alguém vem te alertando, mas estar sentado numa janela tão alta é estar procurando “sarna para se coçar”. Você tem estado em posição de perigo? Será que alguém já te alertou e você diz: Ah, que nada! Isso é besteira. Davi flertou com o pecado, caiu e se arrebentou. As consequências depois foram graves (2 Samuel 11.1-5; 12.7-12).

3. Êutico adormeceu profundamente, pois foi vencido pelo sono. Ninguém se mantém equilibrado durante tanto tempo em posição de perigo. O discurso de Paulo durou horas e já estava entrando pela madrugada. O jovem na janela sentiu sono, não se dominou e dormiu, caindo os três andares. Não relaxe e nem se deixe vencer pelo sono espiritual. Quando alguém vem a cair em pecado, é porque já não estava orando como deveria, já não estava em sintonia com Deus e com Sua Palavra. Estar em comunhão com o Senhor, vindo à igreja, se alimentando da Palavra e da oração é sinônimo de renovação e sobriedade. A Palavra diz: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé (1 Pedro 5.8-9a).

4. Êutico caiu. Foi dado como morto. Talvez tenha quebrado o pescoço. Poderiam ter dito: olha, tá vendo, nós avisamos. Sabíamos que isto ia acontecer. Mas não foi uma atitude assim que vimos. Logo após a queda, Paulo para a pregação, desce até onde o rapaz caiu, se inclina até ele e o abraça. Eu não sei se temos parado um pouco para refletir se há pessoas na igreja que estão caídas ou necessitadas de ajuda. Será se temos ido até estas pessoas. Temos nos inclinado a elas e abraçado? Tem pessoas que acham que isso é uma atribuição somente do pastor, mas o que vemos na igreja de Trôade é que eles “partiam junto o pão”, significando que tinham comunhão e amor uns pelos outros. Você tem repartido seu pão com o outro. Repartir o pão vai além dividir o material com quem não tem, mas de dar amor, tempo e dedicação àqueles que precisam de nós.
Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações (1 João 3.16-18 - NTLH).

Concluo dizendo que o Inimigo tentará de todas as formas nos afastar da Presença de Deus e dos Seus Planos para nossas vidas. Aventuras aparecerão e elas tentaram minguar a nossa fé, nos fazendo ter a falsa impressão de que está tudo no controle, mas que vigiemos, pois uma queda sempre deixa grandes consequências. Ande com Jesus e viva sempre nos Seus Átrios.


Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário