domingo, 14 de julho de 2013

Um Casamento Forte e Saudável


No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo (Lucas 1.26-28).

Desde o Éden o Senhor revelou um projeto para resgatar a humanidade (Gênesis 3.15). Percebemos que este projeto foi ficando mais evidente quando nos aprofundamos na leitura do Antigo Testamento, quando Deus diz levantaria um profeta semelhante a Moisés (Deuteronômio 18.15), através de algumas citações em Salmos e nos Livros dos Profetas, culminando com as profecias de Isaías acerca do Messias (Isaías 7.14; 9.6; 53.1-2). Esse projeto de Deus, que era a vinda de Jesus para salvar a humanidade corrompida pelo pecado não podia falhar. Deus precisaria ser criterioso sobre como o Salvador viria ao mundo, como seria concebido, através de quem seria concebido e em que ambiente Ele viveria. Deus não enviou o anjo Gabriel a uma família judia que vivia em Roma, centro político do mundo na época nem a uma família abastada da Judéia, que era a região economicamente mais desenvolvida de Israel, mas sim a um jovem casal de noivos da simples Nazaré, que estava localizada na desprezada Galileia.

José e Maria foram escolhidos por Deus para recepcionar, cuidar e educar Jesus não porque José era um alto funcionário da Receita Federal ou Maria, uma psicóloga de sucesso, mas porque Jesus viveria num ambiente de um casamento forte e saudável.

Algumas qualidades deste maravilhoso casal podemos expor aqui hoje e aprendermos com eles a como ter um casamento forte e saudável.

1. Eram tementes a Deus e sensíveis à Sua voz  (Lucas 1.29-33,38; Mateus 1.18-21). 
José e Maria entendiam o que Deus os comunicava. Quando Gabriel apareceu a Maria e a comunicou os planos de Deus, ela não o repreendeu, mas entendeu o que Deus estava querendo dizer. Assim também quando José ouviu da parte de Maria que estava grávida, quis deixa-la, mas Deus falou com ele em sonhos e ele entendeu. O primeiro segredo para um casamente forte e saudável é ser temente a Deus. O que impedirá você muitas vezes de cometer loucuras, pecados, infidelidade não será o amor por sua esposa ou seu esposo ou a consideração pela família, mas o temor que você tem ao Senhor. Nós devemos ser sensíveis ao Espírito de Deus quando Deus está falando conosco para mudar ou ajustar aquilo que precisar ajustado, ou tomar atitudes que poderão prejudicar seu casamento ou sua família.

2. Eles eram discretos
José e Maria não andavam expondo um ao outro para os de fora. José não expôs Maria quando soube de sua gravidez (Mateus 1.19). Como Maria já era prometida a José e este não havia ainda tocado nela, na lógica humana é claro que ela havia adulterado. Na Lei, tal pecado era passível de morte por apedrejamento (Levítico 20.10). Vemos muitos casais expondo um ao outro para os de fora. Homens que expõe os defeitos (aos olhos dele) da mulher para outros e mulheres que revelam tudo para as outras. Seja discreto.

3. Eles vigiavam nas suas conversas
Não andavam dizendo por ai sobre Jesus. Se eles dissessem quem era o menino, seriam taxados de loucos ou chamariam a atenção das autoridades de Israel que poderiam matar Jesus. Cuidado onde conversam e diante de quem vocês conversam. O casal tem o seu diálogo, conversam sobre o casamento, sobre os filhos, sobre a igreja, mas reflita onde tem estas conversas. Ex. Menino que olhava para o pastor na mesa.

4. José protegia a sua família e o seu casamento
Quando Herodes soube do nascimento de Cristo, sem saber quem era, mandou matar todas as crianças de Belém e arredores. José, advertido pelo Senhor, tomou a mulher e o menino e foi para Egito (Mateus 2.13-15). Em uma pesquisa, se perguntou o que mais uma mulher quer de um homem. A maioria das respostas apontavam para segurança. Elas responderam quem queriam amor, conforto, dinheiro e companheirismo. Uma mulher amada se sente protegida. Conforto traz sensação de segurança. Dinheiro é um dos motivos e muitas brigas e divórcio. Casou, peão, é você que tem a responsabilidade de sustentar a casa. Quando a mulher fala de companheirismo ela está dizendo que quer atenção, cumplicidade, intimidade. Outra coisa que também protege e muito um casamento: sair da rotina. Lazer é muito importante. Segunda lua de mel é para acontecer. Viagem a dois, essencial. Você diz: Como quem vamos deixar os meninos? Sei lá? Você tem a mente de Cristo.
Poderia falar aqui outras qualidades deste maravilhoso casal chamado José e Maria. Que você tenha aprendido e acima de tudo, aplique à sua vida e ao seu casamento. Espero que todos tenhamos um casamento forte e saudável.


Pr Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário