terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os Quatros Sacrifícios


Jerusalém é a capital política e religiosa de Israel. É reinvindicada por judeus, mulçumanos e cristãos. Foi conquistada por Davi e feita a capital de seu governo (2 Samuel 5.7).

Apesar de, etimologicamente, seu nome significar “Legado da Paz”, a cidade de Jerusalém é, historicamente, sinônimo de vários significados, dentre eles o de sacrifício, pois é nesta cidade que está localizado o Monte Moriá, local de importantes narrativas de sacrifícios da Bíblia.

Assim como Jerusalém, mais precisamente no Monte Moriá, sempre foi um lugar de sacrifícios, será que Deus tem encontrado um lugar de sacrifício em sua vida?

  • Em Moriá, Deus encontrou um lugar de sacrifício na vida de Abraão.

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. (Gênesis 22.1-3)

Este texto é a primeira referência bíblica a este lugar de sacrifício. Deus manda Abraão ali sacrificar seu filho Isaque. Isaque era o filho da Promessa, o mesmo que Abraão havia esperado por 25 anos.

Para o velho patriarca, a decisão de ir à Moriá (Horebe) sacrificar o filho tão desejado não foi fácil. Estava ali em jogo, além de um menino, todo um futuro, planos de uma descendência numerosa.

Talvez para você não tenha sido fácil viver o sacrifício de andar nos planos de Deus, porque andar na vontade de Deus pode significar o sacrifício de um futuro como você próprio tinha sonhado. Acontece com muitos servos de Deus que são chamados por Ele para viver a Sua Obra.

  • Em Moriá, Deus encontrou em Davi um lugar de sacrifício.

Araúna disse a Davi: O meu senhor e rei pode ficar com o que desejar e oferecê-lo em sacrifício. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha. Ó rei, eu dou tudo isso a ti”. E acrescentou: “Que o Senhor, o teu Deus, aceite a tua oferta”. Mas o rei respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada”, e comprou a eira e os bois por cinqüenta peças de prata. Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra e terminou a praga que destruía Israel. (2 Samuel 24.22-25)

Davi fez o censo em Israel para contar todo o seu “poder de fogo”, e isto desagradou ao Senhor, pois as vitórias de Israel não vinham pelo “arsenal” humano, mas pelo Poder de Deus. Isso fez com que viesse uma praga sobre Israel como castigo.

Ao clamar ao Senhor para que Deus tivesse misericórdia, Ele o envia à eira de Araúna para ali fazer um altar de sacrifícios. Este lugar está localizado no mesmo Monte Moriá.

Araúna oferece ao rei Davi a terra e também animais e objetos para o sacrifício, mas este não aceita, pois queria pagar por isso. Davi queria pagar um valor que custasse muito para ele. O valor pago pelo rei de Israel foi de mais meio milhão de reais (1700g de ouro em julho de 2013).

Será que você, semelhantemente a Davi, tem feito sacrifício ao Senhor que lhe custe algo significativo. Este não foi apenas um fato isolado na vida de Davi. Antes de morrer ele doou toda a sua fortuna pessoal para a construção da Casa do Senhor (1 Crônicas 19.3). Será que você tem doado aquilo que você tem para o Senhor? Aquilo que é de valor como sua casa, seu carro e seu dinheiro servem também ao Senhor?

  • Foi em Moriá o Grande Templo de Salomão foi erguido e também foi um lugar de sacrifício ao Senhor.

Então Salomão começou a construir o templo do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor havia aparecido a seu pai Davi, na eira de Araúna, o jebuseu, local que havia sido providenciado por Davi. (2 Crônicas 3.1).

Salomão recebeu a incumbência de seu pai Davi para, em Jerusalém, construir uma Casa para o Senhor. O local escolhido foi o Monte Moriá. Novamente vemos aí o significado de sacrifício que este lugar tinha.

No templo se realizava sacrifícios pelo pecado do povo. Estes sacrifícios de animais absolviam e purificavam o pecador de seus delitos.

O Senhor deseja em nós sacrifícios pela nossa santidade. Que resistamos com todas as forças às tentações. Em Hebreus 12.4 diz: Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue. Podemos lutar bravamente e sacrificar desejos e atos pecaminosos e nos desembaraçar de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia (Hebreus 12.1 - RA).

  • Em Jerusalém, próximo a Moriá, o Monte do Sacrifício, Deus sacrificou a si próprio por todos nós.

E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira... Então, O crucificaram... (Marcos 15.22,24 – RA).

Jesus morreu por nós crucificado no Monte Calvário em Jerusalém. Este fato marcou a maior demonstração de amor de toda a História. É o amor do Pai pela humanidade perdida. Ele sacrificou a Si Próprio.

O próprio Deus e Senhor se sacrificou por você. Ele nos servir com Sua vida. Assim também Ele deseja que você o sirva totalmente, que você entregue sua própria vida a Ele.

Servir a Deus envolve sacrifícios. Para isso temos que estar dispostos a sacrificar, se possível, o futuro, nossos bens e valores, os desejos e as vontades e até a própria vida. Jesus nos recompensará por tudo isso.


Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário