domingo, 14 de julho de 2013

O que contamina o homem


Ler Marcos 7.1-23.

Quando você passou a vir à igreja talvez alguns crentes começaram a lhe impor várias coisas. Tem gente que é crente, mas nunca moveu uma palha para nos trazer à igreja, contudo quando nos convertemos, vieram com várias “regrinhas” do que pode ou não pode. Os fariseus eram assim: impunham ordenanças sobre as pessoas, mas eles mesmos não as cumpriam. O próprio Jesus não se preocupou com estas tradições, combatendo o “cerimonialismo”. Observar rituais estava tão impregnado na vida dos religiosos que eles chegavam ao ponto de obrigarem a todos os judeus a vivenciá-los e coloca-los num grau de importância acima dos maiores mandamentos de Deus.

O texto que lemos fala dos rituais de purificação constantes na tradição dos anciãos, os quais foram usados pelos fariseus para criticarem os discípulos de Jesus. Aliás, os fariseus , como algumas pessoas que conhecemos, amavam bisbilhotar e dar “pitaco” na vida alheia. Em resposta e eles, Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra e sim o que sai (Marcos 7.15). Ele não apenas estava falando dos alimentos que entram no nosso estômago, e sim o que querem nos impor a fazer ou deixar de fazer, como usar ou não usar tal coisa, comer ou não comer tal comida, ou ir ou não a certos lugares. O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Colossenses, escreveu:

Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne (Colossenses 2.20-23 - NVI).

Certos inconvenientes fariseus dos dias de hoje querem colocar ordenanças em nossas vidas como se estas coisas nos santificassem. A santidade não pode ser apenas aparente, mas no interior. Jesus disse que o que contamina é o que está dentro, que nasce no coração e colocamos para fora. A Palavra de Deus diz que enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jeremias 17.9).  O coração do homem é profundamente corrompido pelo pecado. Devemos buscar em Deus controle sobre as intenções do coração, pois é dele, como afirmou Jesus, que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura (Marcos 7.21-22), e que todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem (Marcos 7.23).

O sábio rei Salomão disse: Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida (Provérbios 4.23 - NVI). É sério isso! Se você quer viver uma vida de paz, alegria e de crescimento, guarde seu coração, ao contrário, virão ruínas sobre você. Todo pecado é concebido primeiro dentro de nós, e quando não o repreendemos já em nossa mente, mas o alimentamos, ele dá à luz ao erro. Parece gostoso e agradável, mas o seu fim é a morte.

Torço para que vivamos uma vida de observância à Palavra de Deus. Que importa vestir um “saião”, ter um “cabelão”, como alguns homens que não poder vestir um “short”, mas meu coração e mente ser corrompido por maus pensamentos e ter um comportamento dúbio. Que possamos ter um coração puro e verdadeiro diante de Deus e dos homens.

Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário