quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como Ser Uma Mulher de Deus


"Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens." LUCAS 8.1-3

A sociedade judaica era, nos dias em que Jesus pisou aqui na Terra, uma sociedade tipicamente patriarcal, em que a figura da mulher se resumia, basicamente, nos afazeres domésticos e no cuidado dos filhos. Não podia falar em público, sendo inclusive excluída de toda atividade pública. Era considerada propriedade do pai quando solteira e, quando casava, passava a ser propriedade do marido. Não gozava de todos os direitos como o homem. Foi nessa sociedade que começou o papel da Igreja na inclusão social da mulher, quebrando os preconceitos existentes.

Nos Evangelhos, podemos perceber a forma como Jesus tratava as mulheres que o acompanhavam e também como estas se destacavam no seu ministério.

No texto que lemos, vemos como as primeiras mulheres cristãs tinham espaço para servir ao Senhor com as suas habilidades e finanças. Essas eram mulheres notáveis e que nos trazem verdadeiras reflexões acerca de como ser uma mulher de Deus:

1º. ESSAS MULHERES SABIAM POR QUE SEGUIAM A JESUS (Lucas 8.2).
Elas tiveram experiências com Jesus de cura e de libertação, a exemplo de Maria Madalena, que fora liberta de sete espíritos. A experiência com Deus nos dá a certeza de quem servimos e do Seu Poder.

2º. ELAS ERAM RECONHECIDAS COMO MULHERES DE DEUS (Lucas 8.2-3).
Os nomes delas são citados porque estavam com Jesus em toda parte e em todos os lugares. As pessoas as reconheciam. Será que as pessoas reconhecem você como uma mulher de Deus? Como é você conhecida em casa, no trabalho, nos ambientes externos em que anda? Como incrédula, ou fofoqueira, ou murmuradora, ou como uma grande bênção que Deus tem usado para derramar Sua Palavra e abençoar a muitos?

3º ERAM MULHERES PRESENTES.
Estavam seguindo Jesus montes acima, vales abaixo, dando assistência ao ministério de Cristo, sempre andando ao Seu Lado em todos os momentos. Seja você sempre presente: na Igreja, no ministério que você faz parte, na evangelização, etc. Não importa as circunstâncias, Deus sempre quer tê-lo perto Dele.

4º FAZIAM A OBRA (Lucas 8.3).
Estas mulheres queriam fazer parte da obra, contribuindo com os seus bens. Algumas eram esposas de homens influentes na sociedade, que gozavam de uma boa condição financeira, outras, porém, não tinham a mesma condição, mas todas contribuíam de alguma forma com o Reino de Deus. Além de contribuir financeiramente e materialmente com o Reino de Deus, existem outras formas de fazer tais como: cooperando em algum departamento, orando pela Igreja e pelos pastores, evangelizando, entre outras.

Estas reflexões acima nos dão uma idéia de como essas mulheres agradavam a Deus e faziam a Sua vontade. Mas também a Bíblia nos relata exemplos de mulheres que não tinham o coração nas coisas de Deus, sendo elas uma pedra de tropeço para os propósitos de Deus nelas e em suas famílias.

Exemplos de duas mulheres que Deus não quer que você seja:

1º exemplo – A MULHER DE LÓ (Gênesis 19.23-26) – Deus tinha propósitos para ela e sua família e quis que eles abandonassem a velha vida, mas ela não saiu totalmente de Sodoma e Gomorra, olhando para trás e se transformando em uma estátua de sal.
Deus quer que você abandone as velhas práticas e jamais olhe para trás, pois quem está com Cristo e olha para trás, fica paralisado.

2º exemplo – A MULHER DE JÓ (Livro de Jó, cap. 2, vers. 7-10) – Enquanto Deus estava provando Jó e ele, fielmente, correspondia aos percalços da vida, a sua mulher murmurava e dava mau exemplo ao instigá-lo contra Deus.
Não murmure, pois a murmuração entristece o coração de Deus e impede a ação do Espírito Santo em sua vida.

Concluo aqui dizendo que o papel da mulher no Reino de Deus sempre foi importante e que mesmo quando a sociedade excluía a mulher em determinados assuntos e momentos, a Igreja sempre a acolheu e deu espaço para contribuir da melhor forma possível. Busque ser uma mulher que se inclina a satisfazer a vontade de Deus. Lembre-se que Deus tem algo muito grande ainda a realizar na sua vida!

Com amor,

Pr. Enádio.

2 comentários:

  1. Graça e paz pastor, que Deus abençoi a cada dia sua vida e de sua amada esposa olha essas suas mensagems é uma benção em minha vida
    Cristiane Agostinho

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS,PR.ENÁDIO NOSSO DEUS TEM TRABALHADO NAS MENTES E CORAÇÕES. DAS MULHERES MANIFESTANDO SEU PODER E GLÓRIA REALIZANDO ASSIM SUA PALAVRA,EM CADA VIDA DEUS O ABENÇOE.ABR@ÇO IUMARA ANDRADE

    ResponderExcluir